Entenda os Diferentes Tipos de Site Survey em Redes Wi-Fi: Como o App WiFiman (Gratuito) Pode Ajudar na Varredura do Espectro?

Uma das tarefas mais importantes no projeto de qualquer rede Wi-Fi e que determinará seu sucesso ou fracasso é o planejamento que deve começar bem antes da execução dos serviços de implantação.

Esse planejamento da rede Wi-Fi engloba muitas coisas, desde simples entrevistas com o cliente para identificar suas expectativas e auxiliar no processo de levantamento de requisitos até o planejamento mais técnico que consiste em fazer um levantamento completo das caraterísticas do ambiente para balizar o processo posterior de instalação e configuração dos APs. No que diz respeito ao aspecto técnico desse planejamento, o processo mais importante é a realização de um site survey no ambiente (in loco).

Ao contrário do que muitos pensam, o site survey não é uma etapa única, mas um processo que se desdobra em várias sub-etapas e que deve ser realizado antes, durante e também após a implantação da rede Wi-Fi no ambiente, afinal a utilização do espectro é dinâmica ao longo do tempo. O site survey deve ser uma prática realizada continuamente.

Basicamente existem três tipos de site survey e todos deveriam ser realizados na etapa de planejamento de redes Wi-Fi:

  • Site Survey Preditivo
  • Site Survey Passivo
  • Site Survey Ativo

Site Survey Preditivo

O site survey preditivo é realizado através de uma simulação prévia para estimar a cobertura Wi-Fi no ambiente. Normalmente são utilizados softwares específicos para esse fim que permitem ao administrador fazer o upload da planta baixa do local e então informar a composição dos materiais dos obstáculos, como por exemplo as paredes e janelas. A solução UniFi ajuda nessa etapa do survey preditivo através da sua própria ferramenta de mapas embutida no software UniFi Controller (gratuito), onde é possível inserir APs virtuais na planta, conforme demonstrado/explicado no vídeo abaixo.

Site Survey Passivo

O site survey passivo é aquele realizado através de alguma ferramenta em hardware ou software para fazer uma varredura (scan) completa do espectro eletromagnético nas bandas de 2,4 GHz e 5 GHz. Essa varredura é fundamental para identificar sinais concorrentes nessas bandas e ajudar o administrar a escolher os melhores canais para configurar os APs no local.

Para esse fim existem várias ferramentas no mercado, muitas pagas e algumas gratuitas. A ferramentas pagas mais profissionais permitem identificar não apenas os quadros 802.11 das redes Wi-Fi concorrentes, mas também qualquer sinal de radiofrequência de outras fontes de interferência, como por exemplo telefones sem fio, brinquedos eletrônicos, headset Bluetooth, etc.

Embora essas ferramentas sejam importantes para aqueles profissionais que trabalham exclusivamente com instalação de redes Wi-Fi em projetos maiores, muitas vezes elas têm um custo proibitivo para aqueles projetos menores. Mais uma vez a Ubiquiti ajuda nessa etapa de planejamento através do software WiFiman que é gratuito e faz essa varredura através do app instalado em um celular ou tablet.

O app WiFiman está disponível para Android e iOS:

Ao executar o app, suas principais funcionalidades são:

  • Listagem de Redes Wi-Fi
  • Varredura de Canais em 2,4GHz e 5GHz
  • Descoberta de Dispositivos
  • Teste de Velocidade
Observação: Todas as funções relacionadas acima somente estão disponíveis para Android. A Apple não libera o modo promíscuo da interface Wi-Fi do iPhone para os desenvolvedores, por isso a versão para iOS não possui as funções de listagem das redes Wi-Fi e de varredura de canais.

Certamente a função mais importante do app é a varredura (scan) do espectro em ambas as bandas 2,4 GHz e 5 GHz. Veja na figura abaixo que é possível medir o nível de sinal em dBm (eixo vertical) de todas as redes Wi-Fi em operação no ambiente, inclusive com a separação de cada uma delas em seu respectivo canal (eixo horizontal), sendo fácil identificar as larguras dos canais.

O resultado dessa varredura é crucial no planejamento de qualquer nova rede Wi-Fi porque permite identificar os canais menos ocupados por outras redes concorrentes. Após essa análise o administrador já sabe quais canais estão menos ocupados e portanto devem ser utilizados para garantir maior qualidade na operação da rede Wi-Fi. Em ambientes maiores que possuem vários APs, o administrador deve fazer todo o esforço para identificar os canais menos ocupados e utilizá-los com um bom plano de reutilização para minimizar o efeito de interferência entre APs vizinhos.

Observação: Leia neste artigo como realizar um bom planejamento de canais em Redes Wi-Fi, oportunidade em que trazemos algumas “dicas de ouro“ que devem ser seguidas em todo projeto de WLAN Wi-Fi.
Fonte: Ubiquiti Networks Blog

Também faz parte do site survey passivo a validação do tamanho das células estimadas anteriormente na simulação do site survey preditivo. A quantidade de APs que serão instalados vai depender do tamanho da célula no ambiente que, por sua vez, depende da potência configurada no AP. Não existe um número “mágico”, então a boa prática para dimensionar a quantidade de APs é realizar um site survey seguindo os seguintes passos:

  1. instalar o primeiro AP no local;
  2. diminuir a potência do AP para médio (low em ambientes densos), já que a maioria dos clientes opera com a metade ou menos da potência do AP;
  3. fazer um survey para medir o alcance do sinal do primeiro AP e, portanto, identificar o limite físico da célula.
Observação: Em relação ao passo 3, no caso de ambientes com grande densidade de clientes (auditórios e arenas), em vez de identificar o limite físico da célula, a recomendação é o administrador definir um valor limite de qualidade, por exemplo -65dBm, travando logicamente essa limitação com o recurso MinRSSI. Para entender o recurso MinRSSI, recomendamos a leitura deste artigo.

Feito isso, o administrador terá identificado o “limite” da célula e saberá onde deve ser instalado o segundo AP. Esse procedimento deve ser repetido sucessivamente, assim o administrador terá idéia de quantos APs serão realmente necessários no ambiente.

Site Survey Ativo

O site survey ativo vai além do passivo, já que o dispositivo cliente é realmente ativo nos testes porque deve estar conectado no(s) SSID(s) da(s) rede(s) Wi-Fi para validar o efeito de roaming entre os APs instalados no local. Normalmente esse tipo de survey é realizado após a montagem física de todos os APs previstos no planejamento inicial, ou seja, a rede já deve estar operacional para fins de validação.

Normalmente esse tipo de survey é realizado com softwares pagos que são especializados nessa tarefa, pois permitem fazer o upload da planta baixa do local e o administrador consegue caminhar pelo local enquanto o software valida o efeito de roaming do dispositivo cliente nos diferentes APs disponíveis e registra todas essas informações para análise posterior. O app WiFiman é uma alternativa mais simples para aqueles que não podem arcar com o custo de um software especializado para essa tarefa. No app é possível acompanhar o nível do sinal do dispositivo cliente conectado nos APs distribuídos pelo ambiente, conforme exibido na animação abaixo.

Fonte: Ubiquiti Networks Blog

O app ainda permite selecionar as redes Wi-Fi individualmente para ter acesso a outra interface onde faz a medição do nível de sinal em tempo real, trazendo um gráfico da evolução desse sinal ao longo do tempo, uma ferramenta que ajuda a identificar o nível de estabilidade/instabilidade de uma rede.

Nessa mesma tela é possível exibir uma relação de todos os APs propagando o mesmo SSID e existe uma marcação denominada “linked” que destaca o AP em que o cliente está vinculado. Assim o administrador pode se deslocar pelo ambiente enquanto acompanha no app quando o cliente mudou sua associação para um AP vizinho.


Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks