Milhares de rótulos e mais de 120 estilos de cervejas pelo mundo. Como diferenciá-las de forma simples e rápida? Fácil, existem três tipos de cerveja com características bem diferentes uma das outras: a Lager, a Ale e a Lambic.

Não se desespere, pois entender essas diferenças é mais fácil do que se imagina e explicamos pra você!

Os três tipos de cerveja

Lager

É sem dúvidas a mais popular dos três tipos de cerveja do mundo. E acredite, é a mais “jovem”, já que ela começou a se popularizar no século XIX. A produção das lagers começou na Alemanha, a partir do momento em que os cervejeiros da época começaram a armazenar o mosto em locais frios. Para quem não sabe o que é mosto:

“É toda mistura açucarada destinada à fermentação alcoólica. No caso da produção cervejeira é o produto da fase da brassagem, ou seja, é a mistura do malte triturado com água a uma temperatura específica.”

As lagers são cervejas de baixa fermentação e utilizam leveduras que atuam em temperaturas entre 5ºC a 14 ºC, como as Saccharomyces Carlsbergensis ou Saccharomyses Pastorianus.
 Essas leveduras atuam no fundo do tanque resultando em cervejas mais leves e refrescantes.
 Além disso, as cervejas Lagers são de baixa complexidade e o teor alcoólico costuma ser menor também, variando entre 4 e 7%.

Pilsen, Münich Helles, Bock, Schwarzbier, Vienna Lager, Pale Lager, American Standard Lager e as mais potentes como a Doppelbock e Eisbock são alguns estilos dessa família.

Separamos alguns rótulos da família Lager:

três tipos de cerveja
três tipos de cerveja
três tipos de cerveja

Ale

As cervejas Ales passam pelo processo de alta fermentação, ou seja, as leveduras trabalham em temperaturas entre 14ºC e 25ºC, no topo do tanque e são bem mais rápidas na transformação dos açúcares do mosto em álcool e outros elementos. Como a liberação de ésteres durante o processo de fermentação é maior são cervejas bem mais complexas, com aromas e sabores mais ricos, além de serem mais encorpadas e com um teor alcoólico maior. São super comuns toques frutados e condimentados, de flores e ervas nessa família de cerveja.

Alguns dos estilos das Ales são: India Pale Ale, Stout, Porter, Saison, Dubel, Quadrupel, Weizenbier e Tripel.

Alguns rótulos da família Ale:

três tipos de cerveja
três tipos de cerveja
três tipos de cerveja

Lambic

É a forma mais antiga de fazer cerveja e são produzidas através de fermentação espontânea. O mosto é colocado em grandes tanques abertos e expostos ao ambiente e a interferência de leveduras selvagens, bactérias e micro-organismos presentes no local. Depois do início da fermentação, o líquido é colocado em toneis de madeira e lá permanecem por pelo menos seis meses. De uma complexidade extrema, as cervejas Lambic são bem diferentes, ácidas, azedas e com aromas e sabores bem característicos.

Existem alguns sub estilos como as Geuze (um blend entre Lambics nova e velha), Faro (que tem adição de açúcar), Kriek (com cerejas adicionadas durante a fermentação) e as Fruit Lambics (que podem levar desde morango até pêssego).

Alguns rótulos das cervejas selvagens:

três tipos de cerveja
três tipos de cerveja
três tipos de cerveja

E aí? Você já teve o prazer de experimentar todas e já pode dizer para nós qual dos três tipos de cerveja é o seu favorito? Conta aí embaixo!


Publicado originalmente no website Um Gole ou Mais!

Like what you read? Give Guilherme Lacerda da Costa a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.