Os livros que me tornaram menos machista em 2018

Leonardo Pereira
Uma Pera
Published in
1 min readFeb 13, 2019

5 obras que me fizeram pensar em feminismo

Men Explain Things to Me (Rebecca Solnit)

Com um título bem literal, esse livro é perfeito para quem gostaria de entender o fenômeno do mansplaining. Rebecca começa contando sobre quando topou com um sujeito que tentou explicar pra ela um livro que ela própria tinha escrito.

We Should All Be Feminists (Chimamanda Ngozi Adichie)

Livrete adaptado de uma palestra da Chimamanda, é um trabalho que apresenta uma definição concisa sobre o que é feminismo. Ajuda a entender por que deveríamos estar educando nossas crianças para serem feministas.

O Evangelho Segundo Jesus Cristo (José Saramago)

Não é exatamente feminista, mas essa revisão/sátira do Saramago tem a qualidade de nos fazer enxergar a provável insignificância de Maria, já que passa o tempo todo fazendo com que a gente se lembre da posição de extrema inferioridade a que as mulheres eram relegadas naquela época.

BLESSED (N. Fernandes)

É o início de uma série ficcional com inspirações em J. K. Rowling, Margaret Atwood e Aldous Huxley. Um trabalho interessantíssimo que imagina o que aconteceria se uma saga como Harry Potter tivesse uma mulher forte e feminista como protagonista.

Milkman (Anna Burns)

Minha leitura mais difícil do ano, tanto que ainda nem terminei, Milkman é um drama com pitadas certeiras de sarcasmo que te faz entender por que as mulheres enfrentam tantos problemas quando tentam explicar a dinâmica do assédio.

--

--