Por que seu processo de design deve começar com conteúdo

Você provavelmente já teve a experiência de pedirem pra começar o design sem conteúdo algum, eles falam a ideia que tem em mente e pedem pra usar Lorem Ipsum ou copiar de algum concorrente. Não sei quanto a você, mas a minha reação sempre será essa:

Usando texto manequim muitas vezes resultam em um design esteticamente agradável, mas irrealista. O que é pior, cria a ilusão de que o conteúdo é secundário.

O fato é que os usuários vêm pelo o conteúdo e não pelo design. O conteúdo é de longe o elemento mais importante no design da interface do usuário. Um site ou app com uma estrutura simples, mas com o conteúdo de qualidade é muito melhor em testes de usabilidade do que um layout agradável com texto mal escrito.

Navegar pelas páginas de um produto que se preocupa com cada detalhe dos textos para tornar a experiência mais humana e te fornecer autonomia para fazer o que é preciso ser feito é como tomar mais uma dose de motivação para continuar utilizando o produto. — Willian Matiola (Interface Writing amigável para maximizar a experiência de uso de um produto)

Como projetar conteúdo antes do design

1. Conheça qual é propósito

Pessoas sempre acessam sites/apps por algum motivo, elas geralmente desejam realizar algo e buscam por alguma maneira de fazer isso, um bom produto irá proporcionar as ações certas no momento certo. Mas para fazer isso, o projeto precisa ter o conteúdo correto. Certifique-se de que o conteúdo que você tem é de fácil entendimento e que de fato fornece a informação adequada.

2. Como pensar no conteúdo em primeiro lugar ?

A melhor maneira de descobrir qual tipo de conteúdo deve ser utilizado é imaginar uma conversa entre duas pessoas reais. Por exemplo no mundo real, se você está falando com um potencial visitante:

  • O que seria que essa pessoa iria perguntar?
  • O que eles precisam saber para entender o que o produto tem a oferecer pra eles?
  • Qual é o melhor tipo de abordagem (formal/informal)?

Crie sua própria lista de perguntas possíveis e em seguida insira isso no conteúdo. Será que eles combinam? O que você pode fazer para responder da melhor maneira possível?

3. “Content first” não é apenas texto

Para definir o conteúdo não significa necessariamente apenas gerar o texto, por mais que o conteúdo textual seja uma ótima ferramenta para se comunicar, elementos visuais como imagens ou interações também servem como conteúdo. Pois no final das contas todos os elementos irão trabalhar juntos para gerar o melhor resultado.

Digamos que você está criando a página de um app, a imagem desse produto é super relevante e o próprio texto naquela seção será gerado para apresentar as suas especiais características. Então no conteúdo inicial já deve ser detalhado se é necessário usar alguma imagem específica do produto.

4. Não use “lorem ipsum”

Lorem ipsum lhe dá a falsa impressão de que o projeto já está na fase final, e que mudar o texto é a única coisa que precisa ser feito.

É muito provável que as informações simplesmente não vão se encaixar, uma vez que o conteúdo final precisa ser incluído. Por isso, é preciso integrar o conteúdo real assim que possível, e não acelerar o processo de design artificialmente usando lorem ipsum em todos os lugares.

5. Projete para tornar o conteúdo mais proeminente

Quando receber o conteúdo real, é possível fazer muita coisa para tornar o produto ainda mais proeminente. É nessa hora que o design faz a sua mágica, a escolha adequada de cores, fontes, imagens e outros elementos visuais fará toda a diferença. Por exemplo o site do Evernote, a maneira como ele foi gerado torna a experiência fácil e acessível, onde o usuário precisa de poucos segundos para entender o que é produto.


Design é comunicação

A maioria dos problemas do design são gerados pelas falhas de comunicação. E a maioria das interfaces são projetadas para facilitar a interação entre as pessoas.

Um designer de livros trabalha para decidir como apresentar uma tonelada de informações de uma maneira arrumada e compacta. Designers de redes sociais criam produtos para ajudar as pessoas a se comunicarem de uma maneira mais rápida e fácil.

Design sem conteúdo é apenas decoração

Portanto design é comunicação, a abordagem iniciada pelo conteúdo irá ajudá-lo a suprir melhor as necessidades do público e também fornecer uma experiência de usuário mais positiva, tendo impacto sobre a usabilidade, navegação, engajamento e finalmente conversão.


Obrigado por apertar o ♥ se você gostou desse artigo, isso vai me inspirar a escrever mais! Espalhe o amor ☻