8 dicas para montar seu home office e trabalhar no conforto do lar

Umbler
Umbler News
Published in
5 min readJun 1, 2018

Quem trabalha em casa pode enumerar várias vantagens e tantos outros desafios. É possível conquistar um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional, fazer a maior parte das tarefas no conforto do lar, sem se deslocar, gerenciar a agenda para ter mais tempo livre. Agora, se o foco são os desafios, dentre tantos, um deles pode, facilmente, se transformar em uma vantagem: montar o seu home office.

Para trabalhar com foco e alto nível de produtividade, o ideal é projetar um home office sob medida para você. Isso é um ponto positivo! Afinal, um espaço personalizado tem tudo para fazer você se sentir mais confortável e, principalmente, animado para trabalhar. Se você não sabe por onde começar, fique tranquilo. A seguir, apresentamos 9 dicas para ajudar você a montar o seu home office.

Busque referências

O Pinterest, as revistas de design e, até mesmo, blogs de arquitetura e design podem ser ótimas fontes de inspiração para seu projeto. De toda forma, tenha em mente uma coisa: que nem sempre os escritórios apresentados nas revistas foram projetados para uma semana de trabalho de 40 horas. Observe se a poltrona linda que você viu tem apoio para suas costas, por exemplo. Ou, ainda, se a mesa que você amou tem espaço para o armazenamento dos seus arquivos.

Gosta de cores vibrantes e quer uma para o escritório? Cuidado! Você pode ficar irritado olhando para uma parede inteira roxa em cima do seu computador. Além disso, um estímulo visual muito forte pode se tornar uma fonte de distração.

Se quiser incrementar o espaço com mais cores, use-as nos detalhes como, por exemplo, no tapete, nas almofadas ou em quadros. Um bom escritório em casa precisa ser, acima de tudo, funcional, depois bonito.

De olho na ergonomia

Siga as regras ergonômicas, para garantir o seu conforto e a sua disposição ao longo das suas horas de trabalho.

Para montar o seu home office, lembre-se que:

  • A parte superior da tela do seu computador deve estar ao nível dos olhos ou um pouco abaixo. Assim, conforme você visualiza a tela, suas pálpebras se fecham um pouco e umedecem, o que reduz a fadiga ocular.
  • O teclado deve estar posicionado de modo que seus antebraços fiquem paralelos ao chão e que seus pulsos fiquem retos.
  • A sua cadeira deve estar ajustada para que seus pés descansem firmemente em algo — o chão ou um apoio para os pés, se você for baixo.

Projete a iluminação do ambiente

Já que você tem a chance de criar o seu espaço, faça da melhor forma possível. Enquanto em uma empresa, muitas vezes, as salas são escuras e pequenas, sem chance de mudar os móveis de lugar, em casa você pode definir onde sua mesa irá ficar e o tipo de iluminação que você quer. De preferência, leve sua mesa para perto das janelas, para aprovar a luz natural. Assim, nos minutos de descanso, você também pode observar a paisagem.

De todo modo, para as horas mais escuras do dia, você precisará de luz adicional. Se você trabalha na frente do computador, com arquivos, gavetas e tarefas intensivas é fundamental ter uma fonte de luz bem definida, direcionada ao que você está fazendo.

As lâmpadas de LED ou até mesmo os spots com LED, se a ideia é instalar a luz no teto, são uma boa pedida. Além de direcionar o foco da luz, estes oferecem diferentes temperaturas do branco. Neste caso, opte pelo branco frio. Além disso, esta é uma alternativa supereconômica.

Outra ideia é apostar nas luminárias de mesa, que oferecem um brilho suave e possibilidades de design interessantes. Alguns modelos já trazem, inclusive, funções de relógio, alarme, calendário e temperatura. Mais que uma luminária, quase uma assistente.

Pense em um lugar para guardar tudo

Já pensou onde você vai armazenar seu material? De documentos a material de expediente, o ideal é que você mantenha tudo organizado e sempre acessível.

Pode ser que você não queira incluir mais um móvel no seu espaço, como, por exemplo, um armário, para montar o seu home office, mas qual vai ser sua solução?

É preciso pensar e definir, antes que você tenha papéis e materiais espalhados pela casa. Uma boa alternativa é o armazenamento na parede, com prateleiras ou estantes de exibição no estilo biblioteca.

As caixas organizadoras, desde que setorizadas, também cumprem a função de te ajudar a manter cada coisa em seu lugar. Assim, você garante que terá tudo à mão — de grampeador e tesoura até documentos fiscais — sempre que precisar.

Crie um espaço confortável

Sua mesa sempre será usada para trabalho ativo, mas você provavelmente precisa de um lugar para pensar ou ler confortavelmente. Um home office digno deve ter uma cadeira confortável para esses momentos mais tranquilos, um cantinho para o café e uma grande lâmpada. Afinal, uma área de conforto é “o privilégio negligenciado do escritório em casa”. Se você tiver espaço, invista por você e para você.

Um pouco de verde para alegrar

Ar mais limpo, menos estresse e produtividade em alta: esses são alguns dos benefícios que a plantas podem trazer. Plantas tornam as pessoas mais alegres. Segundo estudo da Universidade do Texas, investir no verde tem efeito positivo sobre a satisfação e a felicidade das pessoas, além de deixá-las mais calmas. Algumas plantas são ideais para este tipo de espaço, tais como: cacto, suculentas, planta-jade, clorofito, bambu,babosa e heras.

Personalize sua mesa

Vá além dos porta-retratos com fotos de família e busque outros elementos que também lhe deixem animado. Lembranças de uma viagem, recordações de um momento da carreira, desenhos animados que fazem você rir, livros inspiradores ou até mesmo um perfume que faz você feliz. Tenha na sua mesa objetos com significados especiais, que despertem o melhor em você e o façam querer trabalhar muito e ir mais longe.

Oculte coisas que podem poluir visualmente

Para montar o seu home office, possivelmente você vai se deparar com vários cabos da impressora, do computador, do telefone. São muitos fios. Tenha cuidado e não os deixe visíveis e espalhados. Coloque uma régua de energia atrás de sua mesa e conecte tudo isso. Se a impressora roubar muito espaço da sua mesa, pense em uma forma de colocá-la em um armário ou, mesmo, em uma prateleira. Na sua mesa, mantenha somente aquilo que, de fato, importa.

Com estas dicas, montar o seu home office pode ser bem mais simples do que você imaginava e, claro, mais divertido. Afinal, trabalhar no conforto do lar tem seus benefícios e um deles, sem dúvida, é criar o seu espaço de trabalho. Aliás, pode-se dizer que este é o ponto de partida para começar esta nova fase com o pé direito.

Ter um home office que seja a sua cara vai te deixar mais feliz, animado e confiante para trabalhar muito e alcançar seus objetivos. Aqui, o projeto do home office adquire uma função estratégica ao passo que irá ajudá-lo na sua disciplina, na gestão das suas demandas e na sua performance.

Com o espaço pronto, confira este infográfico do Operand, com dicas de autogestão para trabalhar em casa:

--

--

Umbler
Umbler News

Oferecemos soluções de hospedagem de sites, e-mail profissional, registro de domínio e educação para agências digitais entregarem mais valor aos empreendedores!