Nunca pensei que publicaria um texto com uma imagem de gerador de memes, mas “vamu” lá. (Créditos).

CINCO TIPOS DE TEXTOS QUE JÁ ME ENCHERAM O SACO QUE NÃO TENHO NESTA INDÚSTRIA VITAL

Ôloco, vamos com calma.

S. Paiva
Eu Me Escuto
Published in
4 min readAug 28, 2016

--

Como dizia um professor meu do colegial: “vamos começar pelo começo”.

Não quero agredir, menosprezar, nem desdenhar dos textos que vejo por aqui nos estilos em que irei comentar. O fato de eu achar que você só escreveu sobre o tema abaixo para “construir uma audiência” ou porque só está interessado no número de compartilhamentos que isso vai te gerar não te faz pior do que ninguém.

Na verdade, consigo ver uma intenção genuína em levar um mínimo de aprendizado que seja para o maior número de pessoas nessas coisas. Mas, quando escrevemos, somos obrigados a comentar sobre o que nos incomoda e, se você não curte mimimi ou tem um ego bastante sensível, recomendo que não leia os meus tópicos abaixo. Estou aqui para falar com os que tem uma escrita “humilde”, ou seja, aquela que vem sem pretensões, vem da alma, vem do coração. Quero conversar com aqueles que têm uma escrita bem longe do parnasianismo (que esconde uma penca de vaidades) e que não pensam que “escrever dá trabalho”, como se isso fosse uma tarefa chata e rotineira tal qual lembrar-se de escovar os dentes.

Pois, vamos lá:

1 — “VOU ESCREVER SOBRE ALGO MUITO MANEIRO QUE FIZ E MOSTRAR QUE TODO MUNDO PODE FAZER ISSO”

Desculpem por usar gerador de memes mais uma vez e deixar essa licença poética dos erros de português, bjs.

Não, pare. Você é um ser humano, com suas próprias experiências e capacidades. Eu sei que deve ser muito irresistível pensar que você encontrou a fórmula para todos os problemas mundiais porque você experimentou, sei lá, fazer cinco flexões por dia para endurecer as pernas. Sabemos das suas nobres intenções ao fazer isso, claro: mostrar que você foi muito foda em alguma coisa para todos que duvidaram disso um dia.

2 — “VOU ESCREVER SOBRE UM GRANDE TABU PARA MOSTRAR QUE SOU MAIS DESCONSTRUÍDO QUE O COLISEU DE ROMA”

Com os agradecimentos à Wanessa Camargo. (Créditos da Foto).

Fazemos assim: todo mundo gosta de falar de coisas proibidas, tais como PALAVRÕES, SEXO, CRIME, VIOLÊNCIA, DEEP WEB, BISCOITO OU BOLACHA, CAFU OU RONALDO…

Não quero ser injusta com quem fala, de fato, sobre esses assuntos por que quer e não para chamar atenção como pode soar. Mas que estes existem, sim, eles existem. Até porque eu mesma já fui um dos.

JURA QUE VOCÊ JÁ COLOCOU UM PALAVRÃO OU UMA REFERÊNCIA SEXUAL NUM TEXTO SÓ PRA CHAMAR ATENÇÃO PARA QUE O QUE VOCÊ ESCREVIA?????

Sim. E com requintes de crueldade.

3 — “VOU ESCREVER SOBRE CONSTRUIR UMA AUDIÊNCIA NO MEDIUM E, COMO TODO ESCRITOR É UM TANTO VAIDOSO, VOU GANHAR MUITOS SHARES E VIEWS E VOU ESTAR RINDO DA MINHA POLTRONA DE FELTRO VERMELHO COM UM GATO CHAMADO ESPINAFRE RONRONANDO NO MEU COLO”

ESPINAFRE ESTÁ TE JULGANDO! (Créditos da foto).

Mano.

Mano.

Mano.

VAMOS.

PARAR.

DE ESCREVER.

SOBRE COMO.

GANHAR LEITORES NESSA PORRA E ESCREVER ALGO QUE REALMENTE PRESTE, PELO AMOR?

Obrigada, só queria gritar isso em CAPS e bold.

Próximo.

4 — “MAS E SE EU FALAR DA GRANDE TRISTEZA QUE DÁ QUANDO VOCÊ TEM VÁRIAS INSEGURANÇAS, VÁRIAS PARADAS ERRADAS NUM RELACIONAMENTO AFETIVO? DEU CERTO COM AQUELE 500 DAYS OF SUMMER, NÉ”

Obg, Tumblr.

Beleza, então, você vai se aproveitar das desgraças humanas para obter algum lucro com isso? Não sei como ainda não te contrataram para ceder empréstimo em algum banco, pois é a mesma vibe e você ainda ganha dinheiro com isso.

(EM MINHA DEFESA: Sim, eu escrevo sobre inseguranças nos relacionamentos. Mas é por funcionar mais como uma terapia para mim e para ver se eu melhoro em alguma coisa desta bagaça ao saber a opinião dos outros sobre).

5 — “VOU ESCREVER LISTAS, PORQUE TODO MUNDO GOSTA DE LISTAS”

ahAÁÁÁÁÁÁAA´´AÁÁÁ´´AÁÁÁÁÁÁÁ

ONDE ESTÃO ESSES MENINOS DA TWISTER AFINAL? (Créditos).

--

--

S. Paiva
Eu Me Escuto

Escritora de porta de terapeuta | Filha do meio, millenial, potterhead e casada com o cara de TI