UBNT-BR
UBNT-BR
Sep 3, 2018 · 5 min read

Como Limitar a Banda dos Dispositivos Conectados na Rede Wi-Fi e Preservar o Link de Internet

A palavra banda faz referência a um termo técnico que remete à largura de um canal, normalmente de 20MHz ou 40MHz em Wi-Fi, que tem implicação direta na capacidade da taxa de transmissão disponível na rede. Trata-se de um recurso finito que é determinante na qualidade de experiência dos usuários, por isso a banda deve ser bem dimensionada para evitar que seu projeto seja um fracasso. Na verdade esse recurso é finito porque é caro, dependendo da velocidade da conexão de Internet disponível no local.

Image for post
Image for post

Normalmente o total de banda disponível fica livremente disponível de maneira compartilhada para todos os usuários da rede que simplesmente consomem esse recurso à vontade, enquanto houver banda disponível. No entanto, essa estratégia totalmente aberta pode ser ruim na prática porque banda é aquele tipo de recurso que parece nunca ser suficiente, sendo rapidamente consumido qualquer que seja a quantidade contratada.

Sempre existem aqueles “heavy users” que não têm absolutamente nenhuma moderação e estão incessantemente consumindo todo tipo de conteúdo, desde simples navegação, streaming de áudio e vídeo, download de vídeos, download de atualizações, upload de conteúdo, etc… Quanto mais banda sua rede tiver, mais esse perfil de usuário vai consumir, o que obviamente degrada muito a qualidade da conexão para todos os demais usuários moderados da sua rede Wi-Fi.

A solução diante dessa situação é aplicar políticas de restrição de banda na rede Wi-Fi, de maneira a estabelecer um teto máximo de download/upload que pode ser consumido pelos usuários. Essa ação é suficiente para “disciplinar” os “heavy users”, para não dizer frustrá-los, sem falar que permite elaborar um dimensionamento preciso da capacidade do link de Internet em função da quantidade de usuários que devem ser atendidos simultaneamente.

Repare que dessa forma a ação de planejamento da capacidade da sua rede é facilitada. Basta estimar o consumo médio por usuário com base no perfil de consumo das aplicações que você deseja entregar. Por exemplo, para assistir vídeos no YouTube em um smartphone com resolução média de 480p, esse perfil de consumo requer 1M para a aplicação fluir com qualidade. Se você deseja atender simultaneamente 100 clientes com esse perfil de consumo, então é necessário um link de 100M de conexão com a Internet.

Se o limite do seu orçamento é justamente um link de 100M, mas no seu ambiente é necessário atender 200 usuários simultaneamente, então o ideal seria limitar a banda para 512k por usuário, desde que essa restrição seja suficiente para atender as aplicações desejadas. Por outro lado, se no seu ambiente a previsão é de 50 usuários simultâneos, então é possível aplicar um limite de 2M por usuário para oferecer a eles uma melhor experiência de navegação sem que o link disponível seja um gargalo, como acontece com frequência em projetos sem o devido dimensionamento.

A tabela abaixo, extraída do manual oficial da certificação UEWA da Ubiquiti, é uma excelente ferramenta de apoio no planejamento da capacidade da sua rede. Através dela você pode identificar qual o perfil de consumo das principais aplicações tradicionalmente utilizadas pelos usuários atualmente.

Image for post
Image for post
Fonte: Manual da Certificação UEWA. Ubiquiti Inc.

A configuração do limite de velocidade de download/upload é previamente definida na opção User Groups do UniFi Controller e posteriormente aplicada em um ou mais SSID(s) ou até mesmo para um usuário específico.

> Settings
> User Groups
> + Create New User Group

Image for post
Image for post

Observe na figura acima que ao criar o novo perfil é possível definir os limites permitidos de download/upload por usuário da WLAN. Vale destacar que é possível criar múltiplos perfis diferentes, já que cada um deles é individualmente identificado por um nome próprio. A segunda etapa é aplicar um dos perfis previamente criados no SSID da WLAN:

> Settings
> Wireless Networks
> Edit (no SSID)
> User Group (Advanced Options)

Image for post
Image for post

Outro detalhe que pode ser útil é a possibilidade de aplicar um perfil com restrição de banda para um usuário específico, em vez de aplicá-lo no SSID para todos os usuários da WLAN.

Para fazê-lo, depois de criado o perfil em User Groups, basta selecionar um dispositivo cliente (em Clients) e aplicá-lo da seguinte forma:

> Clients
> “Selecionar o Cliente”
> Configuration
> User Group

Image for post
Image for post

Pronto! Esses dois passos rápidos são suficientes para criar e aplicar um perfil de restrição de tráfego em sua WLAN.

Observação: O controle de banda configurado na controladora é aplicado diretamente pelos próprios APs na WLAN de maneira distribuída, uma estratégia que alivia a carga de processamento em comparação a outros métodos centralizados, por exemplo via roteador na LAN. O SO dos APs é Linux, logo o controle de banda é implementado através da ferramenta tc utilizando um mecanismo de enfileiramento baseado em HTB (Hierarchical Token Bucket) antes de fazer o drop dos pacotes.

Image for post
Image for post

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ui.com
Ubiquiti Inc.

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução…

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store