UniFi Controller: Entenda as Estatísticas de Falhas de Associação do Novo Dashboard v5.9

Uma das maiores vantagens da solução UniFi é sua arquitetura baseada em software (SDN), onde todos os equipamentos da infraestrutura da rede são gerenciados de maneira centralizada por uma aplicação externa que pode existir localmente ou remotamente em qualquer lugar do mundo, ou seja, não há necessidade de configurar individualmente cada um dos dispositivos na rede. Ainda melhor é que o software da UniFi Controller é gratuito e pode ser instalado em servidores físicos ou virtuais, em servidores virtuais hospedados na nuvem ou mesmo em laptops pessoais.

Observação: Neste artigo o leitor pode entender o paradigma denominado Software-Defined Networking (SDN). Para obter mais informação sobre a instalação do UniFi Controller na nuvem para gerenciar remotamente múltiplos sites e sobre os procedimentos para fazer a adoção L3 dos dispositivos, recomendamos a leitura deste artigo.

Desde o lançamento da versão 5.9.29 do software UniFi Controller, a interface principal do dashboard que traz o resumo das estatísticas foi toda remodelada para ficar visualmente mais “leve”, ainda que contendo mais informações em comparação ao antigo dashboard. Além disso, a principal novidade é que o novo dashboard pode ser totalmente personalizado pelo usuário, permitindo inclusive a criação de diferentes perfis através do botão "+" destacado na figura abaixo. Dessa forma é possível personalizar a visualização apenas daquelas informações que o administrador julga mais importante para fazer a gestão da rede.

Uma dessas mudanças na interface do software UniFi, além da melhor disposição das informações de equipamentos e clientes no topo da interface, foi a inserção de um novo widget com estatísticas relacionadas às falhas de associação dos clientes nos APs, ilustrado na figura abaixo.

As estatísticas de falhas de associação que são registradas nesse novo widget são importantes, por isso é fundamental saber exatamente o que cada categoria representa para diagnosticar eventuais problemas que estejam ocorrendo na rede, conforme explicado na sequência.

É importante ter em mente que dependendo da quantidade de clientes na rede ao longo do tempo da medição, o número de falhas registradas pode simplesmente ser algo normal.


→ ASSOCIATION TIMEOUT
Representa o número de vezes que o processo de associação do cliente com o AP não teve sucesso, o que pode ocorrer quando o frame é corrompido ou se perde no trajeto decorrente de interferência. Por exemplo, uma razão seria o cliente estar muito afastado do AP e seu rádio não ter potência suficiente, o que resulta em timeout do sinal transmitido pelo cliente e que acaba nunca chegando até o AP, mesmo que o sinal recebido (RX) do AP esteja bom, provavelmente porque o AP foi configurado com alta potência TX;

Observação: Leia neste artigo como realizar um bom planejamento de canais em Redes Wi-Fi, oportunidade em que trazemos algumas “dicas de ouro“ que devem ser seguidas em todo projeto de WLAN Wi-Fi.

→ WPA AUTHENTICATION TIMEOUT/FAILURE
Representa o número de vezes que o processo de autenticação WPA não foi completado, o que pode ocorrer quando o AP rejeita a solicitação de autenticação porque a senha (PSK) ou o username/senha (RADIUS) informados pelo usuário estão incorretos;


→ BLOCKED BY ACCESS CONTROL
Representa o número de vezes que as solicitações de autenticação pré-WPA foram rejeitadas pelo AP por causa das configurações de filtro MAC do cliente no UniFi, seja porque o administrador bloqueou o cliente explicitamente ou mesmo porque o MAC do cliente consta bloqueado na relação da blacklist ou não consta liberado na relação da whitelist das configurações do SSID;

Observação: Os clientes explicitamente bloqueados pelo administrador podem ser visualizados e desbloqueados na seguinte opção do UniFi:
> Insights
> Known Clients
> Selecionar "Blocked"
Os clientes bloqueados na relação da blacklist ou que não estão liberados na relação da whitelist podem ser visualizados na seguinte opção do UniFi:
> Settings
> Wireless Networks
> Edit no SSID
> + MAC Filter

→ DHCP TIMEOUT/FAILURE
Representa o número de vezes que o cliente tentou adquirir um IP via DHCP, mas não recebeu uma resposta do servidor, provavelmente por causa de erro na configuração do serviço DHCP que causou o esgotamento dos endereços disponíveis ou mesmo por causa de algum problema de configuração na infraestrutura da rede que resultou no servidor inalcançável para o cliente;

Observação: Em relação ao esgotamento dos endereços disponíveis no escopo do servidor DHCP, é necessário o administrador verificar se o tamanho da rede é realmente suficiente para acomodar a quantidade de clientes estimados, além de verificar o tempo de validade do empréstimo (lease), já que um tempo muito alto (dias) pode saturar os endereços disponíveis no escopo. Caso o servidor DHCP esteja inalcançável para o cliente, então é provável que exista algum problema nas configurações de roteamento inter-VLAN nos switches e/ou roteador.


Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks