Por que não participo mais de "testes de avaliação" técnica em UX/UI

Lenine
UI Lab
Published in
5 min readApr 21, 2020

O risco de usarem sua ideia e não te chamarem por ela é muito grande.

Imagine esses 3 perfis

  1. Você está buscando novas oportunidades, trabalha o dia todo, seu único horário livre é depois do expediente, que você utiliza para fazer alguma atividade (ir na academia, estudar, etc). No final de semana é descanso, lazer ou outra atividade que você não consegue realizar durante a semana.
  2. Você está buscando novas oportunidades, seu portfolio é rico em detalhes, tem projetos interessantes, você é experiente, atua no ramo a muito tempo, tem o "carimbo" do mercado.
  3. Você está buscando novas oportunidades, está desempregado, é super criativo, antenado com as informações, não tem experiência MAS tem boas ideias.

Poderia criar outros perfis, mas acredito que esses atendam uma boa parte da população UX Designers, UI Designers, e áreas correlacionadas.

Agora, uma situação comum a todos.

Você foi contactado para o processo seletivo, passou pela triagem do RH e está entrando na etapa da "avaliação técnica". Okay até aqui? Vamos em frente.

É passado um briefing do desafio, normalmente é para sugerir/fazer uma "melhoria no app da empresa". Parece script de filme de ação. Abaixo, tem um exemplo REAL do que estou falando. Recebi essa mensagem essa semana — troquei o nome da empresa, mas o texto é o mesmo.

Obs.: Reparem no trechos destacados.

Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes

Já passei por uma situação bem embaraçosa alguns anos atrás (final de 2018), participei de uma "avaliação técnica" em uma startup famosinha do ramo de gastronomia aqui no Rio. O script é padrão: "pense em algo novo", "faça uma boa UI", "melhore a usabilidade", "UX aqui, ali, acolá", etc.

Fiz. Voltei na empresa, apresentei, defendi as escolhas e expliquei cada detalhe. Disseram que iriam "avaliar" e me retornariam um feedback positivo ou negativo sobre a vaga. Voltei para minha casa.

Modéstia a parte, ficou muito bom. Ficou tão bom, que a empresa após as "avaliações técnicas" utilizaram as minhas ideias na atualização seguinte do app. Sendo que isso foi implementado no mês seguinte após o “recrutamento” e “avaliações técnicas”. As minhas sugestões de melhoria estão lá até hoje (2020) no aplicativo.

Ficou tão bom, que a empresa utilizou as minhas ideias.

Na época eu mandei um email para o “Head de Design” pedindo um esclarecimento sobre o ocorrido. Ele alegou: “a solução que você desenhou já estava dentro do nosso escopo”.

Mas você deve estar se perguntando: “quem garante que o Head de Design não está dizendo a verdade?”, simples, todo designer tem a sua “assinatura”, que pode ser: o detalhe — hexadecimal— na escolha da cor, a inclinação do gradiente, a fonte específica para uma determinada área do app, um ÍCONE bem trabalhado, etc.

Detalhe — hexadecimal — na escolha da cor

Outro exemplo — ruim

Em duas ocasiões, em empresas diferentes, após passar pela triagem e conversar com o recrutador, me foi passado uma avaliação técnica — tão surreal que quando eu vi, comecei a rir sozinho. A empresa pedia de forma literal que fosse feito todo o redesign do app. Quando digo todo, é TODO mesmo. Splash screen, onboarding, interação, ícones, cores, tipografia, arquitetura, animações, etc. Tudo isso em um prazo de 1 semana, após o recebimento do email. Na época eu fiquei curioso e fui ver/testar o app, eu contei por baixo umas 25 telas.

Retornei o email dizendo que não iria fazer, pois não tinha tempo hábil para isso, e mesmo que tivesse, seria inviável fazer aquilo dentro do prazo por causa da riqueza de detalhes exigida.

E hoje, o que eu faço?

Na verdade eu já fiz. Meu portfolio. Tenho projetos detalhados, explicação de cada etapa, processos, tecnologia aplicada, resultados, etc. E quando um recrutador faz contato e passo para a etapa seguinte — avaliação técnica— normalmente eu digo de forma educada que: "Não vou fazer a avaliação por que não tenho tempo, o que você precisa saber está no meu portfolio." ou sugiro que:"Posso montar uma apresentação com um case MEU e explicar os detalhes.". Mas executar uma avaliação técnica, não mais.

Tem recrutador que não aceita, mas a maioria aceita de boa — depois de uma conversa e explicação dos fatos. Nos meus últimos 3 empregos eu não precisei fazer avaliação técnica, foi análise de currículo e portfolio. Just like that!

Massssss

Claro que tudo tem excessões, vamos dizer que "aquela" empresa ou startup iradíssima que você sempre quis trabalhar te chama para uma oportunidade e tem uma avaliação técnica. Claro que eu vou fazer a avaliação.

Dinheiro não aceita desaforo.

Vamos supor que estou desempregado, precisando de grana. Sou chamado para uma entrevista e tem avaliação técnica, claro que eu vou fazer a avaliação. Dinheiro não aceita desaforo. A única coisa que sempre vence nesse mundo são os boletos!

Conclusão

Onde eu quero chegar com isso tudo?

Eu não tenho uma resposta definitiva: "faça assim" ou "faça assado", tenho apenas o exemplo do que eu faço — e funciona para mim. Conheço amigos e outros profissionais que fazem o mesmo.

Mas caso você se depare com esse tipo de situação, pense muito no que você vai fazer, veja os Prós e Contras. O risco de usarem sua ideia e não te chamarem/pagarem por ela é muito grande. Falo por experiência própria. Você se sente enganado. A sensação é bem ruim.

Monte seu portfolio, coloque projetos realmente BONS, explique as tomadas de decisões, o processo, etc. Aí, quando você se deparar com esse tipo de situação, você pode ter uma opção de avaliação a seu favor.

Lembra dos perfis que eu fiz lá no início do artigo? Me encaixo na 1ª e 2ª opção.

E aí, você já se deparou com alguma situação parecida? Comente, existe a possibilidade de alguém ter passado pela mesma experiência e você não sabe.

My stuff

www | linkedin | twitter | instagram

No bullshit. ​No gimmicks​. You got it! I make money not art.

--

--

Lenine
UI Lab

Product Designer. Devido a minha prática constante de cinismo e desapego, consigo evitar debates acalorados sem noção e "mimimi". No bullshit.