10 erros comuns de UX e suas e soluções

Explicados com GIFs

É óbvio que a experiência do usuário é extremamente importante quando você está projetando algum produto. Você quer se comunicar de forma eficaz e inspirar seus usuários a continuar utilizando o seu produto. Mas não terá muito sucesso se seu design deixar as pessoas perdidas, confusas ou simplesmente irritadas.

Vamos explorar cada erro e suas soluções para mantê-lo afiado.

1. Não pesquisando o suficiente

Ao criar um aplicativo ou site, é extremamente importante fazer pesquisas sobre o seu público para criar algo relevante, considerando suas exigências. Afinal, você está gastando uma enorme quantidade de dinheiro em fazer um design centrado no usuário. Portanto, entender o comportamento e as demandas do seu público é crucial para ter bons resultados.

2. Falta de Teste A / B

Antes de lançar um projeto, você precisa fazer vários testes para se certificar que a interface é capaz de gerar os melhores resultados. Para remover todos os tipos de erros, realize testes A / B várias vezes até ficar satisfeito. O processo é bastante demorado, o que exige muita concentração e dedicação, mas sempre garante bons resultados.

3. Uso excessivo de formulários

Ao criar um design, a satisfação do usuário deve ser prioridade. Se um usuário tiver que responder muitos campos de formulário, ele pode ficar sem paciência e desistir de terminar. Pergunte a si mesmo quantas vezes você se inscreveu em um aplicativo com muitos campos de formulário? É por esse motivo que você precisa ser direto e simples, eliminando todas os campos irrelevantes.

4. Forçando os usuários a se cadastrar

Inúmeros sites forçam novos usuários a criarem uma conta, mesmo que a tarefa que o usuário deseja fazer seja simples e não haja necessidade em se cadastrar. Do ponto de vista UX, a necessidade de iniciar uma sessão deve ser eliminada, ou pelo menos, ignorada até o mento em que isso seja realmente necessário.

5. Não otimizando o celular

Más experiências e baixas conversões são gerados quando os usuários precisam esperar até que todas as imagens ou elementos sejam carregados. Uma das maneiras mais fáceis de prevenir esse problema é recorrer ao design responsivo. Dessa forma, não será preciso criar múltiplos sites para diferentes devices.

6. Interface de usuário confusa

Um visitante aleatório pode baixar seu aplicativo ou visitar o seu site pela primeira vez, mas depois de experimentar uma interface complicada, ele não pensará duas vezes em não utilizá-lo mais. Se certifique em manter a interface simples e fácil de usar, para que os usuários possam lidar com isso sem enfrentar nenhum problema.

7. Falta de feedback

Não incluir a opinião do usuário para fazer ajustes em seu projeto será um grande erro. Nós, como designers do produto, achamos difícil imitar a mesma experiência que um novo usuário teria. É por isso que pedir feedback é essencial, em vez de assumir isso nós mesmos. Além disso, é importante resolver qualquer falha o mais cedo possível. Se você vai deixar isso para o último minuto, há uma grande chance de afetar todo o projeto.

8. Conteúdo fraco

Será bastante difícil de cativar usuários se o conteúdo não é interessante, não importa o quanto o design é atraente. Se você está escrevendo para um site, blog ou mesmo para um aplicativo, o conteúdo é muito importante. Isso marca o estilo e incentiva os usuários a explorarem mais. Certifique-se de usar CTAs adequados (call-to-actions), para ter melhores resultados e ajudar os usuários a tomarem as ações corretas.

9. Falta de narração de histórias

As pessoas tomam muito tempo em compreender o conceito central por trás de algum produto. Para tornar a experiência do usuário memorável, você deve dar ao conteúdo um toque de contar histórias e guiar o usuário nessa “viagem” quando estiver utilizando o site/app.

10. Não fazer os usuários felizes

No final das contas o objetivo final de um app ou site é conseguir que os usuários paguem pelo seu uso, a maneira mais legítima de fazer isso é gerando boas experiências e fazendo os usuários felizes. Iniciando um projeto que gera a satisfação em sua experiência, pode prometer ótimos resultados, como convertendo um novo usuário em cliente.

Se você cometeu esses erros antes, não se preocupe. A razão pela qual listei eles é porque são comuns. Em caso de dúvida, apenas pergunte a você mesmo o que o usuário faria e é claro peça para outras pessoas darem as suas opiniões também. Enquanto você estiver comprometido em colocar o usuário em primeiro lugar, você sempre estará à frente do jogo. 😉

Muito Obrigado por ler esse texto. Se você gostou, recomende, compartilhe, me mande uma mensagem no twitter ou responda se deseja discutir o assunto!