UBNT-BR
UBNT-BR
Jan 27 · 6 min read

Novos Switches UniFi de Segunda Geração para Redes LAN

Recentemente a Ubiquiti anunciou oficialmente o lançamento de uma nova geração de switches UniFi. Os switches de segunda geração foram totalmente redesenhados e possuem novos recursos, por exemplo o suporte a PoE++ de próxima geração (802.3bt) que permite fornecer até 60W de energia para dispositivos terminais, ideal para alimentar o UAP-XG em ambientes Wi-Fi de ultra densidade.

Observação: Os novos switches Gen2 estão em processo de homologação junto à Anatel e a previsão é que estejam disponíveis no Brasil a partir de Q2/2020.

Antes de apresentar as especificações de hardware dos novos switches, é importante destacar que UniFi é uma família de produtos sem nenhum custo de licença e com gerência centralizada via software, ou seja, os switches não possuem uma interface de gerência local. A propósito, o maior atrativo dos switches UniFi é justamente a possibilidade de gerência centralizada também da infraestrutura cabeada através da mesma interface em que as empresas já gerenciam os APs na infraestrutura wireless.

Assim como os tradicionais switches UniFi de primeira geração, os novos switches de segunda geração são bastante confiáveis e possuem grande poder de processamento de pacotes por segundos (pps), além de serem gerenciados pela interface intuitiva do UniFi Controller. Todos eles possuem altura de 1U e foram projetados para fácil montagem em racks ou paredes.

Observação: Para obter mais informações sobre os diversos modelos de switches UniFi de primeira geração, recomendamos a leitura deste artigo.

Todos os novos modelos são switches de acesso utilizados para conectar equipamentos terminais via cabo, ou seja, são responsáveis por prover acesso ao equipamento do usuário final ou mesmo outros dispositivos. Há quatro novos switches de acesso no portfólio UniFi de segunda geração, incluindo dois modelos não-PRO de 16 e 24 portas, além de dois modelos PRO de 24 e 48 portas, conforme detalhado na tabela acima. A taxa de transmissão das portas de todos os modelos é 10/100/1000 (1 Giga).

As principais diferenças entre os modelos não-PRO e PRO, além do custo, é que os modelos PRO possuem interfaces SFP+ de 10G, mais portas PoE/PoE+, suporte a PoE++ (802.3bt), além de permitir redundância de alimentação para mitigar falhas. Em versões futuras de software/firmware haverá suporte a roteamento estático (L3) e servidor DHCP nos switches PRO, assim será possível configurar roteamento inter-VLAN diretamente neles sem a necessidade de um roteador para viabilizar a comunicação entre sub-redes de uma mesma rede local.

Observação: As interfaces SFP/SFP+ de todos os switches UniFi são compatíveis com os módulos SFP UFiber para conexão dos uplinks através de cabos de fibra óptica multimodo ou monomodo (ou mesmo via cabo UTP).

Um grande diferencial dos novos modelos PRO é a redundância de alimentação através da tecnologia UniFi Smart Power (USP), ideal para aqueles ambientes mais críticos em que a parada do switch não é uma opção. Uma única unidade externa USP-RPS é capaz de alimentar até 6 switches UniFi compatíveis com Smart Power. Esse módulo é gerenciado pela controladora e fica constantemente monitorando os dispositivos nele ligados. Em caso de falha na fonte de energia, automaticamente faz o failover da alimentação AC para a alimentação DC fornecida através do cabo Smart Power ligado no módulo USP-RSP.

Observação: Mais informações sobre o módulo USP-RPS serão publicadas futuramente em nossos canais, assim que o produto estiver liberado para comercialização no Brasil.

É importante estar atento que nos modelos não-PRO nem todas as interfaces suportam PoE. Por exemplo, no modelo USW-16-POE de 16 portas existe suporte a PoE/PoE+ (802.3af/at) nas portas 1-8, enquanto que no modelo USW-24-POE de 24 portas existe suporte a PoE/PoE+ nas portas 1-16, sendo que as demais interfaces não são PoE.

Caso a demanda do projeto seja por mais portas PoE e/ou por suporte ao novo padrão PoE++ (802.3bt), então existem os switches UniFi PRO Gen2. O modelo USW-PRO-24-POE suporta PoE/PoE+ (padrões 802.3af/at) em todas as 24 portas e PoE++ (padrão 802.3bt) nas portas de 17 a 24, enquanto que o modelo USW-PRO-48-POE suporta PoE/PoE+ em todas as 48 portas e PoE++ nas portas de 41 a 48.

Observação: As interfaces dos switches PRO que suportam PoE++ (802.3bt) também são retrocompatíveis com os tradicionais padrões PoE/PoE+ (802.3af/at) para alimentar até 15.4W e 30W, respectivamente.

Outro detalhe importante é que os novos switches deixaram de suportar o PoE passivo de 24V, algo que a Ubiquiti já vinha sinalizando na comunidade global há anos. Os padrões 802.3af/at/bt garantem maior compatibilidade e menor risco de sinistro, diferente do PoE passivo que não é um padrão da indústria e pode implicar na queima de dispositivos terminais porque não há nenhuma negociação antes do envio de energia. Por isso o PoE passivo (24V) nunca foi bem aceito pelo mercado corporativo de TI que é o alvo dos switches UniFi. Essa decisão vai de encontro ao anúncio recente de fim de vida (EoL) dos APs legados de 2011 que eram alimentados via PoE passivo.

Observação: Há vários modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Os novos switches UniFi Gen2 possuem um mini-display colorido de 1.3" (LCM) que é touch e pode ser pressionado para exibir informações do sistema para rápido monitoramento. Ao redesenhar do zero os novos switches de segunda geração, a Ubiquiti se preocupou em melhorar a dissipação de calor no equipamento através de entradas vazadas na parte frontal com escape na parte traseira, conforme ilustrado na figura abaixo. Dessa forma é possível diminuir a temperatura do equipamento, o que implica em menor uso dos coolers internos (refrigeração ativa) e em menos ruído.

Além das características de hardware relacionadas na tabela anterior, todos os novos Switches UniFi Gen2 suportam uma grande variedade de recursos via software que podem ser facilmente configurados de maneira totalmente centralizada através da interface de gerência do UniFi Controller. Abaixo segue uma relação de alguns dos principais recursos suportados:

  • Gerência Centralizada via Software
  • Encapsulamento 802.1q (VLAN)
  • Spanning Tree STP e RSTP
  • LACP (Agregação de Link)
  • IGMP (Multicast)
  • Isolação de Portas (menos Broadcast)
  • Port Mirroring (Monitoramento)
  • Autenticação Radius 802.1x
  • Roteamento Estático L3 (USW-PRO)

Dentre todos os recursos destacados, o suporte a VLANs é fundamental em qualquer switch corporativo. As VLANs são comumente utilizadas para quebrar os domínios de broadcast em grandes redes de computadores, o que é muito desejável para dois fins principais: (i) desempenho e (ii) segurança. Quando algumas portas de um (ou mais) switch(es) são colocadas em uma determinada VLAN os quadros de broadcast originados por uma máquina ficam restritos somente a essas portas, o que implica em melhor desempenho decorrente da presença de menos máquinas gerando broadcasts. Outra vantagem do ponto de vista de segurança é que deixa de existir a possibilidade de alcançabilidade entre outras portas que não sejam membros da mesma VLAN na camada de enlace.



Grupo UniFi no Facebook 
fb.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN
linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram
t.me/ubiquitibr


Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ui.com
Ubiquiti Inc.

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

More From Medium

More on Unifi from Blog UBNT BR

More on Unifi from Blog UBNT BR

Tipos de VPN e Configuração no UniFi USG/UDM

UBNT-BR
Mar 23 · 7 min read

More on Switch from Blog UBNT BR

More on Produtos from Blog UBNT BR

More on Produtos from Blog UBNT BR

Tecnologia Power over Ethernet (PoE)

UBNT-BR
Mar 9 · 7 min read
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade