UBNT-BR
UBNT-BR
Sep 13, 2018 · 4 min read

UniFi Controller: Como Fazer o Backup e Restauração das Configurações?

Uma das maiores vantagens da solução UniFi é sua arquitetura baseada em software (SDN), onde todos os equipamentos da infraestrutura da rede são gerenciados de maneira centralizada por uma aplicação externa que pode existir localmente ou remotamente em qualquer lugar do mundo, ou seja, não há necessidade de configurar individualmente cada um dos dispositivos na rede. Ainda melhor é que o software da UniFi Controller é gratuito e pode ser instalado em servidores físicos ou virtuais, em servidores virtuais hospedados na nuvem ou mesmo em laptops pessoais.

Observação: Neste artigo o leitor pode entender o paradigma denominado Software-Defined Networking (SDN). Para obter mais informação sobre a instalação do UniFi Controller na nuvem para gerenciar remotamente múltiplos sites e sobre os procedimentos para fazer a adoção L3 dos dispositivos, recomendamos a leitura deste artigo.

Outra opção de controladora é o UniFi Cloud-Key (UC-CK), um mini computador alimentado via PoE de 48V (802.3af/at e Passivo) que executa uma instância segura (pré-instalada) da controladora UniFi e tem suporte a gerência remota pela nuvem da Ubiquiti (​unifi.ui.com​). A vantagem é que o dispositivo é pequeno e consome apenas 5W, mesmo possuindo uma ótima configuração de hardware com processador quad-core. Dessa forma o investimento no UC-CK é pago rapidamente decorrente da economia de energia em comparação a uma máquina tradicional com o software instalado.


Backup do UniFi Controller

Por ser uma solução baseada em software em que as configurações de todos os dispositivos instalados na rede fica centralizada em uma aplicação denominada controladora, é natural que o software UniFi Controller seja um elemento extremamente importante e que deve sempre possuir um backup.

Observação: Um diferencial da solução da Ubiquiti é que a controladora UniFi não precisa necessariamente estar em execução para que os dispositivos sigam em operação, embora seja recomendado para obter maior visibilidade da rede, diferente de outros concorrentes que cobram caro por complexas soluções com equipamentos redundantes para garantir que a rede mantenha sua operação em caso de queda da controladora. Observe, no entanto, que a controladora é requerida em caso de uso do Guest Portal.

Manter uma política permanente de backup do UniFi Controller é importante não apenas do ponto de vista de segurança em caso que algum incidente, mas também para viabilizar o versionamento das alterações de configuração realizadas em caso de necessidade de reverter um backup com as configurações anteriores do sistema (rollback).

Realizar o procedimento de backup das configurações é muito fácil e rápido através da interface gráfica do UniFi Controller. Ao fazê-lo será gerado um arquivo com extensão .unf contendo as configurações de todos os dispositivos previamente adotados na controladora, sendo que também será possível escolher o período de retenção das informações de log.

O procedimento para fazer o backup do UniFi é bem simples:

> Settings
> Maintenance
> Backup
> “Selecionar Período”
> Download Backup

Edição em 03/09/2019: A partir da versão 5.11+ da controladora UniFi existe um menu exclusivo diretamente localizado na barra lateral das configurações do site em: > Settings > Backup

Para restaurar o backup em outra controladora o procedimento também é bastante simples. Para evitar problemas com informações conflitantes, é importante que a nova máquina hospedando o UniFi Controller mantenha o mesmo IP que havia sido atribuído à controladora original.

Para restaurar o backup:

> Settings
> Maintenance
> Restore
> Choose File
> “Selecionar o Arquivo”

Pronto, é muito simples fazer/restaurar o backup!


Migração de Sites em Diferentes Controllers

Outra estratégia seria a exportação completa do(s) site(s) através de uma ferramenta assistente do UniFi que permite a migração de sites entre diferentes controladoras. Neste caso é possível exportar um site de uma controladora e posteriormente importá-lo em outra controladora.

Para realizar a exportação, basta acessar as configurações gerais de um dos sites lógicos previamente criados no UniFi Controller e clicar no botão localizado no canto inferior direito da tela, denominado “Export Site”.

Para importar o site em outra controladora, basta clicar no canto superior direito do cabeçalho da interface do UniFi Controller, onde ficam as opções dos sites lógicos. que será aberta uma caixa com a opção “Import Site”.

Na sequência será aberto um assistente que permitirá realizar a migração dos dispositivos adotados no site na controladora original para a nova controladora. Pronto, mais uma vez é simples assim!





Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ui.com
Ubiquiti Inc.

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

UBNT-BR

Written by

UBNT-BR

samuel.brito@ui.com

Blog UBNT BR

O blog oficial da Ubiquiti no Brasil é focado na solução UniFi e aborda desde fundamentos de redes e Wi-Fi até o portfólio de produtos, além de compartilhar cases brasileiros de sucesso.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade