Segredos para criar melhores produtos

A psicologia tem um papel muito forte no design e saber utilizá-la é primordial, simples combinações visuais podem gerar ótimos resultados, mas também a má utilização disso faz por tudo a perder.

Muitos designers criam por instinto, já eu acredito que design é embasado em conhecimento e lógica. Não adianta ter um layout bonito se o produto não cumpre a sua função corretamente.

No final das contas existem várias teorias do que é certo ou errado, o que funciona pra mim talvez não funcione para você, mas quando lidamos com lógica e resultados na prática não á como negar que esses conceitos são bem fundamentados.

O site Cognitive Lode tem as mais recentes pesquisas comportamentais de economia e psicologia do consumidor e essas são algumas das descobertas que eles fizeram:

Efeito — Motivação Incerta

Somos mais motivados a alcançar um objetivo com recompensa incerta, isso nos faz trabalhar mais, gastar mais e desfrutar mais no processo.

Leia mais

Efeito — Novo Começo

É mais provável que completemos os objetivos que são definidos no início de um novo período de tempo. Os pesquisadores descobriram que tendemos a nos motivar em bons hábitos usando uma nova semana, mês, ano ou feriado nacional para colocar o comportamento passado atrás de nós e se concentrar em ser melhor.

Ler mais

Efeito — Gradiente da Meta

Nossos esforços aumentam à medida que nos aproximamos de um objetivo. Por exemplo um cartão de café com 10 espaços, onde 2 já estão carimbados, será concluído mais rápido do que um com 8 espaços e sem nenhum preenchido.

Ler mais

Efeito — Centro do Palco

Diante de um conjunto de produtos, preferimos o que está posicionado no meio.

Ler mais

Efeito — Nostalgia

A pesquisa sugere que lembrar do passado pode nos fazer gastar mais em produtos. A Nostalgia enfraquece o nosso desejo de poupar dinheiro.

Ler mais

Efeito — Fácil de Falar

Palavras fáceis de dizer são mais confiáveis e valiosas.
Em um estudo sobre esse efeito, os participantes foram mais propensos a avaliar aditivos alimentares como sendo prejudicial quando seus nomes eram difíceis de dizer, em comparação com quando seus nomes eram fáceis de falar.

Ler mais

Efeito — Prêmio Trivial

Nós preferimos um agradecimento sobre uma pequena recompensa monetária. Ao reconhecer a lealdade de um cliente com um pequeno presente financeiro, mudamos sua percepção do relacionamento para um negócio trivial, baseado em transações.

Ler mais

Efeito — Bye-Now

Ler a palavra “Bye” (tchau) nos torna mais propensos a comprar.
A pesquisa sugere que quando lemos palavras como ‘Bye’ (tchau) ou ‘Wait’ (espere), pensamos e agimos automaticamente em palavras que têm o mesmo som, como ‘buy’(comprar) ou ‘weight’ (peso), especialmente quando estamos cansados.

Ler mais

Efeito — O Miserável Cognitivo

Somos intelectualmente preguiçosos, evitando perguntas difíceis sempre que possível.

Ler mais

Efeito — Inércia

Perder uma oferta significa que você tem menos probabilidade de comprar no futuro. Abandonar uma oportunidade muito atraente diminui nosso desejo de ir para oportunidades subsequentes.

Ler mais

Efeito — Paradoxo da Escolha

Ofertas com números elevados geram indecisão e menores vendas.
Em um estudo de geleia, os consumidores eram mais propensos a comprar quando oferecidos 6 compotas (40%) em vez de 24 compotas (3%). Os consumidores também relataram maior satisfação de compra.

Ler mais

Efeito — Zeigarnik

Tarefas incompletas permanecem na sua mente mais do que as concluídas.
Seja um garçom lembrando uma longa encomenda ou o último episódio da sua série favorita na Netflix, as tarefas ocupam nossas mentes até serem completadas.

Ler mais

Esses foram apenas alguns dos estudos publicados no Cognitive Lode pela Ribot, se você achou isso interessante então vale a pena conferir todos os outros efeitos e garantir ter os melhores resultados com os seus produtos. Não custa nada tentar e ver como isso funciona pra você. Certo?

___
Pra terminar esse artigo digo que tenho esse cartão e falta só um carimbo pra completar. Dá aquela carimbada se você curtiu essas dicas!

Haha, viu só não custa nada tentar colocar esses efeitos na prática, mas brincadeiras a parte, obrigado por ler e pelo ♥ se você gostou desse artigo, isso vai me inspirar a escrever mais sobre isso! Espalhe o amor ☻