UniFi UAP-AC-IW: Descubra Como o Wi-Fi por Cômodo Pode Beneficiar o Setor de Hospitalidade

O modelo Wi-Fi Per-Room é uma tendência cada vez mais comum nos novos projetos de redes wireless, cujo objetivo primário é o desempenho/capacidade da rede em vez da área de cobertura. Essa abordagem de projeto consiste em instalar um AP por cômodo para viabilizar microcélulas de curto alcance que sejam extremamente estáveis e tenham máximo desempenho.

O UAP-AC-IW (in-Wall) é um AP Wi-Fi 802.11ac recém homologado no Brasil que é ideal para atender essa demanda, principalmente em hotéis e pousadas, uma vez que ele permite trasformar em Access Points Wi-Fi qualquer caixa de tomada na parede que tenha um cabo de rede. Essa característica torna o produto esteticamente agradável depois de instalado, algo particularmente desejado pelo setor de hospitalidade.

Observação: Há vários outros modelos de APs Wi-Fi disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

A proposta do UAP-AC-IW é viabilizar cobertura Wi-Fi de curto alcance em espaços pequenos, propositalmente limitando o tamanho da célula. Por isso ele possui antenas internas de apenas 1dBi em 2,4 GHz e de 2dBi em 5 GHz, além de permitir a diminuição manual da potência de transmissão do rádio. Dessa forma fica fácil projetar novas redes Wi-Fi, já que essa abordagem garante cobertura em um cômodo específico, dispensando a necessidade de realização de complexos surveys no local para determinar o limite da célula e a quantidade de cômodos atendidos, como ocorre nos projetos tradicionais.

Essa estratégia de Wi-Fi por cômodo é a solução definitiva para todos os problemas de conectividade tradicionalmente enfrentados por hotéis e permite garantir uma boa experiência do hóspede. Trata-se da solução definitiva porque não deixa nenhuma área de sombra e melhora muito o desempenho da conexão dos clientes, garantindo que eles estejam conectados mais próximos dos APs, o que implica em maior qualidade na transmissão wireless por causa da utilização de modulações mais altas.

Observação: Apesar do UAP-AC-IW ser frequentemente associado com o setor de hospitalidade, na verdade ele é ideal para qualquer outro cenário de Wi-Fi Per-Room, seja em salas de aula (escolas e faculdades), escritórios em espaços de coworking, hospitais, residências de alto padrão, etc.

Outra característica interessante do UAP-AC-IW é que ele possui duas portas de rede de 1Gbps na parte inferior, sendo que uma delas é PoE e pode ser utilizada para alimentar um telefone, câmera ou outro dispositivo. Essa característica é bastante atrativa para hotéis porque é possível utilizar uma das portas para ligar uma smart-TV e ainda fica uma porta disponível para conectar um laptop ou outro equipamento.

No entanto, um detalhe importante em projetos dessa natureza é a necessidade de maior planejamento em relação à infraestrutura cabeada no local, visto que será necessário preparar o ambiente para que todos os cômodos recebam um lance de cabo de rede, o que também requer o dimensionamento adequado de switches para distribuição do cabeamento.

Ainda em relação à infraestrutura cabeada, é importante que os switches tenham suporte ao padrão PoE+ 802.3at, afinal cada UAP-AC-IW deve ser alimentado pelo próprio cabo de rede e requer entre 7W e 19W. Os switches UniFi são os equipamentos ideais porque todos têm suporte ao padrão PoE+ 802.3at, além da conveniência de serem gerenciados através do software UniFi Controller de maneira unificada, ou seja, pela mesma interface que já é utilizada para gerenciar os APs no ambiente.

Observação: Há vários modelos de switches disponíveis no amplo portfólio UniFi. Para obter informações detalhadas sobre cada um dos modelos, recomendamos a leitura deste artigo.

Grupo UniFi no Facebook 
www.facebook.com/groups/ubnt.unifi.br
Fórum Oficial da Ubiquiti 
forum-pt.ubnt.com
Grupo UniFi no LinkedIN 
www.linkedin.com/groups/12135007
Grupo UniFi no Telegram 
t.me/ubiquitibr

Samuel Henrique Bucke Brito
samuel.brito@ubnt.com
Ubiquiti Networks