Como os memes podem tornar sua campanha um sucesso

Marta Buyolo
Umbler News
Published in
5 min readMay 14, 2018

Nos últimos anos, assistimos a uma mudança fundamental na comunicação corporativa, favorecida pela apropriação do digital. Os consumidores passam de sujeitos passivos para participar ativamente da comunicação com as empresas.

Há uma interação maior, o consumidor se envolve, comenta e participa da criação da mensagem. Aqui surge um sujeito criativo, produtor e distribuidor do conteúdo: o prosumer (produtor + consumidor). A comunicação deixa de ser séria e formal para se tornar divertida e despreocupada, amigável e próxima. Rompe com a hierarquia agressiva do marketing tradicional, onde o assunto é entendido como passivo e fácil de persuadir.

A empresa começa a conversar com o usuário de modo informal. Eles usam piadas, imagens engraçadas e um vocabulário que atinge mais o público, com o qual eles se identificam rapidamente. Neste contexto, os memes são usados ​​pelas equipes de marketing de empresas e agências de publicidade que as incorporam em suas campanhas para aumentar seu sucesso e eficácia.

Os memes adquiriram um papel fundamental na comunicação corporativa. Tanto é assim que em 14 de maio é comemorado o dia oficial do meme. E nós queremos aproveitar a oportunidade para rever a história do meme, o impacto que ele teve no marketing e, finalmente, revelar algumas dicas para você começar a incorporar essas imagens divertidas em sua estratégia de comunicação.

Se você ainda não está fazendo isso…

Vamos lá!

O que muda o meme na comunicação com o consumidor?

A comunicação se torna muito mais divertida e informal. O consumidor se torna um sujeito apreciado e valorizado, como parte fundamental do sucesso da mensagem.

A participação ativa é esperada e incentivada, a interação é buscada, para criar um tipo de link que permita à empresa conhecer melhor quais são suas necessidades e interesses. O que ele gosta e como. A medida que a relação empresa-cliente se aproxima, a comunicação se torna mais informal e amigável, surge uma cultura participativa de co-criação de mensagens e conteúdos.

O uso de memes, gifs e outras mensagens informais traz múltiplos benefícios para a estratégia de comunicação corporativa, mas entre eles, destaca-se a grande capacidade de propagação viral nas redes sociais. Sejamos honestos, mensagens e imagens com um código humorístico que nos fazem rir são muito mais fáceis de lembrar, e compartilhamos eles com amigos em nossas redes.

É quando a mágica acontece.

A história por trás do meme

O meme surge da teoria do neodarwinista Richard Dawkins, que explica o termo em seu livro O gene egoísta, a partir de uma hipótese memética de transmissão cultural. A ideia básica do meme reside na sua predisposição para a propagação por imitação, sua capacidade de se adaptar ao ambiente sem perder a possibilidade de ser reconhecido pelo público. Essa é a origem das imagens cômicas que compartilhamos em nossas redes. É pela sua capacidade de retenção, atenção e disseminação que os memes atraíram uma atenção especial do marketing e da publicidade.

No entanto, não devemos esquecer que os memes, embora possam ter grandes efeitos em questões de divulgação e interação de usuários, estão ligados a um caráter bastante tosco, amateur e até feio, com baixa qualidade estética ou mesmo mau gosto.

Em sua apropriação, marketing e publicidade tentaram limpar essa imagem e aplicar recursos de produção e design mais sofisticados para o acabamento final dos mesmos. Um exemplo é o meme lançado por Snickers em relação à mordida do jogador uruguaio Luis Suárez ao italiano Giogio Chiellini.

Vamos praticar … Como aplicar memes em sua comunicação corporativa

Segundo a revista Forbes, o conceito memejaking é a capacidade de usar uma imagem no momento certo. Esta prática tem enormes benefícios para as suas campanhas de marketing, dando-lhe uma forte personalidade e presença à sua marca sem perder o toque simpático, coloquial e bem-humorado que mais o aproxima do seu potencial público. Para isso, é essencial que você conheça seu público de perto. Depois disso, basta escolher o meme da campanha corretamente e o sucesso é garantido. Tem em conta que:

  • Os memes têm a natureza de serem virais em si mesmos;
  • Eles atraem facilmente a atenção do seu público, sendo capaz de gerar ideias colaborativas interessantes com os usuários;
  • Eles são uma estratégia ideal no planejamento da estratégia em redes sociais por causa de sua natureza visual e marcante;
  • Às vezes eles atraem muito mais likes, tráfego e links do que um conteúdo mais extenso e elaborado
  • Eles são muito fáceis de fazer e exigem apenas alguns segundos.

Agora é a hora de começar a pensar em qual será seu próximo meme …

Você já tem a campanha e a mensagem que deseja comunicar em mente?

Então se liga nas dicas que nós preparamos para a sua campanha ser um sucesso usando essas imagens engraçadas!

  1. É essencial que o meme seja inovador e criativo. Para isso, você pode usar a ferramenta Google Trends, que permite saber o que é tendência no momento.
  2. Se você pegar o meme da Internet, pare para pensar sobre o verdadeiro significado dele ou mostre aos colegas de trabalho para obter uma segunda opinião. Tenha em mente que não podemos prever qual será o significado do usuário. E o mais importante, para evitar mal-entendidos, isso deve ser legível e compreensível.
  3. Veja as cores, uma mensagem clara e simples que é fácil de lembrar. E finalmente no conjunto global da imagem. Quanto mais próximo você chegar de sua marca e as cores e estilo que a representam, melhor.
  4. Na rede existem inúmeras plataformas para criar memes. Você pode dar uma olhada nestes:

Uma imagem vale mais que mil palavras, mas … um bom meme vale mais do que todas as imagens juntas.

A verdade é que o uso de memes pode até determinar o sucesso ou o fracasso de sua marca. Os memes são o trampolim para alcançar o público digital que não espera mais mensagens formais e agressivas, mas, pelo contrário, imagens divertidas e informais que se prestam à divulgação. Encontrar o meme ideal para usar em sua próxima campanha é tão simples quanto conhecer o seu público por completo, saber o que ele gosta, o que é engraçado, o que ele está falando em suas redes sociais. Quanto mais estreita for a linha que separa a organização do consumidor, mais fácil será criar campanhas que realmente deixem uma marca nela.

Não devemos esquecer que a internet é principalmente visual. As pessoas visualizam e verificam a tela do celular ou computador. Com todos esses fatores em mente, é hora de começar a pensar em seu próximo meme …

--

--

Marta Buyolo
Umbler News

I am a passionate traveller, an avid reader, and enthusiast marketer, who believes in a responsible and ethical way of doing business as a catalyser for success