UBNT-BR
Sep 21, 2018 · 6 min read

UniFi Controller: Como Atualizar o Firmware dos Dispositivos?

Uma das maiores vantagens da solução UniFi é sua arquitetura baseada em software (SDN), onde todos os equipamentos da infraestrutura da rede são gerenciados de maneira centralizada por uma aplicação externa que pode existir localmente ou remotamente em qualquer lugar do mundo, ou seja, não há necessidade de configurar individualmente cada um dos dispositivos na rede. Ainda melhor é que o software da UniFi Controller é gratuito e pode ser instalado em servidores físicos ou virtuais, em servidores virtuais hospedados na nuvem ou mesmo em laptops pessoais.

Observação: Neste artigo o leitor pode entender o paradigma denominado Software-Defined Networking (SDN). Para obter mais informação sobre a instalação do UniFi Controller na nuvem para gerenciar remotamente múltiplos sites e sobre os procedimentos para fazer a adoção L3 dos dispositivos, recomendamos a leitura deste artigo.

Outra opção de controladora é o UniFi Cloud-Key (UC-CK), um mini computador alimentado via PoE de 48V (802.3af/at e Passivo) que executa uma instância segura (pré-instalada) da controladora UniFi e tem suporte a gerência remota pela nuvem da Ubiquiti (​unifi.ui.com​). A vantagem é que o dispositivo é pequeno e consome apenas 5W, mesmo possuindo uma ótima configuração de hardware com processador quad-core. Dessa forma o investimento no UC-CK é pago rapidamente decorrente da economia de energia em comparação a uma máquina tradicional com o software instalado.

Essa facilidade de gerência proporcionada pelo UniFi Controller ao oferecer uma visão centralizada de todos os dispositivos na infraestrutura da rede ajuda muito na tarefa de atualização do firmware dos dispositivos. Em outras soluções essa tarefa é muito penosa porque o firmware tem que ser atualizado individualmente em cada um dos dispositivos, no entanto a solução UniFi permite fazê-lo com muita rapidez.

Via de regra, quando houver um novo firmware disponível para algum dispositivo, um novo botão “Upgrade” aparecerá na coluna “Action”, ao lado direito da linha do dispositivo (em “Devices”), conforme ilustrado na figura abaixo. Para fazer a atualização basta clicar neste botão que o dispositivo iniciará o procedimento de download e instalação do novo firmware. Para esse processo funcionar corretamente é necessário que o(s) dispositivo(s) tenha(m) acesso direto à Internet ou que o firmware tenha sido previamente armazenado em cache na controladora, caso contrário o processo não será concluído.

No caso de atualização do firmware de múltiplos APs, existe a opção de atualização em lote. Basta selecionar apenas os APs (em Devices) que aparecerá um botão denominado “Start Rolling Upgrade”.

Se os dispositivos estiverem vinculados à uma VLAN de gerência sem acesso à Internet, é possível fazer o download do firmware em cache na própria controladora, desde que ela tenha acesso à Internet. Dessa forma o software UniFi Controller faz o download da imagem do firmware uma única vez e fica responsável pela sua distribuição para todos os dispositivos. Essa abordagem evita a necessidade de disparar sucessivos procedimentos de download, diminuindo o consumo da conexão com a Internet e agilizando o processo de atualização que ocorre localmente. Para verificar se a imagem do firmware está em cache na controladora, basta acessar:

> Settings > Maintenance > Maintenance: Firmware: Cached


Atualização Personalizada de Firmware

O método anterior é automático, por isso permitirá apenas instalação da versão mais recente de firmware. Se por algum motivo houver necessidade ou interesse de instalar alguma versão diferente de firmware, pode ser feita a atualização personalizada através da opção Custom Upgrade. Esse método permite apontar para algum servidor local em sua rede, via FTP ou HTTP, através da própria interface do UniFi Controller ao selecionar o(s) AP(s):

> Devices > “Selecionar o Dispositivo” > Config > Manage Device > Custom Upgrade

Esse método é interessante porque permite centralizar em servidor dedicado um repositório com diferentes versões de firmware, oferecendo ao administrador total controle sobre o versionamento de firmware instalado nos dispositivos, por exemplo para fins de validação/testes do comportamento das diferentes versões de firmware. Repare na figura abaixo que é possível fazer essa configuração em lote para vários APs.

Observação: Caso o administrador não queira instalar um servidor próprio para distribuir atualizações na rede, é possível informar os links originais de download do firmware para utilizar os próprios servidores da Ubiquiti. Os links podem ser obtidos na página de downloads da Ubiquiti.

Cabe destacar que nas configurações gerais do site existe uma opção que autoriza a atualização automática do firmware dos dispositivos sempre for realizada a atualização do software UniFi Controller. Vale reforçar que essa opção deve ser desabilitada se por alguma razão os dispositivos estiverem utilizando uma versão personalizada de firmware.


Atualização do Firmware via SSH

Em algumas situações pode ser necessário fazer a atualização do firmware através de acesso remoto via SSH, por exemplo quando a controladora não consegue concluir o procedimento de atualização, normalmente quando o firmware original do dispositivo é muito antigo e requer atualizações gradativas até chegar na versão mais atualizada.

Para fazê-lo, basta acessar o dispositivo via SSH e utilizar o comando upgrade seguido do link do firmware desejado. Todos os links disponíveis na página de downloads da Ubiquiti são seguros (https), mas se o firmware original for muito antigo, por exemplo anterior à versão 3.7, então será necessário trocar o protocolo HTTPS por HTTP na primeira atualização.

UAP-BZ.vX.X.XX# upgrade <LINK_FIRMWARE>

Repare que ao utilizar o comando acima é importante que o dispositivo tenha acesso à Internet para baixar o firmware informado no link. Depois de baixar o firmware, o dispositivo começará o processo de atualização. Durante a atualização o LED piscará rapidamente e alternadamente nas cores azul/branco (verde/laranja nos legados). Tenha em mente que durante o processo de atualização o dispositivo NÃO pode ser desligado, caso contrário o equipamento pode ser danificado.


Central de Ajuda UBNT

Os artigos abaixo da Central de Ajuda UBNT documentam outros métodos para atualização manual do firmware, por exemplo via SSH utilizando uma imagem baixada localmente. O segundo artigo explica o procedimento de atualização via TFTP que deve ser utilizado apenas em último caso, já que se trata de um procedimento de recuperação de um UAP.


Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.brFórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.comGrupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito samuel.brito@ubnt.com Ubiquiti Networks

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ubnt.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti Networks no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.