Estratégias Lucrativas para o Design de E-commerce

Open Shop by Manoj Jadhav

Os e-commerces estão crescendo, disparando, assim as pessoas estão ficando cada vez mais confiantes em comprar coisas on-line. Conforme a matéria do E-commerce News: Para este ano, a ABComm projeta crescimento de 15% e faturamento de mais de 69 bilhões de reais.

As projeções também apontam para a consolidação das vendas através do celular. A expectativa é que as vendas via mobile totalizem 33% do total de pedidos, contra 28% em 2017.

Aplicativos e otimização dos sites deverão puxar os investimentos das empresas para 2018 com o propósito de aprimorar a visualização de produtos em dispositivos móveis, o que proporcionará uma melhor experiência do cliente.

Todos esses números ainda não pararam de crescer e não é atoa que nos últimos anos vemos o crescimento do interesse das grandes e pequenas empresas em estabelecer sua presença online por meio de sites e/ou aplicativos. Por isso que hoje eu ofereço a você um artigo contando um pouco mais sobre estratégias e melhores práticas em UI Design para e-commerce.

​1. Faça a marca ser reconhecida instantaneamente.

Razer Product Information by Jordan Jackson

​Do ponto de vista comercial, branding é algo crucial, pois permite fornecer uma personalidade a um produto, empresa ou serviço. Em termos gerais, branding são ações alinhadas ao posicionamento, propósito e aos valores da marca que ajudam a construir a percepção na mente do cliente. Seu objetivo não é somente a mente do consumidor, mas também seu coração.

Branding é essencial no design da interface de um e-commerce. A indentidade integrada na interface é uma maneira eficaz de aumentar o reconhecimento da marca. Se antes for feita uma pesquisa adequada de mercado e de usuários, para definição do público-alvo, uma análise da concorrência e o desenvolvimento da marca, o designer, tendo acesso a todos esses dados previamente, poderá inciar o processo de design da interface e seu produto terá mais chances de ser reconhecido de maneira mais rápida e fácil pelo consumidor.

Nesse caso, o UI Designer ao montar sua paleta de cores, formas, tipos e fonts, ilustrações e ícones, considerará as soluções de design apropriadas e correspondentes ao conceito geral da marca. Tudo isso proporciona um sentimento mais natural e harmônico da interface como parte integrante dessa marca.

Existem várias maneiras de integrar o branding na interface, confira algumas partes do layout que são mais eficientes para se fazer isso:

Apple Store Header

Headers.

Os headers são uma área de alta visibilidade na interface, então colocar elementos estratégicos da marca nele, é uma ótima maneira de torná-la memorável.

Met Bazaar Splash screen by Srinivasan Rajan

Splash Screens.

Nos aplicativos, a splash screen, ou tela de abertura, é a primeira tela que o usuário vai ver enquanto o aplicativo carrega. É uma boa idea usar a logo, uma ilustração ou qualquer outra coisa que remeta a marca. Além disso, adicionar um pouco de efeito, com animações leves, pode tornar a experiência ainda mais atraente e duradoura.

IKEA Online Redesign by Netguru

Mascote.

Mascotes são imagens, geralmente personificadas, que muitas vezes representam a identidade da marca, produto ou serviço e podem ser sua convenção simbólica em todo o site ou aplicativo.​

2. Torne os CTA (Calls to Action) bem visíveis

Nike Sneakers by uixNinja

Calls to action (CTA), em particular, devem ser vistas instantaneamente nos primeiros segundos da página ou da tela. Nas interfaces para e-commerce, os elementos CTA são o fator central da interação efetiva com o produto, desempenhando um papel crucial na usabilidade e navegabilidade e, portanto, na obtenção de lucros. Quanto todo o caminho de compra é construído de maneira clara para o usuário, mas o CTA não é bem pensado ou projetado da forma correta, o consumidor pode ficar confuso e precisará fazer um esforço adicional para concluir seus objetivos, aumentando o risco de rejeição.

3. Minimize o esforço do usuário o máximo possível

Pessoas que compram pela internet dão grande importância à economia de tempo, por isso devemos economizar tempo e esforço dos usuários dia após dia. Aqui estão algumas práticas de design que podem fazer a interface poupar esforços:

E-commerce Concept

​Mostre Produtos Relacionados.

Coloque na página do produto recomendações de outros itens que possuam aspectos semelhantes, isso vai tornar o processo de pesquisa e navegação muito mais rápido para os usuários. No entanto, é crucial que você confira com a equipe de desenvolvedores que essa seção seja possível e funcione para mostrar produtos relacionados, e não aleatórios.

TedTodd Quote Tool by Focus Lab

​Minimize o número de cliques.

Se ir de página em página ou ir pulando de tela em tela não for parte da jornada do funil de vendas, reduza ao máximo o número de clicks dados pelo usuário. O excesso de operações deixam as experiências cansativas e irritantes, dificultando a retenção de consumidores.

Amazon Sign In

Simplifique o processo de login.

Imagine uma situação na qual você entra em um incrível site que vende o produto dos seus sonhos, e eles são apresentados de uma maneira tão estilosa que você quer comprá-los de imediato. Mas, quando você clica em “comprar”, é levado para uma página com um grande formulário de cadastro em que é obrigado a preencher. Isso vai fazer sua emoção de querer comprar algo ali e agora desaparecer naquele instante, não vai?

Nem todos os usuários estarão aptos a preencher o formulário, desse modo o site ou aplicativo irá perder boa parte de seus clientes, por isso é necessário fazer um processo de cadastro/login simplificado.

​​4. Ative o poder da Psicologia das Cores

Check-out Concept by Nathan Dias

​As cores dão um grande suporte na hora de exibir uma mensagem. Esteja atento não somente às cores com base na marca ou aparência, mas também nos significados psicológicos que elas carregam e que podem ser usadas para influenciar o usuário em suas ações. Como estamos acostumados a associar certas cores a ações, por exemplo, a cor verde para avançar e o vermelho para retroceder, trocar seus sentidos na interface pode fazer o usuário cometer erros na hora de completar um objetivo.

5. Elementos visuais dando conta do recado

TheFeed — Food for athletes by Virgil Pana

Uma imagem vale mais que mil palavras, e isso não é só porque é mais atraente ou bonito, mas também porque imagens são percebidas mais rapidamente do que palavras. Normalmente usuários não leem todo o conteúdo da página ou da tela, em vez disso, eles dão uma breve escaneada para entender do que se trata e ver se possui algo de interessante.

6. Utilize os fundamentos do Design a seu favor

E-commerce UI interactions by Cuberto

Conhecendo os modelos de eye-tracking, os princípios da Gestalt e da Hierarquia Visual, os designers podem colocar os elementos centrais de interação nas zonas de alta visibilidade. Além disso, o conteúdo visual atraente, seja uma foto, uma ilustração ou uma animação, pode se tornar outra fonte de informação ao usuário sobre a proposta de valor fornecida pela empresa.

7. Não se esqueça dos depoimentos e dos sinais de confiança

Feedback by Bill Labus

Uma das partes mais poderosas de um site é a página de depoimentos. Grandes depoimentos dizem às pessoas que o produto ou serviço não é apenas bom, mas impressionante o suficiente para que elas se deem aotrabalho de comentá-lo. Ao tomar uma decisão sobre uma compra, os consumidores tendem a considerar referências e depoimentos como fatores positivos, portanto, certifique-se de que eles estejam disponíveis e que sejam facilmente encontrados.


Os exemplos e estratégias de design para e-commerce oferecidos com certeza não abrangem todo o escopo de questões a serem consideradas nesses projetos. No entanto, eles podem servir como uma lista de verificação útil ou uma fonte de inspiração de design de interface do usuário àqueles que visam à criação de plataformas fáceis de usar e que suportem as metas de negócio. Sem dúvida, o melhor design de interface para e-commerce é aquela que deixa 
um comprador feliz e traz lucros para as partes interessadas.