Quando o reconhecimento faz falta

Andrigo Oliveira
ultimosparagrafos
Published in
3 min readNov 13, 2018

Ultimamente comecei a notar um comportamento peculiar nas pessoas, vocês também já devem ter percebido algo parecido. É algo que nos deixa muito desconfortável, às vezes irritado e com raiva. O que estou falando é a falta de reconhecimento pelo que os outros fazem ou nós mesmo fazemos para os outros.

Sei que muitas pessoas não sabem expôr sua gratidão, ou até mesmo falar um simples “muito obrigado”, talvez por terem sido acostumadas com os outros fazendo as coisas para elas, mas o que me deixa com uma “coceira no cérebro” não é esse tipo de gente, o que me fez notar isso foram pessoas que, além de serem completamente ingratas por ações que geralmente nem são obrigação de outras pessoas, ainda cobram mais delas.

Vou tentar ser mais claro com um exemplo:

Um dia desses eu estava no Uber, conversando sobre atendimento, ser educado e o quanto isso faz falta hoje em dia, eis que o motorista me relata o seguinte de um passageiro, disse que o rapaz entrou no carro sem o comprimentar e ficou sério durante o caminho todo. Ele notando que tinha algo errado ofereceu uma água, que logo foi recusada pelo passageiro. Minutos depois o rapaz pediu pela água que o motorista havia oferecido e ao beber falou “argh, não tem com gás?”.

O motorista não tinha obrigação de lhe dar água e partindo do início, o passageiro nem havia tido um pingo de educação com ele ao embarcar no veículo e ainda queria mais dele ainda, queria que fosse o tipo de água que ELE gosta.

Não consigo imaginar o que pode ter passado na cabeça de alguém assim, nem de outras pessoas fazem coisas semelhantes. Não acredito que alguém tenha tido um dia tão ruim à ponto de esquecer toda a educação e cordialidade para com o próximo, mas tenho notado que isso está cada dia mais presente nas pessoas.

Sempre tive o costume de guardar para mim situações assim, de ficar remoendo comigo mesmo até chegar o ponto de esquecer, mas devido à frequência que isso tem acontecido, eu tenho tido outra abordagem, uma abordagem reacionária que jamais pensei que teria, a abordagem de despejar tudo na pessoa que me tratou dessa forma e curiosamente tem funcionado.

Tenho notado que as pessoas estão sendo assim sem perceber e quando alguém fala sobre, elas meio que “acordam” de um estado vegetativo ansioso/raivoso.

Espero do fundo do meu coração que a evolução da sociedade não seja dessa forma, que as pessoas comecem a ter empatia ao invés de se tornarem robôs capitalistas, ansiosos e raivosos. Espero que um dia, tudo que minha mãe me ensinou na infância faça sentido e que as pessoas dêem o devido valor para as outras que estão ajudando elas.

Não peço troféus nem medalhas para atitudes assim, mas um “muito obrigado” sempre vai cair bem.

--

--