Como Resetar um Access Point UniFi?

A solução UniFi permite que todas as configurações dos equipamentos na infraestrutura da rede sejam configuradas de maneira centralizada com o software UniFi instalado localmente na rede ou mesmo remotamente na nuvem, de forma que posteriormente o software encaminha todas configurações para os equipamentos nele associados (adotados) através de um processo denominado ​ provisionamento​.

Observação: Neste artigo o leitor pode entender o paradigma denominado Software-Defined Networking (SDN). Para obter mais informação sobre a instalação do UniFi Controller na nuvem para gerenciar remotamente múltiplos sites e sobre os procedimentos para fazer a adoção L3 dos dispositivos, recomendamos a leitura deste artigo.

Antes que o UniFi Controller possa provisionar as configurações, é necessário que os dispositivos sejam adotados pela controladora para criar o vínculo lógico entre o elemento de gerência e o(s) elemento(s) gerenciado(s). Para que não haja ambiguidade de configuração ou incidentes de segurança, cada dispositivo só pode estar vinculado a uma única controladora por vez.

Caso um dispositivo adotado uma controladora seja movido para outra rede onde haja outra instância do software UniFi Controller, então esse dispositivo será descoberto pela nova controladora (em L2), mas não poderá ser adotado e ficará com o status “Managed by Other”, um indicativo de que esse dispositivo já está vinculado a outra controladora.

Se a intenção realmente for readotá-lo na nova controladora, então será necessário resetá-lo para apagar as configurações que haviam sido previamente provisionadas pela controladora anterior, retornando as configurações originais de fábrica.

Existem três maneiras de resetar um AP UniFi:

  • Reset via UniFi Controller
  • Reset via SSH
  • Reset Físico

Reset via UniFi Controller

Um primeiro método para resetar o UAP é fazê-lo através da própria controladora em que o dispositivo foi originalmente adotado. Através da interface do UniFi Controller é possível “esquecer” um UAP adotado:

> Devices
> “Selecionar o AP”
> Config
> Manage Device
> Forget

Esse método irá desfazer o vínculo entre o UniFi Controller e o UAP, apagando todas as configurações provisionadas no equipamento e todo o histórico registrado na controladora.

Reset via SSH

Outro método para fazer o reset do UAP por software consiste em acessá-lo via SSH (informando o IP do dispositivo) e digitar o comando abaixo. Esse método pode ser interessante quando o AP estiver instalado em local de difícil acesso para realização do procedimento de reset físico. Para evitar que o equipamento seja danificado, assegure-se de que ele não seja desligado da força durante esse processo.

BZ.vX.X.X# syswrapper.sh restore-default

Reset Físico

O método mais comum é fazer o reset físico do UAP através de um botão localizado na parte traseira do equipamento. Usando um clipe ou ferramenta de ponta fina é possível pressionar o botão de reset, o que fará o UAP restaurar suas configurações de fábrica.

O botão de reset deve ser mantido pressionado durante 10 segundos, então o LED começará a piscar até ficar estável na cor branca (ou âmbar nos UAP legados de primeira geração), o que sinaliza que o dispositivo está aguardando ser adotado por uma controladora.

Observação: O posicionamento físico do botão de reset varia entre os diferentes modelos de APs UniFi, mas todos os modelos trazem uma identificação para fácil localização. Mais informações sobre um modelo específico podem ser obtidas no Quick Start Guide disponível na página do equipamento.

Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks