O estilo de vida Hare Krishna e a contemporaneidade

Uma Questão de Fé
Uma questão de fé
3 min readJun 13, 2017

Conversamos com Ekachakra nitae e Abhay das, no Templo Hare Krishna ISCKON de Curitiba, para saber como os monges da religião enxergam assuntos contemporâneos e comuns ao dia a dia. Confira algumas das respostas:

Como a religião enxerga as relações homossexuais?

Os casais devem ter como centro a espiritualidade. Quando um homem e uma mulher se casam e têm filhos de maneira consciente de Deus, suas almas se purificam e seus propósitos são cumpridos. Os relacionamentos materiais, que visam prazer material, luxúria e desejo carnal não são corretos.

Qual é o papel da mulher na religião? Os seguidores da religião podem trabalhar?

Um dois papéis naturais da mulher é o papel de mãe. Por ter o privilégio da maternidade, é importante ter o filho em consciência espiritual com Deus. Sobre o trabalho, a maioria dos devotos não moram no templo e não dedicam seu tempo exclusivamente a atividades missionárias. Entretanto, eles entendem que o fruto do seu trabalho pertence a Krishna e por isso executam seus deveres dentro dos princípios espirituais.

Ao entrar para a religião a pessoa deve cortar vínculo com a família?

Não, já que esses laços são muito fortes. Entretanto, muitas famílias rejeitam seus filhos quando eles decidem se converter à religião. Muitos pais não aceitam esta decisão ou acreditam que seus filhos não tem o direito de “abandonar” sua família para ter uma vida missionária.

Assuntos exteriores são relevantes na religião? Por exemplo, a política brasileira?

No geral, não. São assuntos materialistas e mundanos e que indicam uma carência de consciência espiritual na sociedade. Existem líderes corruptos e ignorantes pois nós vivemos na ignorância. O papel de um líder seria de ocupar todos de acordo com sua natureza no serviço de Deus e acabar com as más atividades, mas isso também não é o que as pessoas querem.

Os Hare Krishna consomem cultura popular?

O consumo é evitado. Ao invés de curtir a cultura pop, eles buscam ir com mais frequência aos templos e conectar-se a Krishna. Assim, querem diminuir o que é material e mundano (como shows, baladas, etc) e aumentar o lado espiritual, voltar a energia (presente nos jovens, principalmente) para Krishna.

O uso de tecnologia é permitido?

Sim, se for feito corretamente. A tecnologia e a internet devem servir para propagar a palavra e os ensinamentos de Krishna.

Ekachakra nitae

Conheceu a consciência de Krishna há sete anos, mora no templo em Curitiba e dedica sua vida a trabalhos missionários. Diz que, ao invés de ter ingressado em uma universidade, optou por ingressar no estudo da filosofia Vérdica.

Abhay das

Nasceu no movimento, já que seus pais são devotos da religião. Ele frequentou escolas “convencionais” e específicas para crianças Hare Krishna. Vindo de Belo Horizonte, estava em Curitiba para conhecer o templo da capital. Acredita que os jovens devem focalizar sua energia na devoção de Krishna, afastando-se das tentações materiais.

--

--