UBNT-BR
UBNT-BR
Sep 10, 2018 · 3 min read

Port-Forwarding no Firewall USG: Como Permitir Acesso Externo a Serviços na Rede Local?

Uma configuração muito comum e útil nas redes corporativas é a criação de regras de port-forwarding no roteador de borda para viabilizar o acesso externo a um ou mais servidores internos. Essa configuração é necessária porque não é possível fazer esse acesso diretamente, já que o endereçamento utilizado internamente é privado, ou seja, não existe no contexto da Internet que é baseada em endereços públicos.

É muito fácil criar regras de port-forwarding no UniFi Security Gateway (USG) através de poucos cliques na interface gráfica do software UniFi Controller. Para exemplificar essa configuração, a topologia abaixo será utilizada como referência. Repare que na rede interna da empresa existe um servidor interno baseado em Linux que responde pelo IP 192.168.1.12 e que pode ser acessado remotamente via SSH na porta 22.

Image for post

A interface WAN do USG está conectada na Internet através do endereço público 203.0.113.1. O objetivo é criar uma regra de port-forwarding no USG para redirecionar todo tráfego entrante na porta 2222 do IP WAN (203.0.113.1) para o serviço de SSH (porta 22) no servidor interno da empresa (192.168.1.12). Ao fazê-lo, é possível acessar o servidor interno a partir de qualquer lugar que tenha conexão com a Internet.

Observação: É importante que as configurações de IP estejam corretas no servidor que será alvo da regra de port-forwarding, caso contrário a configuração não terá efeito. Fique atento para assegurar que o endereço de gateway informado no servidor interno seja o IP da interface LAN do USG.

Para criar a regra de port-forwarding, basta clicar em:

> Settings
> Routing & Firewall
> Port Forwarding
> + Create New Port Forward Rule

Será aberta a tela ilustrada na figura abaixo, onde é possível preencher os campos referentes à porta de entrada da conexão externa (2222), o endereço e porta de forwarding para o servidor interno (192.168.1.12:22), o protocolo utilizado pelo serviço (TCP/UDP/Ambos), etc.

Image for post

Ao criar a regra de port-forwarding, o UniFi Controller automaticamente adiciona as respectivas regras de firewall para o USG liberar o tráfego do respectivo serviço vinculado ao port-forwarding, o que simplifica muito a configuração. Para evitar problemas, as regras de firewall automaticamente criadas não podem ser removidas pelo administrador, a menos que a regra de port-forwarding seja removida.

Observação: As regras de configuração de port-forwarding no USG são automaticamente aplicadas no contexto da interface WAN1. Por isso, para tirar máximo proveito das facilidades da interface gráfica do UniFi Controller é importante assegurar que o link principal de Internet esteja fisicamente conectado na porta WAN1 do USG. Caso haja necessidade de associar as regras de port-forwarding com a interface WAN2 do USG, será necessário utilizar a interface de linha de comando (CLI), conforme instruções listadas neste artigo. No caso do UniFi Dream Machine PRO (UDM-Pro), é possível definir em qual interface WAN as regras de port-forwarding serão aplicadas, conforme observado na figura abaixo.

Image for post
Figura. Port-Forwarding no UDM-Pro

Grupo UniFi no Facebook 
facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN
linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram
t.me/ubiquitibr

Image for post

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ui.com
Ubiquiti Inc.

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução…

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch

Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore

Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store