UniFi Protect: Sistema de Monitoramento em Vídeo com Gerência Integrada no Cloud-Key G2+

Recentemente a Ubiquiti lançou o novo sistema UniFi Protect para vídeo monitoramento centralizado através de câmeras IP da família UniFi. Esse novo sistema denominado UniFi Protect é uma evolução do legado sistema UniFi Video que foi redesenhado para ser Plug & Play, por isso requer mínimo esforço de configuração em novos projetos de CFTV IP.

Observação: O legado UniFi Video ainda será suportado pela Ubiquiti através de atualizações de segurança e correções de bugs, inclusive o tradicional serviço de nuvem híbrida da Ubiquiti para viabilizar o acesso remoto às câmeras gerenciadas pelos antigos NVRs que executam o UniFi Video. Para obter mais informações sobre os planos futuros, recomendamos a leitura deste artigo.

O novo sistema UniFi Protect será compatível com todas as câmeras que eram suportadas pelo legado UniFi Video 3, ou seja, aquelas câmeras de segunda e terceira gerações, além de ser compatível com todas as novas câmeras de quarta geração em diante que serão lançadas daqui para frente, por isso é importante utilizar o UniFi Protect em novos projetos. Naqueles projetos híbridos em que já existe um parque com câmeras antigas, não há nenhum impeditivo em manter no mesma rede uma instância do legado UniFi Video e outra instância do atual UniFi Protect, no entanto é importante ter em mente que uma câmera somente pode ser gerenciada por um único NVR por vez, nesse caso existirão dois sistemas de gerência.

Observação: Para aqueles que desejam migrar sua instalação atual baseada no legado UniFi Video 3 para o novo sistema UniFi Protect, recomendamos a leitura deste artigo na Central de Ajuda da UBNT.

Cameras IP UniFi do Atual Portfólio

O portfólio de câmeras IP da família é bastante amplo para atender qualquer perfil de aplicação. Logo no início do portfólio existem câmeras portáteis com extrema flexibilidade que podem ser montadas em mastro, parede, teto ou mesmo posicionadas em uma mesa, como por exemplo a UVC-G3-FLEX.

Além da UVC-G3-FLEX que possui o melhor custo-benefício do portfólio UniFi, existem várias outras com diferentes recursos. Basicamente todas as atuais câmeras UniFi possuem pelo menos resolução Full HD (1080p), além de recursos como zoom óptico e infravermelho para visão noturna. Além disso, existem câmeras com diferentes ângulos de abertura e até com resolução de 4K, além de câmeras com resistência ao tempo para instalação em ambientes externos (outdoor), conforme relacionado na tabela abaixo.

NVR do UniFi Protect: Cloud-Key Gen2+

O Cloud-Key Gen2+ possui uma bandeja para inserção de um HD, já que esse modelo é o NVR do UniFi Protect (sistema de câmeras). O UCK2+ já acompanha um HD de 1TB e permite executar ambos os sistemas UniFi Network* e UniFi Protect, de forma que o administrador pode escolher habilitar ambos ou apenas um deles. É recomendado para gerenciar até 20 câmeras se utilizado exclusivamente com o sistema UniFi Protect ou para gerenciar até 15 câmeras e até 50 dispositivos UniFi se utilizado com ambos os sistemas Network (rede) e Protect (câmeras).

Figura. Cloud-Key Gen2 Plus (UCK2+)
(*) Observação: Neste artigo o leitor pode entender o paradigma denominado Software-Defined Networking (SDN), bem como obter mais informações sobre o sistema UniFi Network que é o software utilizado para gerenciar uma infraestrutura de rede UniFi composta por APs Wi-Fi, switches e roteador (USG).

O UCK-G2+ possui um visor de LED na parte frontal que traz informações do equipamento, além de uma bateria interna que impede que ele seja bruscamente desligado para proteger a integridade dos dados armazenados. Assim como o CK de primeira geração, o UCK-G2 também é alimentado pelo próprio cabo de rede via PoE 802.3af, além de possuir uma porta USB-C para alimentação através de uma fonte USB 5V. Uma vantagem desse produto de segunda geração é que se sua alimentação for interrompida, o equipamento continuará online por aproximadamente 5–10 segundos enquanto encerra corretamente a execução dos softwares UniFi Protect e UniFi Network.

  • Capacidade de 20 Câmeras UniFi
  • Capacidade de 15 Câmeras UniFi e 50 Dispositivos de Rede
  • Capacidade de 2000 Clientes Wi-Fi (UniFi Network)
  • Processador 8-Core de 2.0 GHz
  • 2 GB RAM
  • Acompanha HD de 1TB
  • Alimentação PoE 802.3af ou USB 5V
  • Consumo de Apenas 5W

A vantagem do NVR baseado no Cloud-Key G2+ é que todo o tráfego entre as câmeras e o software controlador fica confinado na rede local sem consumir upload do link externo de Internet, um grande problema que ocorre naqueles modelos em que o NVR fica hospedado na nuvem.

O mais interessante é que mesmo o CK-G2+ sendo um NVR instalado localmente na rede, ele pode ser associado com o serviço gratuito de nuvem híbrida da Ubiquiti (protect.ui.com), dessa forma é possível gerenciar/visualizar todas as câmeras remotamente. É por isso que é denominado nuvem híbrida, afinal não é um serviço realmente hospedado na nuvem, mas ainda assim permite o acesso remoto (via web) à controladora física de qualquer lugar. Esse acesso remoto é totalmente transparente via WebRTC, por isso dispensa a escrita de complexas regras de port-forwarding (DNAT) no roteador de borda da empresa.

Outra vantagem da nuvem híbrida é que esse modelo garante alto nível segurança, minimizando o risco de incidentes e a dependência decorrente do serviço de nuvem prestado por terceiros, um fator apreciado pelas empresas cuja política de segurança da informação impede o armazenamento de dados internos em máquinas de terceiros.


Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks