Práticas Simples de Design que Podem Aumentar as Conversões de Um Site

Jesica Vieira
UI Lab
Published in
5 min readFeb 25, 2019

Quem pensa que design não faz a diferença, está enganado. Ele pode não ser tudo, mas você vai perceber que ao adicionar alguns recursos em sua página sua taxa de conversão vai melhorar e muito!

Photo by Kaboompics .com from Pexels

Primeiro, vamos entender como funciona um pouco a mente das pessoas na hora da tomada de decisão de uma compra.

Decisão de compra = emoções + lógica

Se imagine nas seguintes situações abaixo, elas servem para ilustrar como funciona esse processo de decisão.

Situação 1 - Sua aula na faculdade acabou e você está morrendo de fome, certamente a primeira lanchonete que ver vai chamar sua atenção e você irá comprar o maior lanche que tiver. Sua decisão de compra se baseou em uma necessidade.

Situação 2 - Você teve um dia estressante no trabalho e uma semana turbulenta cheia de problemas. Então passa em frente a uma loja e vê aquela pipoqueira que sempre sonhou em comprar e decide que é hora de se presentear. Sua decisão de compra se baseou em uma emoção.

Independentemente de alguém comprar alguma coisa por necessidade ou desejo, suas emoções sempre terão um papel importante na decisão de compra de uma forma ou de outra.

É essencial que o seu site seja uma página em que os clientes gostem de navegar. Exatamente pelo fato de que a razão muitas vezes fica em segundo plano em relação as emoções quando se trata de compra.

Agora, vamos ver aonde o design entra nessa história

1 - Usando informações claras

O visitante sempre vai querer saber sobre o que se trata seu site ou produto. Veja esse exemplo do nubank:

Homepage do site https://nubank.com.br/

Se você tem um cartão nubank, sabe que o texto não mente em relação ao produto. Logo, a empresa não precisa desperdiçar o tempo de um novo visitante com copys longas e extremamente detalhadas.

É como se o site estivesse conversando com o visitante. O papel do designer é imaginar como seria essa conversa e pensar no que diriam para essas pessoas fazerem se estivesse sentado ao lado delas. Esse é um método eficiente para elaboração de copys.

Nos primeiros segundos em que o usuário estiver no seu site ele deve ser capaz de entender:

  • Quem é você/seu produto
  • Qual valor você fornece
  • Por quê eles deveriam se importar com isso

2 - Apelando para o visual

O apelo visual não está relacionado apenas com a estética, mas gira em torno da clareza. Seu site precisa de um layout que deixe claro para os visitantes quais caminhos eles devem percorrer.

Homepage do site https://www.airbnb.com.br/

Embora tenha bastante informação, o site da Airbnb é incrivelmente simples e intuitivo de navegar. Sempre aliando imagens bonitas com copys claras sobre o que esperar ao clicar em determinada sessão.

3 - Usando uma forte hierarquia visual

Ao visitar o site da Amaro pela primeira vez você provavelmente escolherá alguma das imagens exibidas nas categorias principais da homepage. Esses recursos são claramente os mais destacados na página — tanto em tamanho quanto em estilo.

Homepage do site https://amaro.com/

A hierarquia visual é a prática de fazer com que o elemento com o qual você deseja que os visitantes se envolvam se destaque mais do que os outros.

Existem algumas maneiras de usar a hierarquia visual para levar os visitantes a realizar uma ação específica. Nesse exemplo, o elemento se ajusta ao resto do site fazendo com que ele se sobressaia, mas de uma forma não tão evidente.

4 - Usando cores e imagens que chamem a atenção do visitante

Homepage do site https://warrenbrasil.com/

O site da Warren soube utilizar muito bem esse recurso com cores que chamam a atenção, além de uma copy simples e objetiva. Muitas vezes manter a atenção de seus visitantes significa apresentar o inesperado. Ou dizer aos visitantes exatamente o que eles devem esperar. A principal coisa para ter em mente é que o seu site está entregando uma experiência, e você precisa torná-la memorável.

5 - Utilizando CTAs

Todas as páginas do seu site devem ter um propósito bem definido. Você deve focar sua atenção no que você quer que seus visitantes façam em uma determinada página.

Tudo deve servir para direcioná-lo a realizar a ação específica que você deseja que ele execute.

Homepage do site https://www.modalmais.com.br/

Observe como ao longo da homepage da Modalmais é possível ver vários CTAs direcionando as ações dos visitantes de forma clara.

Incluir um CTA secundário envolve os visitantes que estão relutantes em seguir o curso principal de ação. As microcopys utilizadas são objetivas e óbvias, facilitando a conversão daqueles que estão prontos para isso. ‍

Seu objetivo deve ser usar a totalidade de cada página em seu site para preparar os usuários a interagir com o elemento pretendido. Seja se inscrevendo para sua lista de e-mails, comprando seu produto ou contatando sua empresa para obter mais informações.

Conclusão

As dicas acima podem ser bem simples e até mesmo óbvias, mas nunca é demais lembrar que as melhores soluções muitas vezes são aquelas que estão bem a nossa frente.

E você tem utilizado algum outro princípio de design que têm funcionado nas conversões do seu site? Comenta aqui embaixo, vamos trocar experiências!

Um abraço e até a próxima.

--

--

Jesica Vieira
UI Lab
Writer for

UI Designer I Designer Gráfico | Visual Designer | Webflow | Pós Graduanda em Design, Inovação e Negócios