Dr. Abobrinha: o verdadeiro presidente do Brasil

Leonardo Pereira
Uma Pera
Published in
2 min readMar 23, 2016

Quem está realmente surpreso com os 200 da Odebrecht?

Este castelo será meu!

Lá nos anos 1990 o "Castelo Rá-Tim-Bum" já esfregava na nossa cara o quão dependente do mercado imobiliário é o Brasil. Se tivéssemos prestado atenção à obsessão do Dr. Abobrinha, que passou todo aquele tempo tentando transformar o castelo em prédio, entenderíamos que os donos da terra é que mandam no nosso país.

Mas pelo menos o Dr. Pompeu Pompilho Pomposo se redimiu, porque, quando conseguiu o que queria, desistiu de tudo. Rasgou contrato e fez amigos. Na vida real, entretanto, seus pares seguem determinando o curso do nosso crescimento social.

Ninguém pode ter se espantado com a abrangência dessa lista da Odebrecht. Na verdade, a surpresa é terem aparecido apenas cerca de 200 nomes. Agora, que sejam nomes de vários partidos (entre amigos e inimigos)… nenhuma novidade.

A fórmula, afinal, é simplérrima: fulano precisa de dinheiro para fazer campanha, o mercado imobiliário ajuda e, lá na frente, cobra a contrapartida do parceiro eleito.

Enquanto não mudarmos a forma de se fazer campanha política no Brasil, nem dez Lava Jato serão suficientes pra acabar com a corrupção institucionalizada do país. Porque, olha, executivo bonzinho como o Dr. Abobrinha, capaz de reconhecer um erro e se voltar ao bem coletivo, só na ficção.

--

--