Lista: Filmes e Livros relacionados com o Holocausto
Conheça um pouco mais sobre a história da Segunda Guerra Mundial e holocausto
Giully Regina
LISTA DE FILMES
Trem da vida
Em 1941, em plena perseguição nazista, os habitantes de uma pequena aldeia judaica na Europa Central conseguem organizar a falsa deportação deles próprios por trem, para conseguir escapar do exército alemão e seguir rumo à Palestina e à liberdade.
O Grande Ditador
Um barbeiro judeu passa anos em um hospital do exército se recuperando de suas feridas após ter servido na guerra, sem saber do crescimento de poder do ditador fascista Adenóide Hynkel e suas políticas antissemitas. Quando o barbeiro retorna ao seu bairro tranquilo, ele fica atordoado com as mudanças brutais e, de forma imprudente, se une a uma menina bonita e seus vizinhos para se rebelar.
A Luz é Para Todos
O jornalista Phil Green se muda para Nova York e recebe a tarefa de escrever uma matéria sobre o antissemitismo. Para ter uma perspectiva real, ele finge ser judeu e começa a ser alvo de preconceito.
O Pianista
Um pianista judeu polonês vê Varsóvia mudar gradualmente à medida que a Segunda Guerra Mundial começa. Szpilman é forçado a ir para o Gueto de Varsóvia, mas depois é separado de sua família durante a Operação Reinhard. A partir deste momento até que os prisioneiros dos campos de concentração sejam liberados, Szpilman se esconde em vários locais entre as ruínas de Varsóvia.
Um Ato de Liberdade
Inspirado em uma história real sobre a luta de três irmãos judeus, Tuvia, Zus e Azael Bielski, para erguer uma comunidade de resistência à ocupação nazista, animando outros sobreviventes a juntarem-se a eles.
LIVROS
O diário de Anne Frank
Annelise Marie Frank, viveu com a família, escondida em um anexo secreto sob cuidados de alguns amigos durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o tempo que ficaram escondidos, Anne manteve um diário contando sobre sua rotina, sua vida e seus anseios. O diário foi mantido entre 12 de junho de 1942 a 1º de agosto de 1944.
A Menina que Roubava Livros
A trajetória de Liesel Meminger é contada pela Morte. A menina escapou das mãos da narradora algumas vezes, e durante os encontros, a Morte se afeiçoa por ela e conta sua história. A mãe de Liesel é comunista, palavra que ela não entende. Ela também ainda não entende que está vivendo na ditadura Nazista e por isso foi adotada por uma família que mora na rua Himmel, era mais seguro.
O Menino do Pijama Listrado
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele.
A Lista de Schindler
A verdadeira e mais completa história sobre a lista de Schindler, que salvou milhares da morte certa, contada por um sobrevivente e importante personagem deste drama, Mietek Pemper, que mesmo sendo judeu atuou como secretário de Amon Goth, o nazista que comandava o campo de concentração. Pemper foi a única testemunha que poderia dar uma visão completa e precisa de operação de Schindler. Seu livro é cuidadoso e triste, contando o triunfo de ambos e da incapacidade de superar a dor.
Baú de Lágrimas
Nonna Bannister, uma mulher russo-americana viu e sobreviveu a indescritíveis atrocidades quando era jovem. Por meio século, manteve sua história em segredo, enquanto levava uma vida normal e tranquila. Ela trancou todas as suas fotos, documentos, diários e as sombrias lembranças da Segunda Guerra Mundial em um baú. Mas, no final de sua vida, Nonna destrancou esse baú: primeiro para si mesma; em seguida, para seu marido, e depois para o resto do mundo. A história de Nonna é de sofrimento, tortura e morte, mas também de inacreditáveis atos de generosidade, que demonstram o último triunfo da fé e do amor sobre o desespero e as crueldades.