UFRJ Consulting Club
UFRJ Consulting Club
3 min readSep 26, 2016

--

A Matriz BCG

A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting Group em 1970. Mesmo tendo sido criada há mais de 40 anos, ela continua sendo extremamente relevante no mundo dos negócios.

Essa matriz 2x2 (ver imagem acima) fornece uma maneira de empresas conseguirem gerenciar seu portfólio de produtos. E, assim, analisar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de forma sistemática e disciplinada.

Sua importância é tanta que já foi considerada pela Harvard Business Review como um dos “Frameworks que mudaram o mundo”.

“A company should have a portfolio of products with different growth rates and different market shares. The portfolio composition is a function of the balance between cash flows… Margins and cash generated are a function of market share.” — Bruce Henderson, “The Product Portfolio”, 1970

A matriz BCG divide os produtos de uma empresa baseada em dois fatores: crescimento de mercado e market share relativo e a partir deles os produtos são divididos em quatro categorias.

i) Produtos com grande market share relativo e baixo crescimento de mercado são denominados “vacas leiteiras”. Geralmente são produtos que têm grande participação dentro do fluxo de caixa da empresa e precisam de pouco investimento para se manter no mercado. A receita gerada por estes produtos deve ser usada para investir em novas oportunidades.

ii) Produtos que possuem altas taxas de crescimento e de market share são denominados “estrelas”. Eles geralmente têm um resultado positivo. Entretanto deve se continuar investindo em marketing para manter sua posição frente aos concorrentes, e assim, tornarem-se vacas leiteiras, após a estabilização do mercado.

iii) Produtos que apresentam altas taxas de crescimento e baixo market share são denominados “pontos de interrogação”. Esses produtos demandam grande investimento para obter uma posição melhor em relação aos concorrentes, o que, consequentemente, afeta o fluxo de caixa. Por isso, são incógnitas. Enquanto há uma perspectiva boa, de tornarem-se “estrelas”, devido ao aquecimento de mercado, podem tornar-se produtos de baixo retorno se não for feito um investimento na participação do mercado.

iv) Produtos que possuem baixo crescimento de mercado e baixo market share relativo são denominados “abacaxis”. A baixa participação de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. É necessária uma avaliação quanto a um novo investimento ou a desistência do produto. Não há perspectiva de melhoras devido principalmente à estabilização do crescimento, e à baixa participação do mercado.

Conclusão

A tendência de um mercado específico é se estabilizar. Dessa forma, todos os produtos vão se tornar vacas leiteiras ou abacaxis em algum momento. O valor de um produto é dependente da sua capacidade de obter posição destaque dentro de seu mercado.

A grande vantagem de construir uma Matriz BCG é conseguir gerar uma maneira visual e intuitiva de analisar seu portfólio de produtos. A partir dela, é possível conseguir gerar planos de ação mais eficientes para melhorar os resultados de uma empresa.

Sendo assim , uma empresa que deseje ter um portfólio balanceado e que potencialize suas oportunidades de crescimento precisa ter:

  • Estrelas que garantam o futuro.
  • Vacas leiteiras que forneçam o capital necessário para o crescimento da corporação.
  • Pontos de interrogação que possam se tornar estrelas com a injeção de recursos.

--

--

UFRJ Consulting Club
UFRJ Consulting Club

Perfil oficial do Clube de Consultoria da UFRJ baseado na Escola Politécnica.