Asilo Mendicidade Nossa Senhora da Candelária

Foto: Barbara Schreurs

São poucas as pessoas que abrem mão de suas ambições pessoais para cuidar de um ente querido num momento difícil. Muitos inventam empecilhos e se distanciam para não arcar com as responsabilidades de permanecer presente. Gentil Silveira não casou, não teve filhos, se dedicou a cuidar da mãe durante 29 anos, e agora aos 76, relembra a vida humilde e despretensiosa que levou logo após sair do sítio dos pais para trabalhar na cidade de Itu: “Eu morava num sitio na castelo branco junto de meus pais, eu vim para cá em 68 para trabalhar na Fábrica São Pedro e acabei administrando um bar durante 9 anos. Quando meu pai faleceu em 75 eu fiquei cuidando da minha mãe, e como ela não aprovou nenhuma das minhas namoradas, acabei não casando”.

Gentil é um dos moradores do Asilo Nossa Senhora da Candelária, que fica na Rua Dr. Graciano Geribelo, 165 no centro de Itu.

Fundado em 22 de fevereiro de 1903 por uma irmandade, a Instituição possui agora, uma administração fixa, com um presidente. A instituição foi ligada à igreja católica, mas quem dirige é a diretoria nomeada pela irmandade. Essa diretoria tem eleição a cada dois anos e pode ser reeleito por duas vezes. Atualmente Luis Alberto Rissi é o presidente e responsável pela administração do asilo.

A Instituição possui alguns imóveis que foram doados por pessoas que passaram por aquele lugar. Esses são alugados e contribuem com a renda. O corredor principal da entidade conta com Galeria de alguns Provedores e Colaboradores da instituição, que foram pintados por Nancy Carpi, uma artista ituana, ajudando a compor a história do local.

A entidade ganhou muito com a mudança das leis. Atualmente existe a lei orgânica da assistência, que regulamentou todas as instituições, que é voltada a uma parcela vulnerável de pessoas em estado de miserabilíssimo. Os idosos a partir de 65 anos têm direito ao Benefício de Prestação Continuada, que foi criada pela Constituição de 1988, estabelecem um pagamento de um salário mínimo a pessoas que estão no estado de miserabilidade. E dessa forma, regulamentariza e regula as ações da área da Assistência Social. Foi o primeiro passo para a organização e qualidade dos serviços que são prestados à população. Essa lei também serve para impedir que pessoas que acham que apenas por fazerem caridade, são considerados assistentes sociais.

“Com a lei orgânica da assistência, todas as instituições foram regulamentadas. E atualmente, temos um grupo de profissionais que são contratados pela instituição”. Conta a assistente social do asilo, Maria Benedita.

Podcast — entrevista com assistente social Maria Benedita

A instituição conta com 36 profissionais, que são contratados pela instituição, incluindo fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, enfermeiro, médico, auxiliares de enfermagem, equipe que cuida da parte administrativa, pessoal da cozinha, grupo de apoio (limpeza).

Com 44 idosos ao todo, objetivo do Asilo Nossa Senhora da Candelaria é garantir condições básicas de moradia e convivência social sem distinção de política, religiosa ou nacionalidade, tendo como prioridade o bem estar e conforto de idosos a partir de 60 anos para que possam passar o resto da sua velhice bem. O que sem dúvidas esta sendo cumprida, uma vez que, Gentil Silveira faz questão de enfatizar o carinho e respeito que tem pela Instituição, onde reside há 4 anos: “Eu gosto muito daqui, tenho amizade com todo mundo. Quando cheguei eu trabalhava ajudando a por café na mesa e tudo que estava ao meu alcance, de dois anos para cá não pude fazer mais nada por causa de um AVC, ano passado operei o intestino, mas tirando isso sou muito feliz aqui”. Mesmo com os limites que o AVC impôs, ele não abandona suas caminhadas matinais, o bingo com os amigos, e claro, as festinhas que vez ou outra são realizadas na instituição.

--

--

Barbara Schreurs
Ultra Asilo Nossa Senhora da Candelária de Itu

♡ Uma sereia fora d’água 🧜‍♀️ Fluid ✨ Poly Gray-a 🏳️‍🌈 ️ Ela•Elu