Como Agendar o Horário de Funcionamento da Rede Wi-Fi no UniFi?

Há cenários em que o administrador pode ter a necessidade de delimitar um período de tempo em que a Rede Wi-Fi deve ficar operacional, de forma que fora desse período a rede sequer seja propagada, ficando indisponível. Por exemplo, pode ser que um pequeno escritório com horário de funcionamento das 8h às 18h também queira assegurar que seu sinal Wi-Fi só esteja disponível nessa mesma janela de tempo.

O recurso WLAN Schedule do UniFi Controller permite determinar via software o horário de funcionamento dos APs. No entanto, é importante destacar que para esse recurso funcionar é necessário garantir que os horários dos APs estejam corretos e sincronizados.

O ideal é sempre executar um servidor NTP (Network Time Protocol) em toda rede para garantir que os relógios dos APs e demais dispositivos na infraestrutura estejam devidamente sincronizados. Embora seja possível setar o horário dos dispositivos manualmente, esse método é pouco confiável e pode implicar em problemas de gerenciamento e monitoramento, principalmente em relação a logs.

Observação: O NTP.br é um serviço público nacional disponibilizado pelo NIC.br, em parceria com o Observatório Nacional, que provê a sincronização do horário oficial brasileiro através de servidores gratuitos rodando o NTP.

A boa notícia é que o UniFi Controller possui um servidor NTP nativo que já vem pré-configurado com os endereços NTP da UBNT (ubnt.pool.ntp.org). Esses servidores podem ser alterados na opção Services > NTP do UniFi, conforme ilustrado na figura abaixo.

Outra opção, caso exista um servidor NTP dedicado na rede interna da empresa, seria setar NTP nos clientes através do serviço DHCP. Se o roteador da empresa for um UniFi Security Gateway (USG), então é muito fácil configurar o DHCP para informar os dispositivos a utilizarem um servidor NTP personalizado. Na interface do UniFi Controller já existe um campo para configurar o IP de um servidor NTP via DHCP (na opção Networks).

Observação: Leia este artigo para saber mais sobre as características do UniFi Security Gateway(USG) e recursos suportados.

Para ativar o WLAN Schedule, basta entrar nas configurações do SSID em Wireless Network e habilitar a opção “Enable WLAN Schedule”. Ao fazê-lo, na parte inferior da tela aparecerá uma nova seção onde é possível setar um intervalo de horário para funcionamento da rede Wi-Fi em cada um dos dias da semana. É possível definir múltiplos intervalos nos diferentes dias da semana, no entanto só é possível definir um único intervalo por dia.

No exemplo da figura abaixo foi agendado que a Rede Wi-Fi deve funcionar todos os dias da semana, de segunda a domingo, das 8h às 18h. Nos demais horários apagados não haverá anúncio do SSID pelos APs.

Reparem no vídeo abaixo que aplicar novas configurações é muito rápido e fácil através da interface gráfica do UniFi, inclusive aqueles recursos avançados, por isso é fundamental entender os detalhes técnicos de cada recurso antes de fazê-lo.


Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks