O que é UI Design e UX Design?

UI Design não é UX, e UX não é UI, mas ambas disciplinas caminham juntas para tornar a experiência do usuário melhor e mais fácil.


Interface vs Experiência

O que é UI Design?

UI Design, ou User Interface Design (Design de Interface do Usuário), é o meio pela qual uma pessoa interage e controla um dispositivo, software ou aplicativo. Esse controle pode ser feito por meio de botões, menus e qualquer elemento que forneça uma interação entre o dispositivo e o usuário.

Um bom projeto de UI antecipa as necessidades do usuário e garante que a interface contenha elementos de fácil acesso e utilização, fornecendo o que é chamado de experiência “user-friendly”, ou seja, uma experiência que é amigável e que não cause frustrações ao usuário.

É muito comum confundir UI Design com UX Design, e por mais que os nomes sejam parecidos, suas abordagens são bem diferentes. UX está relacionado com a experiência do usuário e com seus sentimentos, já UI é a maneira pela qual o usuário alcançará essa experiência. Há uma analogia citada por Dain Miller em um artigo do blog Web Designer Depot que ilustra muito bem o que eu quero dizer:

“UI is the saddle, the stirrups, and the reigns. UX is the feeling you get being able to ride the horse, and rope your cattle.”

É importante entender que User Interface não é só sobre como uma aplicação ou dispositivo se parece, nem quais cores ou formas o compõe. UI é sobre como ele funciona e sobre como a interação será realizada, indo muito além da aparência que esse produto possui.

Qual a diferença entre UI Design e UX Design?

Confundir estes dois termos é mais comum do que você imagina.

Com a incrível quantidade de nomenclaturas existentes hoje em dia para definir todas as áreas que envolvem o design, não é de se surpreender que vez ou outra nos confundimos ao utilizá-las.

Em primeiro lugar, o que você precisa saber é que os dois termos tem significados diferentes, mas que eles se complementam e são fundamentais para um bom design. Podemos dizer que eles possuem uma relação simbiótica, visto que se beneficiam mutuamente para alcançar um resultado final satisfatório.

Jakob Nielsen e Donald Norman resumem a Experiência do Usuário como uma forma de englobar todos os aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos, ou seja, ela é responsável por estudar as melhores maneiras de atender as necessidades dos usuários e deixá-los satisfeitos com todo o processo. Eles complementam dizendo que a verdadeira experiência do usuário vai muito além de somente fornecer aos clientes o que eles dizem querer, sendo necessário fazer com que eles se sintam alegres por possuírem seu produto e felizes em utilizá-lo. Desta forma, para trabalhar com UX é necessário que o designer estude e avalie como os usuários se sentem sobre um sistema, levando em consideração aspectos como a facilidade de uso, percepção de valor do sistema, utilidade, eficiência na execução de tarefas e demais características para propor a melhor solução a um determinado problema.

Também é necessário que o UX Designer tenha uma visão ampla de todas as disciplinas que a e envolvem — e existem muitas delas, como você pode ver no gráfico abaixo desenvolvido por Dan Saffer — pois é a junção de todas que resultam na experiência final do usuário.

Disciplinas que envolvem o UX Design — Dan Saffer

Sabendo que o UX Design trabalha com as emoções e experiências dos usuários, fica mais fácil entender que o UI é justamente a ponte responsável por fazer com que essas experiências aconteçam. De acordo com Jef Raskin, um especialista em interação humano-computador americano conhecido por ter iniciado o projeto do Macintosh para a Apple Computer no final da década de 1970, a interface é a maneira que você realiza tarefas com um produto, ou seja, o que você faz e de que forma ele responde.

Conclusão

Sintetizando tudo o que foi falado até agora, o UI Design é a interação entre a interface e o usuário, já UX é como essas interações trabalharão o lado emocional do usuário, a sua experiência com o sistema.

Gostaria de receber mais conteúdos como esse? Assine a minha Newsletter e tenha uma Coolradoria semanal diretamente em seu e-mail. Você pode acompanhar meu trabalho me seguindo no Twitter também.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.