UBNT-BR
Nov 5, 2018 · 4 min read

Problemas de Desconexão na Rede Wi-Fi? Talvez Seja a Função Sleep dos Clientes…

Quando um cliente Wi-Fi está associado com um Access Point com suporte à função 802.11 Power-Save, é possível o AP ajudar o cliente a economizar bateria. O AP pode fazer um buffer de quadros de broadcast, ou seja, acumular esses quadros em memória temporária para enviá-los aos clientes posteriormente, dessa forma os clientes podem ficar com o rádio Wi-Fi desligado (modo sleep) por mais tempo, economizando bateria.

De tempo em tempo os APs enviam quadros de sinalização (beacon) na rede Wi-Fi em forma de broadcast (para todos) sinalizando características importantes como o nome da rede (SSID), os mecanismos de autenticação utilizados, as taxas de transmissão suportadas pelo AP, etc…

Uma dessas informações sinalizadas pelo AP é o intervalo DTIM (Delivery Traffic Indication Message) que pode variar de 1 a 255. Essa informação indica se os quadros de broadcast armazenados em buffer devem ser entregues somente após cada 1 (padrão) ou mais beacons de sinalização enviado pelo AP. Quanto maior o intervalo DTIM, por mais tempo o cliente poderá ficar em modo sleep economizando bateria.

O que exatamente isso representa na prática? Em teoria, quanto maior o intervalo DTIM, maior será a economia de bateria no dispositivo cliente porque ele precisará “acordar” menos vezes para receber quadros de broadcast. Por exemplo, assumindo que o AP envia um beacon de sinalização a cada 100ms (cem milisegundos), com o DTIM padrão de 1 isso quer dizer que os quadros de broadcast armazenados em buffer serão entregues 10x por segundo. Então dobrar o intervalo DTIM para 2 significa entregar esses quadros 5x por segundo, ou seja, a metade das vezes da configuração padrão.

Observação: Para esse recurso funcionar na prática, é necessário que os dispositivos clientes também tenham suporte à função 802.11 Power-Save, caso contrário qualquer alteração no parâmetro DTIM não terá nenhum efeito.

Há vários smartphones que têm um histórico conhecido de “problemas” com desconexão da interface Wi-Fi em virtude da função de economia de bateria (sleep), principalmente iPhones.

Para validar se o problema de desconexão é algo na rede propriamente dita ou apenas uma característica do cliente, é importante confirmar previamente se o problema ocorre apenas com alguns clientes específicos. Caso seja um problema com todos os clientes, então provavelmente existe um problema na rede, seja de configuração ou mesmo interferência.

Se o problema das desconexões é esporádico e ocorre apenas com alguns clientes e outros não, então provavelmente trata-se de uma característica dos clientes e não dos APs UniFi. Nesse caso é possível tentar manipular os valores de DTIM no AP para “casar” melhor com o tempo de sleep desses clientes, embora fazer isso diminua um pouco o desempenho da rede.

Nas configurações do seu SSID:

> Wireless Networks > Edit (no SSID) > 802.11 Rate and Beacons Controls > DTIM Mode

É válido tentar desabilitar o DTIM padrão de 1 e alterar o valor para 3 nos rádios 2G e 5G, conforme ilustrado na figura abaixo. Se mesmo assim o problema persistir, então será necessário verificar quais configurações de sleep podem ser manipuladas diretamente nos dispositivos clientes, algo variável nas diferentes versões do Android e iOS.

Não existe um valor “mágico” de intervalo DTIM que deve ser utilizado como garantia de solução para o problema de desconexão esporádica de alguns clientes, logo o valor 3 é apenas uma sugestão inicial. O ajuste fino até encontrar o valor ideal no seu ambiente será “tentativa e erro” na busca pelo melhor resultado…

Observação: Apesar das sugestões acima, pode ocorrer do problema simplesmente ser muita interferência, principalmente na faixa de frequência em 2,4GHz. Nesses casos, é importante fazer uma varredura no espectro em 2G e 5G para ter certeza de que a razão das desconexões não seria interferência.


Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.brFórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.comGrupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito samuel.brito@ubnt.com Ubiquiti Networks

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ubnt.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.