Precisamos falar do ProtoPie.

Estou sempre de olho nas novas ferramentas feitas para designer e minha última descoberta foi o ProtoPie e nesse artigo eu conto o que achei dele.

Costumo estar sempre de olho nos lançamentos de ferramentas para designer que prometem milagres de optimização do tempo nos projetos, a grande maioria delas não são vantajosas por serem caras demais ou por serem difíceis de utilizar, mas existem aquelas em que realmente fazem milagres e se tornam essenciais na nossa rotina de trabalho, e hoje vou falar da minha última descoberta: o ProtoPie.

O ProtoPie nada mais é que uma ferramenta de prototipação. Sim, ela faz o mesmo que o InVision e Marvel app, mas ela tem alguns diferenciais que me deixou encantada por essa ferramenta e são esses diferenciais que vou listar a seguir, porém antes de tudo tenho que falar o maior ponto negativo dela perante as concorrentes famosas: Ela é paga! Mas na minha opinião, existem ferramentas que valem a pena pagar e essa é uma delas.


1. Software local

Você cria o protótipo em um programa direto no computador. Aqui não tem essa coisa de prototipar no navegador. Tem gente que pode achar isso uma coisa ruim mas eu particularmente acho mais rápido quando roda no pc do que quando é feito no navegador.

2. A interface é linda!

Eu amo um programa onde tudo está organizado e quase não tem informações que confundem. Logo de cara você identifica o que cada item significa e para que elas servem. Claro que vai encontrar dificuldades, como toda ferramenta nova, ela tem alguns itens difícil de usar, mas nada como umas horinhas usando para entender.

Interface inicial do ProtoPie

3. Preview rápido e sem travas

Antes do ProtoPie eu usava o MarvelApp (e provavelmente vou continuar usando para alguns projetos) e antes dele usava o InVision…larguei todos eles pelo simples fato de que quando faço alguma alteração no meu protótipo, o ProtoPie gera em questões de segundos o preview do ajuste no computador. No celular também, mas sobre isso eu falo a seguir.

Layout com o Preview rodando ao lado.

4. Preview no celular quase instantâneo

Em primeiro lugar, InVision não tem app que abre o protótipo e isso é ruim, abrir no navegador do celular não deixa a experiência tão fiel quando pode ser usando um aplicativo. O Marvel disponibiliza o app, por isso usava ele como principal, só que para atualizar o protótipo você precisa sair do projeto, atualizar e em seguida abrir de novo, isso pode parecer bobo mas quando você está criando e testando várias vezes se torna cansativo e nesse ponto meu amigo(a) o ProtoPie ganha de 10x0. O aplicativo dele tem a opção de atualizar diretamente do computador, ele ainda disponibiliza 3 opções de abrir o protótipo: QrCode, IP e Usb, e todos funcionam muito bem.

5. Importe seu design diretamente do Sketch

Não sei quanto ao InVision mas o Marvel tem essa função usando um plugin, só que ele importa como imagem e o ProtoPie importa TODAS AS LAYERS do seu arquivo, deixa tudo organizado em grupos exatamente igual ao seu arquivo no Sketch, isso pode deixar seu arquivo um pouco pesado dentro do programa, mais garanto que vale super a pena.

6. Animações, cliques, timeline…

Existem outras milhares (ok, exagerei) de funções que te convence a abandonar as outras ferramentas mas esses são os destaques, como seu arquivo está separado em grupos, você consegue animar cada elemento como se estivesse fazendo no After, tem como adicionar opacidade, redimensionar um objeto, ações de scroll, rotação, e muito mais.


Segue alguns prints que tirei do programa:

Seleção do tamanho do arquivo que você vai criar
Acões que você pode incluir no link
Efeitos que você pode incluir no link
Timeline do projeto

A ferramenta contêm outras vantagens e algumas desvantagens também, só que colocando no papel você percebe que ele é superior em relação as outras ferramentas e que mesmo sendo pago pode vir a ser uma ferramenta que entre para a sua lista de favoritos. Pelo menos na minha ela já se tornou algo indispensável.

Algumas observações finais:

  • Uso o programa no macbook e abro o protótipo no Android
  • Ele pode não ser indicado para protótipos rápidos, nesse caso use o Marvel mesmo que está bom (Sim, prefiro Marvel do que InVision).
  • Existem poucos tutorias dele, no site tem alguns básicos mas só.
  • O preço dele é salgadinho, ta saindo a $99 Trumps por 1 ano (igual ao Sketch) mas tem desconto para estudantes.

Enfim, é isso…não estou fazendo migué pra ninguém, só acho que para fazermos bons trabalhos precisamos de boas ferramentas. Um detalhe importante é que o InVision vai lançar esse ano uma nova ferramenta que promete fazer tudo isso que descrevi e muito mais, mas isso é assunto para outro artigo. Bom fique a vontade para falar sobre o assunto e me diga se experimentou o ProtoPie.

Like what you read? Give Cassia Tofano a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.