DockerCon 2018 — O evento

Cristiano Diedrich
Umbler News
Published in
6 min readJul 10, 2018

Eaí galera apaixonada por Docker, como muitos de vocês devem saber (ou não :)) neste mês aconteceu a DockerCon 2018, o maior evento sobre essa tecnologia do mundo. Como a Umbler já utiliza containers e docker há um bom tempo, decidimos que havia chegado o momento de fazer parte desse grande encontro e compartilharmos, é claro, todo o nosso conhecimento ;)

O evento ocorreu entre os dias 12 a 15 de Junho, em São Francisco, na Califórnia, e reuniu mais de 6mil pessoas, cerca de 60 expositores e claro, muita conversa boa.

Dia 1:

O primeiro dia foi reservado à três atividades, basicamente:

HallwayTrack: Foi disponibilizado um aplicativo no qual era possível interagir com todos os palestrantes. Por lá era possível também agendar horário com qualquer pessoa para conversar, tirar dúvidas, etc. Uma ideia muito legal e que foi bastante utilizada.

Hands-On Labs: Em um local entre as salas de apresentação, foi montando um ambiente no qual era possível realizar todos os labs que a Docker disponibiliza, podíamos contar com o auxilio dos demais e do pessoal da própria Docker também :)

Community Leader Summit: Na parte da manhã do primeiro dia ocorreu também o Community Leader Summit, que foi o encontro de todos os Community Leader do mundo. O encontro foi bastante produtivo, gerou um networking legal, mas quero fazer um post dedicado apenas à comunidade posteriormente — podem me cobrar — então fica aqui o resumo: Legal foi pouco! :)

Dia 2:

O segundo dia sim foi o início da brincadeira, na manhã deste dia é que foi realizada a abertura oficial do evento. Como de praxe, o CEO da Docker, Steve Singh, foi um dos primeiros a falar e começou com o agradecimento a todos que estavam presentes, sejam participantes ou apoiadores, depois seguiu com uma apresentação mais formal, na qual trouxe as três promessas do Docker: Escolha, Agilidade e Segurança. Explicou cada ponto e como o Docker atende a cada uma delas, foi algo bem abrangente e que reforça alguns pontos que acreditamos.

Tanto o segundo, quanto o terceiro dia foram repletos com diversas palestras, desde assuntos iniciais até técnicas nível hard e, como sempre, a trilha é black belt :).

Sobre as palestras, no segundo post detalharei bem mais cada uma que pudemos aproveitar ;)

Dentre as novidades apresentadas durante a general session do primeiro dia, posso destacar o novo Docker Desktop que vem para agilizar muitos aspectos da vida dos nossos queridos devs. O que já era fácil, vem se tornando ainda mais \o/. Foi realizada uma demo marota para mostrar essa novidade e qual o seu principal objetivo: Facilitar a vida de quem desenvolve.

Além dessa boa novidade, podemos acompanhar ainda a V.P para Windows Server da Microsoft, a senhora Erin Chapple, contando um pouco da trajetória do Docker no Windows, desde os primeiros passos lá em 2014 até o do suporte oficial do Docker Enterprise no Windows Server. Ela reforçou a parceria que ambas as empresas têm para o aprimoramento e para melhorias na tecnologia. Durante esse bate papo ela ainda anunciou o suporte à Kubernetes no Docker Enterprise executando no Windows Server. Podem aguardar que vem mais novidade por aí, com certeza! ;)

Acabou? NÃOOOOO! Por fim, pudemos visualizar o que é possível fazer com a plataforma Docker (claro que na versão enterprise). Sim, o negócio é louco e na demo podemos comprovar isso :). Estou falando do “Federated Application Management” que é o modelo que a Docker encontrou para manipular/provisionar aplicações entre clusters e ambientes heterogêneos.

“Ahhh Matofino, grande coisa!”

Imagine que você tem três clusters de Swarm e dois de Kubernetes, é fácil migrar as aplicações entre cada um deles isoladamente, né? É fácil, mas e entre eles? Ou seja, agora não quero mais minha aplicação rodando em Swarm, quero no Kubernetes, e aí, como faz? Usando o Federated Application Management é possível fazer isso com alguns clientes. Por ser um serviço beta, é claro que existem muitas coisas a serem melhoradas, mas podemos vislumbrar até onde podemos ir :)

E depois dessa enxurrada de informações, ainda tivemos as palestras do dia, como falei, elas merecem um post à parte.

E a noite foi de que? Descanso, relaxamento, reflexão e….. FESTAAAA. Sim, a equipe da Docker preparou ainda uma mega festa para as 6mil pessoas do evento. Para não deixar por menos, a festa foi realizada no Pier 3 do Porto de San Francisco, com direito a barco, comida, jogos, bebidas e muita música!

Dia 3:

Depois de muita diversão, veio o terceiro dia, esse ainda mais cheio de informações, novidades e troca de conhecimentos. Pessoal já se conhecia melhor (óbvio fizemos festa juntos \o/) então as conversas fluíram melhor.

Para começar a general session, tivemos a honra de acompanhar uma apresentação do Robert Tercek falando um pouco sobre:

Palestra na qual ele explica o porquê de, em um futuro próximo, todas as empresas serem de software. Segundo ele, a única coisa que nunca virará commodite será o conhecimento e a forma de aplicarmos ele na sociedade atual, é em forma de algo que resolve um problema, ou basicamente, um software que resolva um problema, complexo? SIM mas extremamente inspirador, foi uma das apresentações que fazem você pensar, inclusive, na sua vida :)

Tivemos palestras? Claro, com certeza, todas as trilhas com salas lotadas, foi neste dia que conversei um pouco com o Michael Letourneau e fizemos esse vídeo. O Michael é arquiteto dentro da Liberty Mutual, uma das maiores empresas de seguros e previdência do mundo e, o olha que legal, foi deles um dos cases apresentados durante a General Session, a forma como eles resolveram os seus desafios utilizando o Docker Enterprise foi muito interessante.

O que mais teve? Donuts! Sim, os legítimos! \o/

E assim, finalizamos o terceiro dia de evento :)

Dia 4:

O último dia foi dia de repeteco. As melhores apresentações foram reprisadas pelo seus autores, isso foi ótimo, principalmente para podermos aproveitar apresentações que não conseguimos ver nos outros dois dias. Tava legal? SIM, mas pra mim, o melhor foi realizar uma das minhas metas: Ir até a sede da Docker!

Quer saber mais como foi isso? Então fica ligado nos próximos posts, falaremos um pouco sobre comunidade, networking e explicarei como foi essa visita ;)

Por hoje, era isso, grande abraço a todos!

--

--