Conhece-te a ti mesmo

Andrigo Oliveira
ultimosparagrafos
Published in
2 min readJul 12, 2018

Você alguma vez já sentiu ofendido por alguma mentira inventada sobre você? Já sentiu incapaz de fazer alguma coisa mesmo ela sendo extremamente simples? Talvez isso se resolva com um simples reflexão: você se conhece o suficiente para que isso não aconteça?

Quando conhemos à nós mesmos não permitimos que ofensas falsas nos atinjam, como por exemplo, se alguém o chama de caloteiro e você sabe que não é, você aceita a ofensa e a ignora pelo fato de não ser verdade, por outro lado, se alguém tenta o ofender com algo real, se falam para você que você é procastinador e você realmente é e se conhece, também não se deixa ofender, pois sabe que é e aceita sua condição.

Você sabe o que você é?

Conhecer a si mesmo implica um mergulho íntimo nas profundezas que nos forma. Algo extremamente aterrorizante, afinal, não sabemos o que podemos encontrar. Talvez, sequer tenhamos coragem ou vontade para encontrar, reviver certas coisas, confrontar nossas obscuridades.

Entretanto, ao não fazer essa busca autoanalítica, é impossível viver com autonomia, ser livre e feliz. Dessa forma, se o indivíduo não se conhece, não existe a possibilidade de ser livre e, consequentemente, analisar o mundo a sua volta, fazer escolhas e tomar atitudes que estejam relacionadas com o que se é. Será apenas uma simulação de si mesmo, frágil e imperfeito, como toda simulação.

--

--