Conhecendo em Detalhes os APs UniFi: Qual o UAP Ideal em Cada Tipo de Aplicação?

Há anos a Ubiquiti é um dos líderes de mercado na fabricação de Access Points Wi-Fi, possuindo um amplo portfólio com diferentes modelos para atender todos os perfis de mercado, desde o consumidor final em residências de alto padrão, até pequenas, médias e grandes empresas.

Todos os novos UniFi Access Points (UAP) são baseados na tecnologia Wi-Fi mais recente que é o padrão 802.11ac, conforme relacionado na figura abaixo. Além disso, todos eles possuem múltiplas antenas (MIMO) e suportam recursos avançados para oferecer desempenho e estabilidade na conexão, resultando em maior qualidade de experiência dos usuários.

O UAP-AC-LITE é o AP de entrada com menor custo do portfólio UniFi, sendo ideal para residências e pequenos negócios, como por exemplo restaurantes e comércios. Um detalhe importante deste modelo de AP é que ele vem sendo utilizado como excelente opção para implantações de Wi-Fi Per-Room em escolas/faculdades e hotéis/pousadas.

Aquilo que chamamos de Wi-Fi Per-Room é uma abordagem recente de projeto de redes wireless que consiste em instalar um AP por cômodo para viabilizar microcélulas que sejam extremamente estáveis para garantir máximo desempenho. Outra característica muito atrativa deste AP, além da estética que é comum a todos os APs UniFi, é seu tamanho menor em comparação aos demais modelos.

Na sequência temos o UAP-AC-LR (Long Range), um AP que possui um sistema inovador de antenas fractais (tri-polar), superior às convencionais antenas de 3dbi tradicionalmente embutidas em APs. Este AP é ideal para aqueles ambiente grandes (com quantidade moderada de clientes) que requerem células com maior área de cobertura.

Ao contrário do que muitos pensam, de nada adianta instalar um AP com rádio de maior potência para cobrir uma área de cobertura maior. Ocorre que aumentar a potência de transmissão apenas melhora o sinal transmitido pelo AP que é recebido pelo cliente, mas não melhora em nada o sinal transmitido pelo cliente que é recebido pelo AP. Ou seja, quando se aumenta a potência de transmissão do AP é comum observar que os clientes passam a enxergar a rede wireless com sinal de maior intensidade, mas não conseguem estabelecer a conexão e/ou o link fica muito instável.

A figura acima ilustra exatamente esse processo. A solução para ter reciprocidade de transmissão/recepção (TX/RX) é utilizar antenas de maior ganho, o que implica em melhor sinal de transmissão/recepção em ambos os sentidos da comunicação de maneira simétrica. Fiquem atentos com aquela “equivocada” (às vezes proposital) estratégia comercial de vendas que enfatiza a potência de transmissão dos produtos, visto que uma boa prática em WLAN é diminuir a potência de transmissão dos APs porque os clientes possuem metade ou menos da potência média de transmissão de um AP, conforme discutido neste artigo.

O UAP-AC-PRO é o AP ideal para ambientes que demandam alto desempenho com conectividade Wi-Fi estável. Trata-se de um AP MIMO 3x3 com capacidade recomendada para atender até 120 clientes. Além de suportar mais clientes simultaneamente e melhorar o desempenho da célula, ele oferece ainda mais desempenho para aqueles clientes que também possuem antenas 3x3, como por exemplo os laptops top de linha. Outro detalhe importante é que ele possui duas portas gigabit, de maneira que a segunda porta pode ser utilizada para conectar um dispositivo próximo a ele (via bridge), por exemplo uma câmera de vídeo.

Access Points Wi-Fi Outdoor

Além de todos os modelos de uso geral apresentados anteriormente, também existem outros dois modelos de UAP que são ideais para instalação em ambientes externos (outdoor) por causa das suas características de resistência ao tempo/chuva.

O UAP-AC-M é um produto com excelente custo-benefício e muito flexível por causa das antenas externas que podem ser posicionadas para melhorar o sinal ou até mesmo substituídas por outras direcionadas de maior ganho, o que pode ser necessário em algumas situações específicas onde a propagação da tradicional antena omnidirecional não é ideal.

Por exemplo, em galpões (warehouse) que possuem pé direito maior do que 7 metros ou mesmo em corredores compridos é comum utilizar antenas direcionais para melhorar o foco de cobertura da célula. Também é possível interligar vários UAP-AC-M de maneira encadeada e sem fio, conforme ilustrado na figura abaixo, um recurso ideal para espaços abertos em que não é possível a passagem de cabos. Esse recurso é bastante útil em praças públicas, prédios tombados que não permitem alteração na infraestrutura, estacionamentos, para comunicação de coletores de dados em galpões grandes onde não há passagem de cabos, etc.

Em cenários mais exigentes, o UAP-AC-M-PRO é ideal para ambientes externos mais amplos que têm maior densidade de clientes e demandam maior área de cobertura, como por exemplo praças públicas e campus. Este AP suporta mais clientes (até 120) e possui antenas internas de 8dBi de ganho, o que garante melhor área de cobertura. Ele também possui uma segunda porta gigabit que pode ser utilizada para conectar outro dispositivo (via bridge).

Access Points Wi-Fi de Alta Densidade (HD)

No topo do portfólio, o UAP-HD possui a melhor relação preço/performance do mercado em comparação a todos os demais concorrentes, conforme pode ser observado no infográfico abaixo. Trata-se do AP ideal para ambientes com alta densidade de clientes, por exemplo em eventos com grande fluxo de pessoas em pequenos espaços, tendo capacidade nominal para 500 clientes e recomendação real de 300clientes.

Observação: O número nominal de 500 clientes no UAP-HD considera, em grande parte, a frequência de 5 GHz e os recursos suportados pelos clientes. Algo totalmente limitante na prática é que a maioria dos clientes ainda hoje só suportam 2,4GHz e são baseados no padrão legado 802.11n. Por isso é importante seguir a recomendação de instalar mais APs com menos clientes.

Em testes recém realizados por uma consultoria independente, o UAP-HD apresentou o melhor desempenho dentre os concorrentes no que diz respeito à transmissão de streaming de vídeo, tendo recebido o melhor índice de satisfação dos usuários (qualidade da experiência).

https://alethea.in/wifi-performance-benchmark-testing-class-room-environment

Os equipamentos mais antigos suportavam apenas a tecnologia SISO, ou seja, utilizavam apenas uma antena para transmissão de um único fluxo de dados para o cliente. A maioria dos novos APs baseados na atual tecnologia 802.11ac suporta MIMO, ou seja, utilizam múltiplas antenas para transmissão de vários fluxos em paralelo para o mesmo cliente, o que aumenta bastante o desempenho da comunicação. O UAP-HD suporta MU-MIMO, recurso que utiliza múltiplas antenas para transmissão de vários fluxos em paralelo para diferentes clientes, aumentando ainda mais o desempenho da comunicação. Na figura abaixo é possível comparar o modo de operação MIMO (à esquerda) e MU-MIMO (à direita).

Observação: Leia este artigo para obter um comparativo direto dos APs UniFi para ambientes de alta densidade versus os principais concorrentes, reforçando que o UAP-HD possui a melhor relação preço-performance do mercado.

Se o lançamento recente do AP (UAP-HD) com o melhor custo-benefício e desempenho do mercado já não fosse inovação suficiente, eis que a Ubiquiti surpreendeu todo o mercado novamente com o novo UAP-nanoHD. Observem no infográfico abaixo que o UAP-nanoHD desbancou a posição de melhor relação preço/performance que até então era do seu irmão mais poderoso: o UAP-HD.

O UAP-nanoHD combina o desempenho de alta densidade do UAP-HD com as melhores características do UAP-AC-LITE, ou seja, custo imbatível e tamanho menor! Além disso, o UAP-nanoHD pode ser “vestido” com capas personalizadas para camuflá-lo no ambiente, atendendo até mesmo aqueles clientes mais rigorosos no que diz respeito à estética.

O UAP-XG foi recentemente lançado e já está homologado no Brasil. Ele é o equipamento ideal para ultra densidade, ou seja, aqueles ambientes que tenham enorme concentração de pessoas, como eventos, arenas e estádios de futebol. O UAP-XG possui 4 rádios com as seguintes características:

  • 1 Rádio MU-MIMO de 2,4 GHz
  • 2 Rádios MU-MIMO de 5 GHz
  • 1 Rádio de Segurança (Scan do Espectro)
Figura. UAP-XG

Esse modelo UAP-XG possui 3 rádios (tri-band) para transmissão/recepção de dados, além de 12 antenas (12x12), tecnologia que permite atender até 12 clientes simultaneamente, sendo 4 clientes por rádio (4x4). Essa composição extraordinária de hardware confere ao UAP-XG um throughput real agregado da ordem de 5 Gbps e capacidade nominal para atender até 1.500 clientes, sendo que a recomendação é 750 clientes.

Outra característica muito interessante é que existe um quarto rádio de segurança dedicado para fazer a varredura do espectro em tempo real sem que seja necessário interromper a operação do equipamento, conforme pode ser observado na figura abaixo.

Figura. Visualização do Espectro no UAP-XG (airView)

Acham que essa foi a última novidade? 
Estão enganados, a Ubiquiti está sempre surpreendendo…


Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks