Como a Umbler enxerga Node.JS

Cami Martins
Umbler News
Published in
6 min readMay 4, 2018

É pessoal, Node.js tá tomando conta do mercado e felizmente não há nada que vocês possam fazer. Já existem vários locais nos quais é possível hospedar sites em Node, mas é claro que o melhor deles e com o suporte mais bacana e atencioso é o da startup do coala, né?!

Tá, mas será que Node.js é simplesmente hospedar e deu? Como funciona todo o suporte que a Umbler dá para essa tecnologia cada vez mais falada no Brasil (e há um bom tempo lá fora), se tratando desde serviços de hospedagem até comunidade?

Bom, falando de hospedagem, você pode saber tudo sobre como trabalhar com Node em contêiner na Umbler neste post. Aqui, você encontra depoimentos de beta testers, desvenda os recursos e fica deslumbrado com o deploy facilitado da Umbler!

Mas pra hospedar, tem que saber, né? E a Umbler ensina aqui como trabalhar com Node.js. Inclusive ensina como trabalhar com Node e MongoDB, os parceiros perfeitos da rapidez e escalabilidade! Existe também no canal do Youtube uma série de vídeos ensinando e falando um pouquinho sobre.

Saindo do mundo mágico do hosting, sabemos que simplesmente hospedar uma nova tecnologia não basta. As pessoas precisam conhecer essa tecnologia, trabalhar com ela, colocá-la nos currículos, ter empregos envolvendo-a, estudar isso na faculdade, trocar ideia com outras pessoas sobre isso. Senão, como dizem, o próprio mercado dita o que vai e vem, e definitivamente o que não é falado vai sumindo. Mas Node é bom demais pra sumir, e por isso existe uma comunidade fortíssima de Node, crescendo cada vez mais. E é disso que a Umbler está falando :)

Falando literalmente, viu? A Umbler tem o Umblercast, e rolou um episódio falando de Node.js, no qual tivemos a participação do Waldemar Neto (uma inspiração para qualquer um que está na comunidade de Node), do grande Henrique Schreiner e do nosso deus interno do Node.js, o Software Engineer da Umbler Raryson Rost, que não apenas é um entusiasta desde sempre da tecnologia e auxiliou na implementação da hospedagem dentro da empresa, como também é dono de excelente gifs postados no Twitter da Umbler, hahahahaha!

Na época o Raryson, nosso software engineer, era do time de Customer Success da Umbler (atendimento ao cliente) e hoje integra a equipe de devs, fazendo parte do mesmo time que eu. Para você ver que a Umbler também dá oportunidades internas para fazermos o que sonhamos. E dá certo, né? ❤

No Rio Grande do Sul a Umbler é uma das patrocinadoras do meetup do NodePoa, um meetup que existe há dois anos (WOW!) em Porto Alegre e que já passou por vários locais, sempre com as últimas novidades da tecnologia e auxiliando a galera no sufoco do dia a dia. Nessa coordenação maravilhosa, surgiu a oportunidade de ter minha primeira talk sobre Node, em que falei como a Umbler utiliza Node.js internamente (sim, utilizamos!) e você pode conferir o conteúdo aqui ou inclusive assistir a palestra completa através das lives disponíveis do meetup.

Lembra do Henrique, que eu falei mais cedo no podcast? Então, ele é um parceirão! Ele fez um vídeo falando sobre a hospedagem Node.js da Umbler. E sabe o que foi mais legal? Ele adorou minha palestra para a comunidade Node, pois, além de ter sido bacana, foi a primeira de uma mulher no meetup de Node em Porto Alegre. Só que então a gente tinha um problema, né?

CADÊ A REPRESENTATIVIDADE DAS MINAS NESSE EVENTO?

Foi aí então que o Henrique falou algo que já tava na minha cabecinha: precisamos fazer alguma coisa. Pilha fazer uma iniciativa feminina, tipo um Node4Girls?

E eu AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Foi aí que surgiu o NodeGirls. Uma iniciativa com foco em protagonismo feminino (e com site hospedado na Umbler com Node.js hihi), que conta com meetups mensais para ensinar Node.js e nivelar o conhecimento de meninas em diferentes níveis de aprendizado. Estamos sempre recebendo minas com ideias maravilhosas ♥ O mais bacana é que desse evento lindo que começou, nós escolhemos dentro do próprio meetup nossas outras coordenadoras: a Zalba Monteiro e a Daniela Petruzalek.

O NodeGirls está em seu 6º meetup já. Tudo isso com muito help da Umbler, que dá uma mãozona com patrocínio, que vai desde coffee até brindes lindos para as meninas. Nossa ideia é sair do modelo de palestras e fazermos várias dinâmicas legais. Em nosso site tem conteúdo dos meetups anteriores, pode mandar call4papers e é tudo produzido por mulheres e divulgado para o mundo! :) Nossa ideia é uma maior inclusão e pensar na interseccionalidade, não apenas na comunidade Node, mas em todas as comunidades de tecnologia. ❤

O NodeGirls é totalmente horizontal: as minas escolhem tudo que rola, desde as datas dos eventos até as pautas internas. Mas e aí? Será que só as minas de Porto Alegre vão ter essa felicidade?

Fui selecionada para ser coordenadora da trilha de Node.js de um dos maiores eventos de desenvolvedores do Brasil! O TDC Florianópolis. E sabe quem apoiou tudo? O COALA!

Aproveitei a oportunidade incrível de ministrar uma trilha inteira de Node.js ao lado do Rodrigo Branas e do Henrique Schreiner para também fazer o NodeGirls de Florianópolis :D

E sabe o que mais? Neste mesmo TDC rolou uma palestra incrível entre eu e o outro Software Engineer da Umbler, Jorge Leite, sobre implementar Node.js em automação residencial. Gente, incrível ♥ A nossa palestra foi selecionada para ser apresentada ONLINE e você pode ver aqui! Foram milhares de pessoas nos acompanhando e dando uma série de feedbacks positivos da nossa hospedagem!

Beleza! Trilha foi show de bola. Mas não acaba por aí (gente, eu vou matar o coala do coração hahahahaha). Fui selecionada agora para ministrar a mesma trilha, em SÃO PAULO! Novamente, uma representante da Umbler ministrando uma trilha de Node agora no maior evento de desenvolvedores do Brasil! :O

E NÃO É SÓ ISSO! A Umbler ainda pagou metade dos valores para eu viajar para o Rio de Janeiro para auxiliar em um evento de programação para mulheres com uma trilha de Node.js, que é o WomakersCode RIO, evento que a Umbler já patrocinou em Porto Alegre também :)

Ufa, acho que acabei. Quer empresa que apoie mais a comunidade de Node que esse comedor de bambu? Não existe!

Sou muito grata a Umbler, não apenas pelas oportunidades da minha carreira, mas pelo incentivo constante a uma tecnologia crescente no Brasil, que tende a crescer ainda mais.

E você? Tá esperando o quê? MANDA NODES!

--

--

Cami Martins
Umbler News

Tenho 20 anos, sou paulista e moro em Porto Alegre desde 2015. Trabalho atualmente como programadora na Umbler, uma empresa de Cloud Hosting sob demanda.