Guilherme Lacerda da Costa
Um gole ou mais!
Published in
3 min readJun 9, 2016

--

No mês passado, falamos um pouco no blog sobre a importância da levedura na produção cervejeira. Mas existem três outros ingredientes tão importantes quanto ela e você com certeza sabe que é o malte, o lúpulo e a água. Hoje vamos falar dele: o integrante que exerce o papel de dar amargor e aroma a esse líquido delicioso chamado cerveja, o lúpulo.

Mas você deve estar se perguntando: “O que é lúpulo?” não é mesmo? O lúpulo é uma planta trepadeira que pertence a família das Canabidácea e gênero cannabis (sim, o mesmo da maconha). Mesmo sendo parentes, o lúpulo não tem efeito entorpecente e o seu uso varia de acordo com a cerveja fabricada, ou seja, o produto final depende da quantidade e característica utilizada no processo de fabricação.

O lúpulo brasileiro

Agora que você já sabe o que é lúpulo, deve estar querendo saber onde tem plantações dele no Brasil. Pois fique sabendo que plantar lúpulo em larga escala por aqui é meio complicado, por causa do clima mais quente do nosso país. Esse tipo de planta precisa de condições específicas de luz, solo, umidade e temperatura para crescer e desenvolver seu amargor e aroma.

Em 2014, a cidade de São Bento do Sapucaí (pertinho de Campos do Jordão) foi a pioneira em plantação de lúpulo no Brasil. A plantação fica na zona rural e serviu de matéria-prima para a cervejaria Baden Baden em uma edição especial de 15 anos da cerveja.

As cervejas IPA são famosas por abusarem do amargor do lúpulo

Lúpulo faz bem à saúde

É isso mesmo que você leu. O lúpulo faz bem à saúde, pois possui antioxidantes naturais, ou seja, ele retarda a deterioração de tecidos celulares.

Alguns componentes do lúpulo podem inibir a multiplicação de vírus respiratórios, ou seja, aquela cervejinha do final de semana pode te deixar livre de uma pneumonia ou infecções respiratórias. Uma pesquisa europeia recente também mostra que o lúpulo está ligado a benefícios para o sistema imunológico.

Além disso, houve uma comprovação que o lúpulo é capaz de diminuir a ação do sistema nervoso, tendo um efeito sedativo. A planta é uma boa alternativa para quem tem problemas com insônias ou outros distúrbios do sono.

Alguns tipos de lúpulo

Brewer’s Gold
Origem: Reino Unido, Estados Unidos
Perfil: Pouco aroma; Lúpulo de amargor penetrante.
Uso: Amargor para ales
% Ácidos Alfa: 8–9%
Substituto:Bullion, Northern Brewer, Galena

Eroica
Origem: Estados Unidos
Perfil: Bom lúpulo de amargor;
Uso: Bom uso geral, amargor
Exemplo: Ballard Bitter, Blackhook Porter, Anderson Valley Boont Amber
% Ácidos Alfa: 12–14%
Substituto: Northern Brewer, Galena

Perle
Origem: Alemanha, Estados Unidos
Perfil: Pleasant aroma; Slightly spicy, almost minty, bittering hop
Uso: General purpose bittering for all lagers
Exemplo: Sierra Nevada Summerfest
% Ácidos Alfa: 7–9.5%
Substituto: Northern Brewer, Cluster, Tettnanger

Pride Of Ringwood
Origem: Australia
Perfil: Poor, citric aroma; Clean bittering hop
Uso: Amargor de uso geral.
Exemplo: Cervejas Australianas.
% Ácidos Alfa: 9–11%
Substituto: Cluster

Target
Origem: Reino Unido
Perfil: Forte aroma herbal, forte demais para lagers.
Uso: Largamente usado para amargor e aroma em strong ales.
Exemplo: Fuller’s Hock, Morrells Strong Country Bitter
% Ácidos Alfa: 8–10%
Substituto: Northdown

Depois de escrever este artigo, já bateu aquela vontade de beber uma boa IPA. E você? Gosta de IPA ou prefere cervejas com menos amargor?

Publicado originalmente no website Um Gole ou Mais!

--

--

Guilherme Lacerda da Costa
Um gole ou mais!

Sou um profissional de marketing digital apaixonado por dados, inovação e tecnologia, o que me faz um growth hacker por natureza.