A influência do Académica em Cabo Verde

Cleyton Santos
Um Escudo, Uma História
3 min readFeb 7, 2018

A importância do primeiro clube da Península Ibérica no futebol da colônia portuguesa é bem maior do que imaginamos.

Cabo Verde

Cabo Verde é uma península de ilhas, localizada próxima a África Ocidental, e que foi colônia portuguesa apenas no dia 5 de Julho de 1975, com o processo de Descolonização Portuguesa na África, que começara dois anos antes com Guiné-Bissau.

O país, que é formado por 12 ilhas possui uma população de cerca de 450 mil pessoas, tem uma forte ligação com Portugal por motivos óbvios, e o esporte não poderia fugir disso, mas se engana quem acha que Benfica, Porto e Sporting são os times favoritos por lá.

Em Cabo Verde, o que mais ouve é a palavra ACADÉMICA.

Acadêmica da Brava , Acadêmica de Calheta do Maio, Acadêmica do Sal, Acadêmica do Mindelo e Acadêmica do Fogo
Acadêmica da Praia, Acadêmica do Aeroporto do Sal, Acadêmico 83 do Porto Inglês, Acadêmica do Porto Novo e Acadêmica e Operária de Boa Vista

Exatamente. São dez equipes com o nome entrelaçado ao irmão português, mas trata-se tudo por uma questão histórica.

A Associação Académica de Coimbra, que é o representante lusitano é a equipe mas antiga da Península Ibérica. Foi fundado no dia 3 de Novembro de 1887, logo é dois anos mais velho que a Proclamação da República do Brasil, que é de 15/11/1889.

O time ganhou a nomenclatura por conta de ser um time feito por jovens estudantes da região de Coimbra, tanto que o clube é conhecido como ‘A Velha Senhora’, por conta da fundação e como ‘Os Estudantes’, por conta de sua criação.

Não existe uma explicação oficial para que tenhamos várias Acadêmicas em Cabo Verde, somente a do fator que seriam equipes formadas, assim como no caso de Coimbra, por estudantes.

Das dez equipes, a mais bem-sucedida é a Académica e Operária de Boa Vista, que possui 19 títulos nacionais, ficando atrás somente do Mindelense, que possui 36 títulos.

O Académica do Aeroporto do Sal tem 14 títulos, a Académica do Fogo, 13.

A equipe do Académico 83 tem 11, enquanto a Académica do Porto Novo possui 10 conquistas. Depois, na ordem temos: Académica do Sal (6), Académica do Mindelo (4 + 3 títulos antes da Independência, em 1974), Académica da Calheta do Maio (3), Académica da Brava (2).

O único que não conquistou títulos após a Independência foi o Académica da Praia, que teve uma única conquista, antes da Independência, no ano de 1965.

Datas de Fundação dos Dez Académicas de Cabo Verde

Académica da Praia: 15 de Dezembro de 1962
Académico 83 do Porto Inglês: 6 de Julho de 1983
Académica do Sal: 3 de Agosto de 1963
Académica de Calheta do Maio: 1979
Académica do Fogo: 18 do novembro de 1962
Académica e Operária de Boa Vista: 3 de julho de 1977
Académica do Porto Novo: 14 de fevereiro de 1981
Académica do Aeroporto do Sal: 1 de dezembro de 1966
Académica do Mindelo: 1 de abril de 1940
Académica da Brava foi o único que não encontramos a data de fundação.

--

--

Cleyton Santos
Um Escudo, Uma História

Jornalista Esportivo. 29 anos de idade. Comentarista Esportivo da Rádio Trianon e autor do Um Escudo, Uma História e do Arte do Futebol.