Vende Brahma na Irlanda

Os brasileiros que odeiam o Brasil

Leonardo Pereira
Uma Pera

--

Há uma coisa que me cansa DEMAIS em Dublin (onde eu moro): a quantidade absurda de brasileiros haters que eu encontro aqui. Não é uma questão de política, de odiar a Dilma, o Lula e o Haddad. É uma questão de provar, por A + B, que não adianta o que te falarem de ruim, isso nunca será ruim o suficiente pra ser pior que o que a gente tem no Brasil.

Exemplo pessoal: notei isso em mim na minha primeira viagem a trabalho. Eu estava jantando com jornalistas de outros países quando me peguei disputando com uma mexicana pra ver quem tinha o pior trânsito das Américas. Senti vergonha do que estava fazendo, porque aquilo era uma tentativa bizarra de impressionar as pessoas, e desde então (isso foi em 2013) venho me policiando.

O problema não é o falar mal, e sim esse falar mal com gosto e sem noção de ridículo. Outro dia vi um youtuber brasileiro famoso que mora aqui falando bem das obras de Dublin; boa parte do centro da cidade está em reforma pra construção de mais linhas de bonde e isso criou um mini-caos, só que o rapaz mostrava isso e dizia o oposto com comentários como “vejam o nível de organização, no Brasil você nunca vê isso”.

Na escola onde estudo inglês é assim o tempo todo, ainda mais se uma pessoa de fora faz algum comentário pessoal sobre educação, segurança ou saúde. Nem é preciso perguntar como funciona no Brasil, porque a gente se encarrega de infiltrar nossa incapacidade generalizada em todas as conversas possíveis. Sempre, SEMPRE é pior no Brasil. SEEEEEEEEMPRE. Mano, que cansaço que me dá essa maximização do complexo de vira-lata. Que cansaço dessa gente que acha que Europa é linda e maravilhosa mas não sabe um caralho da política local, não abre uma porra dum jornal pra ler que aqui também tem bandido, tem problemas de educação e de saúde.

Se o estrangeiro se aventura a falar do nosso país, dá pra ver o brilho nos olhos à medida que começam a sair as respostas: nossas lindas praias? “Ah, mas são todas sujas.” Nossa mundialmente famosa hospitalidade? “Tudo malandragem pra enganar os gringos” — e por aí vai. PIOR AINDA se o estrangeiro se atreve a falar bem de um programa governamental, porque o SUS é o pior sistema de saúde do mundo e o Bolsa Família é uma fábrica de vagabundos.

Mano, é bizarro. Todo lugar tem problemas, mas eu tenho a impressão de que o brasileiro é o único que se orgulha dos seus.

--

--