Lidando com erros em Sistemas

Usabilidade é, grosso modo, a característica que define a FACILIDADE de uso de um produto, sistema ou aplicativo. Ou seja, se um produto é fácil de usar, rápido de aprender, não te estressa e você não quer jogar ele na parede ele tem uma ‘boa usabilidade’. Certas coisas que acontecem quando você usa um produto, como você não saber o que fazer numa tela, são considerados então erros de usabilidade.

Para saber se um sistema funciona da maneira que um usuário imagina, se o sistema ou produto é eficiente, podemos fazer algo chamado teste de usabilidade (que é a melhor forma de encontrar os erros de usabilidade).

Além disso podemos fazer uma análise heurística — utilizar um conjunto de ‘regras’ que servem para guiar o desenvolvimento das telas e interações e assim garantir uma melhor experiência para o usuário.

Um conjunto de regras importante e muito utilizado é o conhecido como Heurísticas de Nielsen.

Como evitar que usuários cometam deslizes ou erros de interpretação no seu site ou sistema?

No novo vídeo do UXNOW vamos conversar sobre duas heurísticas que tratam justamente desse assunto: Prevenção de Erros e Recuperação de Erros.

Para conhecer todas as heurísticas, veja no próprio site do Nielsen Norman Group o artigo original:

https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/

Aliás, o UXNOW é um canal de Youtube sobre UX que tem como principal objetivo levar informações sobre Experiência do Usuário para quem é novo na área. Aproveite e envie alguns vídeos para aquele parente que você já se cansou de explicar o que faz da vida. ;)