Um aplicativo que cria uma ponte entre as pessoas que precisam de ajuda e aquelas que podem fazer a diferença!

Veronica Dalmázio
App Lápis e Borracha
11 min readApr 6, 2021

Um estudo de caso com o objetivo de tornar possível o encontro entre doadores e pais/responsáveis que precisam de doação de material escolar para crianças/adolescentes.

Tipo de Projeto: UX/UI Design — Hackathon do Programa de Formação F Camara

O Cenário

A PNAD apontou que, em 2019, a porcentagem de jovens com 25 anos de idade ou mais que terminaram a educação básica alcançou 48,8%. Ou seja, menos da metade desses jovens concluíram o ensino médio.

A taxa de evasão escolar no Brasil é a terceira maior do mundo e os motivos englobam desde as dificuldades financeiras que obrigam o estudante a trabalhar, até a falta de investimento em tecnologias.

Essa triste estatística foi apenas intensificada com o advento do novo coronavírus, responsável por criar um apartheid digital entre aqueles que têm computador para assistir a aulas remotas e os que estão desamparados a mercê da sorte.

Como poderíamos minimizar o prejuízo, para esses estudantes de escolas públicas, ainda agravado nesse contexto de pandemia?

Uma maneira de ajudar é possibilitar o suprimento de pelo menos umas das lacunas de necessidades que essas famílias têm: O material escolar.

Fonte:

https://www.somospar.com.br/evasao-escolar-no-brasil/ https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html

Papel UX

A atuação de User Experience nesse projeto foi pautada em conhecer o cenário e conduzir a equipe por meio do Design Sprint, que é um processo metodológico, baseado no Design Thinking, que aborda e resolve os problemas da maneira mais eficiente dentro de um intervalo de tempo específico colocando o usuário no centro das decisões.

Nosso Squad, formado por 2 UXes e 4 Desenvolvedores, trabalhou de maneira efetiva em todas as etapas, desde a descoberta até a entrega.

O Problema

“Nós sabemos o quanto é complicado para os pais poderem comprar material escolar para seus filhos. Os preços aumentam de semestre para semestre. Principalmente quando falamos de educação pública, onde a dificuldade é ainda maior e vem por diversos fatores…”

O Desafio

Como ajudar pessoas que precisam de doação de material escolar a encontrarem possíveis doadores?

Desk Research

De acordo com o cenário apresentado de motivações que ocasionam a evasão escolar, descobrimos que um dos fatores que podem levar a essa ação é a falta de material escolar.

As famílias têm experimentado dificuldades financeiras para suprir necessidades ainda mais básicas que a educação, o que impossibilita a compra dos itens.

Outro fator relevante é que materiais escolares novos podem motivar crianças e adolescentes a voltarem aos estudos.

Insights de depoimentos levantados na Desk Research:

Desk Research — Depoimentos coletados

Fonte: https://www.acessa.com/direitoshumanos/arquivo/noticias/2010/01/18-escolar_doacao/ https://www.paieterno.com.br/2020/01/27/projeto-social-beneficia-criancas-carentes-com-doacao-de-material-escolar/ https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2020/01/14/interna_cidadesdf,820240/anjalhacos-ong-arrecada-doacoes-de-material-escolar-para-criancas-car.shtml

Conhecendo o doador brasileiro

• Algumas corporações gostam de doar para obter benefícios fiscais e optam por campanhas impessoais.

• Empresas vêm ampliando o volume gasto com doações.

• Pessoas com ensino fundamental e superior doam mais que pessoas que têm escolaridade até o ensino médio.

• Quem já passou por necessidade tem mais motivação para ajudar.

• A doação média do brasileiro é de R$ 250 por ano.

• Confiança na organização é determinante para que ocorra a doação.

• Mulheres doam mais que homens.

• A maioria dos doadores moram nas regiões Nordeste e Sudeste.

Fonte:

https://www.comunitas.org/bisc/
https://www.idis.org.br/doacao-e-cidadania-como-pensa-e-age-o-doador-brasileiro/
https://www.conectas.org/noticias/estudo-inedito-traca-perfil-do-doador-de-alta-renda-no-brasil

Pesquisa Quantitativa

Realizamos a pesquisa quantitativa utilizando Google forms para distribuição direcionada ao público alvo (pais e responsáveis) objetivando entender a jornada e interesses destes, com relação a doação.

A pesquisa obteve 31 respondentes e apesar da amostra reduzida, devido ao curto tempo de aplicação, os resultados trouxeram bons insights sobre o perfil do usuário.

Você têm filhos ou é responsável por crianças ou adolescentes em idade escolar?

Se a resposta a questão anterior for “SIM”, qual a idade desta criança ou adolescente?

As crianças estudam em?

Você é mãe/pai ou responsável por quantas crianças ou adolescentes?

Qual a sua renda mensal?

A lista de material escolar das crianças/adolescentes é dada semestralmente ou anualmente?

Sobre a compra de material escolar, com o que mais você se identifica?

Você já recebeu doação de materiais escolares?

Você teria interesse em receber doações de material escolar para crianças/adolescentes?

Você já doou material escolar para alguém?

Personas

As personas nos ajudam a trazer à tona ideias centradas no usuário. Com base na pesquisa e desk research criamos as personas da Joana Cuidadosa (persona que precisa de doação), Iago Corajoso (Criança que precisa do material para estudar) e Patrícia Fashion (doadora solidária).

Persona 1 — Joana Cuidadosa (mãe dedicada)
Persona 2 — Iago Corajoso (estudante vaidoso)
Persona 3 — Patrícia Fashion (design de moda e pessoa solidária)

Mapa de empatia

Detalhando a personalidade do usuário, compreendemos suas dores e necessidades mais profundas e que nos permitem tomadas de decisão mais assertivas.

Na premissa de construir um produto aderente as necessidades do usuário principal, buscamos compreender melhor a persona que representa pais ou responsáveis que precisam de ajuda para comprar materiais escolares para seus filhos.

Calçando os sapatos dessa persona, identificamos muitos pontos valiosos que nos ajudaram a obter insights de valor.

Mapa de Empatia — Usuário principal

Dúvidas Pessimistas

O objetivo aqui foi levantar questionamentos que podem ser cruciais para o desenvolvimento de um bom produto. O que poderia dar errado?

Esse brainstorm foi essencial para o processo de divergência e foi importante para eliminarmos alguns ideias e abraçarmos outras.

Dúvidas Pessimistas

Benchmarking

No levantamento, percebemos que a maioria dos produtos digitais voltados para doação, possuíam característica de doação ampliada a várias necessidades (não exclusiva a materiais escolares) e a maioria funcionava em formato de campanhas de doação (grupo de pessoas ou ONGS).

O processo de benchmark nos ajudou a entender o que poderia ser assertivo e o que não era interessante para nossos usuários: pais/responsáveis e doadores.

Avançamos e definimos diferenciais importantes a nossa solução!

Benchmarking Sites
Benchmarking APPs

Proposta de valor

Melhor APP social que aproxima doadores e pessoas que precisam de doação de material escolar de forma fácil e transparente.

Nossa proposta foi trazer de forma simples uma solução que entregasse valor para nosso usuário principal (pais e responsáveis) e para os doadores.

Uma plataforma que uni o simplicidade, transparência e tecnologia!

Mapa de stakeholders

O processo de mapeamento dos stakeholders tem o objetivo de identificar quais são as pessoas ou entidades que podem impactar a organização. Para isso, classificamos todos os interessados conforme grau de participação ou interferência direta relacionada ao usuário principal. Os principais agentes do projeto são pais/responsáveis, crianças/adolescentes e doadores.

Uma solução centrada no usuário principal sim, porém pensada de forma a considerar a outros agentes igualmente importantes.

Mapa de Stackholders — Pais e responsáveis como centro do estudo

HMW — Como nós poderíamos…

O How Might We, é uma ferramenta muito legal, utilizada no design sprint que nos ajuda a buscar diversas soluções para um problema. Com ela conseguimos buscar as perguntas certas para posteriormente buscar respostas.

Utilizando essa dinâmica nosso squad voou! Muitos insights aqui!

HMW — Como nós poderíamos…

Brainstorm Insights

Por aqui já é possível ver um pouquinho do nosso brainstorm!

Brainstorm Insights

Mapa de jornada do usuário — Estratégia de produto

Esse processo de trabalho mostra os passos do usuário, antes, durante e depois de consumir o produto e isso nos ajuda a pensar com empatia, entender o que ele sente, pensa e que informações ele consome para tomar decisões. Com isso é possível identificar novas oportunidades, serviços ou produtos.

Mapeamos a jornada do nosso usuário principal e conseguimos validar algumas hipóteses, além de agregar mais insights positivos.

Mapa de jornada do usuário — Estratégia de produto

Canva da proposta de valor

O Canva da proposta de valor é um método para definir o que o produto é, para quem ele foi criado e como/quando ele será usado. Ajuda a criar valor para os clientes e focar naquilo que ele mais quer.

Peneiramos as ideias e direcionamos nossa proposta diretamente para a solução do problema.

Canva da proposta de valor

Arquitetura da informação e fluxo de navegação

Nossa solução já tem uma estrutura de funcionalidades guiada para nossos usuários principais Pais/responsáveis e doadores.

Arquitetura da informação e fluxo de navegação

Story board

Contextualizado nossa proposta!

Wireframes

Fizemos muitos rabiscoframes e wireframes, pensamos e repensamos alguns fluxos. O processo foi longo mas dentro de pouquissimo tempo!

Wireframes (Pedido de doação, Fluxo do responsável ganhando o voucher para compra e post de doação de material usado)
Wireframes (Post de doação de material usado e fluxo de doação para escola)

Guia de estilo

Utilizando a psicologia das cores, usamos a paleta de verde(perseverança, generosidade e calma) com azul(tranquilidade, confiança e harmonia) que transmitem em conjunto a transparência do aplicativo.

O projeto começa a ganhar vida!

Style Guide

Protótipo

Enfim, trouxemos vida a nossa solução! O processo percorrido foi intenso e tivemos muitas ideias legais. Pensamos no MVP que virou um produto, cheio de valor para nossos stakeholders. Mas aqui centramos nossa proposta na resolução de um problema específico.

Veja como ficou!

Protótipos

Fluxo pedido de doação

Início do fluxo de cadastro do pedido até anexo do comprovante de matrícula
Montagem do orçamento da lista
Conclusão do orçamento /Descrição e foto do post
Post no Feed

Fluxo do doador

Início do fluxo de doação ( Janela questionando se quer cadastrar antes de doar, informa valor e dados de pagamento)
Pagamento concluído (doador ganha pontos)
Ganhou pontos com a doação e verifica suas recompensas

Fluxo recebendo voucher de doação

Fluxo recebendo voucher de doação

Gestão do cadastro de crianças

Gestão do cadastro de crianças

APP secundário Lápis e Borracha — Gerenciamento de papelaria

Como comentei lá em cima, nosso MVP virou um produto! Identificamos um mercado pouco explorado e enxergamos as pequenas lojas físicas de materiais escolares espalhadas em todo território nacional. Eles já fazem parte da nossa solução, porque considerando uma logística, estão próximos das pessoas que precisam de doação.

Criamos um app para que esses lojistas pudessem fornecer orçamento integrado ao nosso app principal e com isso vender seus produtos.

Gerenciamento Papelarias

Testes de usabilidade

Os testes foram realizados com 3 Pais/responsáveis de crianças de escolas públicas e 2 pessoas que podem ser enquadradas no grupo de doadores por já praticarem atos de doação.

Os pais/responsáveis executaram atividades de cadastro de um pedido de doação e resgate de voucher para compra e os doadores puderam visualizar pedido/lista de materiais e navegar pelos campos de pagamento e perfil dentro da plataforma.

Essa etapa nos permitiu validar o protótipo e avaliar os fluxos de navegação.

Análise heurística e avaliação

O processo de análise é indispensável e permite desenvolver interfaces melhores para o usuário.

Nesse projeto utilizamos as heurísticas propostas por Jakob Nielsen e listamos alguns insights para melhoria do APP:

  • Criar documentação e contato para ajuda
  • Mensagem de erro para cadastros incorreto ou em desacordo com requisito
  • Prevenção de erros para que possa confirmar ou não uma ação
  • Saída de emergência
  • Onboarding para novos usuários

Business Model Canvas

Business Model Canvas

Nossa Solução — Lápis e Borracha

Conheça mais o APP Lápis e Borracha

Veja nosso Pitch

Oportunidades identificadas no processo — Próximos passos

Pensando em agregar ainda mais valor ao negócio, porque não um Marketplace voltado para o segmento de materiais escolares?

Ah, ideias não faltaram! Essa seria mais uma chance de ajudar alguém, incentivar o empreendedorismo e possibilitar a inclusão digital de tantas papelarias.

1 — Marketplace das papelarias para público geral:

  • Ao fazer a ideação do nosso produto, identificamos que as papelarias (stakeholder) são essenciais para a rentabilidade do negócio e entrega de valor. Por isso a criação de um marketplace para as papelarias vinculadas a plataforma, possibilita que o público em geral possa fazer compras, o que seria uma evolução para o e-commerce direcionado ao mercado de papelarias.

2 — Frete das papelarias :

  • Ofereceremos uma camada de software onde o lojista poderá direcionar seus entregadores para realização de fretes de materiais. Isso irá permitir uma logística avançada, onde tanto cliente quanto parceiro são beneficiados com entregas mais rápidas e um sistema de informação escalável.

3 — Criação de um App secundário para escolas objetivando o gerenciamento de doações:

  • A pessoa pode encontrar as escolas no mapa
  • Ver horário de funcionamento
  • Quantos pedidos de alunos da escola
  • Contato com a escola

4 — Criação de chat:

  • O chat se demonstrou uma função importante para nosso aplicativo, visto que para a existência de conversas privadas entre usuários, é preciso que haja um canal de bate-papo.
  • Com a implementação do chat, poderemos ter conversas entre doadores e receptores de longa data, amigos doadores, usuários e lojistas, usuários e escolas, dentre outras combinações.

Squad:

UX

Carolina Mendes, LinkedIn:https://www.linkedin.com/in/carolinalopesmendes/

Veronica Dalmázio, LinkedIn:https://www.linkedin.com/in/veronicadalmazio/

Desenvolvedores

Fábio Alvarenga, Github:https://github.com/fabio-alvarenga/

Isabela Rocha, Github:https://github.com/Isabelar07

Matheus Montenegro, Github:https://github.com/matheusmontenegro97

Renato Carlos, Github:https://github.com/ZFRenato

Squad 41

Considerações Finais e Aprendizados

Construir algo do zero é uma experiência que não passa despercebida na vida de ninguém. E comigo não foi diferente!

Participar de um Hackathon com duração de 15 dias e ter a oportunidade de trabalhar com um time fantástico (UX e desenvolvedores) em um projeto que gerou tantas ideias promissoras, trouxe aprendizados incríveis.

Gratidão! Essa palavra descreve o que sinto depois desse desafio que agregou tanto em minha jornada profissional.

Obrigada por ler o artigo! ; )

--

--

Veronica Dalmázio
App Lápis e Borracha

O UX Writing tem me ajudado a compreender que uma palavra ou nenhuma palavra fazem diferença sim!