Entrevista com Guilherme Rondinelli, consultor do BCG

UFRJ Consulting Club
UFRJ Consulting Club
3 min readJul 12, 2016

Breve entrevista com Guilherme Rondinelli contando um pouco sobre o trabalho de um consultor.

Fizemos uma breve entrevista com Guilherme Rondinelli, engenheiro de produção formado na UFRJ que, também, realizou um duplo-diploma na École Centrale Paris. Atualmente, é consultor no escritório do Rio de Janeiro do The Boston Consulting Group (BCG).

Escolhas

“Eu optei por trabalhar no mercado de consultoria por diversas razões, mas principalmente pelas oportunidades e pelo aprendizado que esse mercado pode oferecer. Mesmo sendo estagiário, eu estou envolvido em discussões de altíssimo nível, com pessoas extremamente capacitadas, nesse tipo de ambiente o aprendizado é inevitável e extremamente acelerado. Além disso, o mercado de consultoria oferece inúmeras oportunidades internacionais, desde trabalhar num projeto no exterior até realizar um MBA nos EUA, o que sempre me despertou muito interesse.”

Faculdade

“Eu não posso dizer que há matérias ou atividades que sejam essenciais para o trabalho de um consultor. Na minha opinião, o essencial para o trabalho de um consultor é ter uma capacidade analítica que permita analisar dados e fatos para se chegar a conclusões concretas. Desse modo, acho que qualquer curso de engenharia já prepara bem o aluno, com diversas matérias. No entanto, algumas matérias e tópicos podem ser úteis, tais como planejamento estratégico, contabilidade, matemática financeira, análise de investimento. Normalmente, o CR só é avaliado na primeira fase do processo seletivo e, apesar de não haver nenhum valor de corte, percebe-se que os candidatos que passam normalmente possuem CR considerado bom acima da media. Ao contrário do que muitos pensam, consultoria não é uma carreira para os engenheiros de produção, (no BCG grande parcela dos engenheiros não cursou produção, mas sim eletrônica, civil, mecânica, aeronáutica e outras)”

Processo seletivo

“Como é sabido, os processos seletivos para consultorias são bem concorridos e precisam de preparo e muito treino. Para as provas objetivas eu sugiro estudar pelo material do GMAT, especificamente questões do tipo problem solving. Para as entrevistas de caso há uma infinidade de livros e materiais disponíveis na internet. Eu, particularmente, usei o livro Case in Point e assisti ao canal do Youtube chamado Case Interview, do Victor Cheng. No entanto, preciso reforçar que a melhor forma de estudar é realizando simulados com outros candidatos, não só respondendo cases, mas aplicando para outros colegas. Eu aconselho a programar os estudos de modo a deixar um bom tempo separado para a realização de simulados, pois é, sem dúvida, a melhor forma de estudo.”

Trabalho

“O BCG trabalha com diversos projetos com diferentes naturezas em diferentes indústrias. Há projetos que são mais estratégicos, que envolvem decisões como a entrada ou não em num novo mercado. Há outros mais operacionais, que podem abordar temas como logística e otimização de operações. Desse modo, o trabalho exercido cada dia varia muito, um dia você pode pesquisar ferramentas para executar uma análise, no outro pode preparar uma apresentação para um workshop com clientes ou realizar um modelo em Excel que permita simular cenários. O que é inevitável é o contato constante com o cliente, afinal ele é o que mais entende do negócio e será a fonte de quase todos os dados para as análises.”


Vida Pessoal

“Alguns projetos podem, de fato, ter cargas horárias pesadas, mas o BCG conta com ferramentas institucionais que visam trazer visibilidade quanto aos picos de trabalho. Desse modo, é possível se organizar melhor e evitar que o trabalho afete a vida pessoal.”

Conclusão

“Acho que a grande vantagem e desafio, ao mesmo tempo, de se trabalhar em consultoria é que sempre estamos indo além das nossas zonas de conforto. Sempre somos incentivados a realizar projetos em temas e indústrias que desconhecemos. Isso é extremamente desafiante, pois nos obriga a lidar com assuntos que não estamos acostumados, mas ao mesmo tempo é extremamente vantajoso, pois nos proporciona um aprendizado exponencial que é muito bem valorizado pelo mercado.”

--

--

UFRJ Consulting Club
UFRJ Consulting Club

Perfil oficial do Clube de Consultoria da UFRJ baseado na Escola Politécnica.