Como a psicologia afeta o seu Design

Quando se trata de projetar seu site ou app, os pequenos detalhes fazem toda a diferença para a experiência do usuário. Portanto, qualquer decisão sobre o design deve ser cuidadosamente considerada para garantir que os usuários tenham a impressão correta sobre o produto.

Design não é apenas a criação estética, na verdade para criar um produto que cumpre com eficácia seus objetivos, o designer precisa entender como os diferentes elementos do layout afetam o humor ou atitude do usuário e isso é identificado como a psicologia do design.

Aqui nós descrevemos algumas das áreas dentro do design que têm maior impacto sobre a psicologia dos usuários para que você possa projetar layouts eficazes e que despertam as emoções certas, incentivando os usuários a utilizar o produto mais vezes.

Construindo confiança

Compreender o comportamento humano é a chave para o sucesso do negócio. Para influenciar uma marca ou ação específica sobre o usuário você tem que ganhar sua confiança. Imagens e cores são uma maneira fantástica de gerar estes resultados.

Seja honesto com eles e torne todas as ações tão fácil quanto possível. Se você estiver vendendo produtos em um site de comércio, certifique-se que todas as informações, desde os preços até a compra do produto sejam a mais simples e claras possíveis. Certifique-se também que todo o conteúdo é construído com mensagens relevantes e envolventes. Seu site deve ser capaz de transmitir a sua mensagem de uma maneira confiante e clara.

5 tipos de Gatilhos psicológicos

O gatilho é algo que desencadeia a lembrança de uma parte da nossa memória e transporta a pessoa de volta para o seu trauma original. Por exemplo uma pessoa que tem pânico de cobras, um tipo de gatilho que ativaria seu trauma seria qualquer som similar ao guizo de uma cascavel.

Mas essa técnica também pode ser utilizada para gerar bons resultados como respostas emocionais que ajudam a influenciar os usuários a tomarem certas ações.

Gatilho #1 - CONTEÚDO

Texto bem redigido pode ser cheio de gatilhos emocionais, como seres humanos temos um desejo natural de ser parte de algo maior do que nós. Uma ótima maneira de fazer isso é usando uma influência social informacional conhecido como “prova social”. Em design e marketing, a prova social é o método de fazer um indivíduo executar uma ação com base nas ações pré-existentes tomadas por um grupo.

Compare as seguintes chamadas para a ação:

1. “Clique aqui para baixar grátis nosso ebook”

2. “Junte-se às 2.934 pessoas que já fizeram o download gratuito do nosso ebook”

Como você pode ver, o segundo método de escrita emprega prova social, informando o usuário que um grande número de pessoas já fez o download do ebook. A segunda frase faz duas coisas, primeiro ele convida para os usuários pertencer a um grupo (as 2.934 pessoas que já fizeram o download) e, segundo, devido ao grande número de downloads, indica ao usuário que é um download vale a pena a ação de ter o ebook.

Gatilho #2 -IMAGENS

Outras características de projeto (ou seja, fontes, cores, imagens, etc.), reforçam a comunicação desejada, o envolvimento dos usuários e interação podem ser aumentado dramaticamente.

As imagens são úteis para reforçar conceitos, por exemplo o uso de rostos pode chamar a atenção ou criar um clima.

“As pessoas vão se identificar naturalmente mais com imagens de pessoas do que de objetos, paisagens ou abstrações”. Neilsen, Eyetracking Web Usability, 2010.

Além disso, a expressão da pessoa retratada vai influenciar a forma como o usuário se sente sobre o site. Alguém feliz e sorridente irá transmitir uma sensação de bem-vindo, onde uma imagem de triste, como crianças famintas vai transmitir tristeza e desespero. Usuários vão se apegar as emoções daqueles representados.

Gatilho #3 -ESPAÇO

A maneira em que seu layout está organizado pode ter um grande impacto sobre a forma como os usuários se sentem sobre isso. Se ele está cheio de conteúdo, imagens e links de uma maneira desorganizada, isso vai confundi-los e deixá-los desmotivados para explorar o seu produto.

Você pode evitar que isso aconteça usando espaços em branco. Estas são as áreas do design que são completamente em branco — livre de conteúdo e elementos visuais. A vantagem de usar o espaço em branco (especialmente em torno do seu conteúdo) é que ele dá aos usuários a chance de respirar e absorver a informação que você está fornecendo.

Eye Tracking the Format

HeatMap of Facebook homepage 15sec — https://www.flickr.com/photos/k2_ux/5496776407

A maioria dos sites têm a logo no canto superior esquerdo devido as pessoas fazerem a leitura no padrão chamado ‘Z’. É por isso que é importante colocar o conteúdo mais relevante dentro desse padrão. Além disso, cada página em um site deve ter um foco óbvio, seja para vender um produto ou para informar o visitante sobre um determinado assunto. Essa página precisa sempre enfatizar o ponto focal, garantindo que os usuários estejam cientes do que eles estão fazendo neste local.

Gatilho #4 -COR

As cores também têm conotações que podem afetar o modo como os usuários se sentem sobre o seu layout. Por exemplo, a cor azul tem conotações de confiança e dependência, sendo uma boa escolha para negócios sociais. Já as cores laranja e amarelo são mais aconchegantes e acolhedoras sendo ótimas para conteúdos que querem criar um clima amigável e construir conexões pessoais com os usuários.

Gatilho #5 -TIPOGRAFIA

A tipografia é importante na sua concepção global dentro da identidade visual. Há várias tipografias para escolher, mas deve-se tomar cuidado nessa escolha porque cada fonte pode transmitir mensagens diferentes e criar certas impressões sobre seus visitantes.

Por exemplo, fontes do tipo serifa, como Times New Roman tendem a ser vistas como mais sérias do que as fontes san-serif como Verdana, que são vistas como mais modernas e informais.

Você precisa pensar sobre o que você quer dizer para os usuários e que tipo de letra pode ajudar a passar a mensagem melhor.

Conclusão

Esses são só alguns dos gatilhos, mas já podemos entender que quando se trata de criar um design é importante utilizar todas as armas que temos a nosso favor, por isso estudar psicologia é tão importante para nós designers. Já que as vezes pequenos detalhes fazem toda a diferença sobre o impacto psicológico das pessoas. E devemos sempre tomar cuidado com a apresentação do conteúdo e garantir que seja afeita a melhor impressão possível sobre os usuários.

___
Se você gostou de ler este artigo, eu irei apreciar
se você apertar o botão ♥. Espalhe o amor ☻.