O Plano de carreira da consultoria

UFRJ Consulting Club
UFRJ Consulting Club
3 min readSep 15, 2016

Trabalhar na consultoria é sinônimo de crescimento profissional acelerado. Entenda melhor quais são cargos ocupados e suas respectivas funções.

Uma das principais vantagens do mercado de consultoria é a oportunidade de aprendizado e crescimento rápido dentro da empresa. A ideia é que a estrutura de uma consultoria possa garantir flexibilidade de acordo com as necessidades de cada um e ofereça um desenvolvimento profissional único. Além disso, ciente de que nem todos os funcionários têm o objetivo de serem sócios da empresa, também há uma preocupação em ser uma base para uma carreira de sucesso fora do mundo da consultoria.

Nesse sentido, vamos apresentar nesse texto o plano de carreira de um funcionário de uma das maiores consultorias estratégicas do mundo, o BCG. Assim, será possível entender de forma clara e lógica como é o crescimento dentro da empresa.

Os cargos em ordem hierárquica, assim como suas respectivas funções e responsabilidades, estão apresentados abaixo.

Dependendo do momento de entrada, é possível começar como estagiário. Aqui, entretanto, começaremos pelos associados e seguiremos a carreira tradicional desse mercado.

Associado: O papel de um associado é ser “analista” nos projetos. Sua principal função é recolher dados e realizar análises a fim de gerar material para discussão, tudo com a orientação do Project Leader ou Principal do projeto em questão. Além disso, o Associado tem contato direto com o cliente, desde conversas até apresentações formais sobre o projeto. Dessa forma, é colocada em prática a capacidade de resolução de problemas, de raciocínio analítico e de comunicação.

Consultor: Nesta etapa da carreira, há a necessidade de desenvolver um conhecimento mais maduro, assumindo mais responsabilidades em relação aos projetos. A natureza do trabalho de um consultor e associado é basicamente a mesma, a diferença reside no nível de autonomia de cada um dentro do projeto. Um consultor deve realizar seu trabalho de forma mais independente, precisando de menos interações com o Project Leader ou Principal.

Project Leader: O foco principal de um Project Leader é garantir o bom andamento do projeto. Nesse sentido, o Project Leader tem visibilidade de todas as frentes de trabalho que estão sendo realizadas pelos Associados e Consultores e deve orientá-los em como melhor realizar o trabalho. Além disso, geralmente, o Project Leader, por ser mais experiente, é mais especializado em certas áreas da indústria.

Principal: O papel de um Principal é gerenciar o relacionamento do cliente em relação ao time do projeto e à empresa. Dessa forma, ele dá suporte ao cliente em temas que não tangem diretamente ao projeto, mas que fazem parte do papel de uma consultoria. São tarefas de um Principal, por exemplo, debater soluções com os clientes e conversar sobre demais problemas de sua empresa.

Sócio: Ser sócio é o maior reconhecimento de mérito profissional em uma consultoria. Por ser de fato dono da empresa, ele tem papel determinante na definição da cultura, na estruturação das diretrizes e no acompanhamento das ações globais da Consultoria. Dotados de vasta experiência e conhecimento intelectual, são responsáveis não só por conduzir a Consultoria, mas também por fornecer suporte aos times com o conhecimento adquirido durante todos os seus anos de experiência.

--

--

UFRJ Consulting Club
UFRJ Consulting Club

Perfil oficial do Clube de Consultoria da UFRJ baseado na Escola Politécnica.