Invadimos a terra da garoa — e fizemos sucesso!

TDC São Paulo foi um sucesso para o time de especialistas da Umbler

Umbler
Umbler News
7 min readJul 30, 2018

--

O The Dev Conf, que aconteceu de 17 a 21 de julho, reuniu especialistas nas mais diversas áreas da tecnologia e inovação com palestras inspiradoras, entre eles, nossos coalas, Bruna, Cristiano Matofino, Jorge e Raryson.

Confira a seguir o relato de cada um deles sobre como foi palestrar no maior evento de tecnologia do país:

Cristiano Diedrich — Matofino

“Não devemos nos orgulhar de sermos melhores que os outros, mas sim melhores do que já fomos.”

Essa frase do Bernardinho resume um pouco de uma filosofia de vida que acho interessante e que, para minha vida, faz sentido. Participar do TDC São Paulo 2018 foi, para mim, um dos momentos de maior reflexão este ano, foram quatro dias (não participei do primeiro) de grande aprendizado, seja conversando com os outros participantes, seja apenas observando, seja ouvindo alguma apresentação ou até mesmo apresentando algo.

O TDC reúne um público bem diverso, isso é muito bom para quem é curioso quanto ao que os demais pensam e aplicam em seus trabalhos, saber quais metodologias utilizam, se ferramenta x funciona para eles, essas são algumas das perguntas que me fiz diversas vezes durante esses dias de evento. E, olha só que louco, pude perguntar e ter essas respostas lá mesmo \o/.

Mas porque o público é tão diverso? Simples, imagine reunir em um único evento todas as “tribos” da TI? Do pessoal de infra aos designers, de arquitetura e negócios, enfim, no formato que TDC trabalha, há espaço para todos e a cada edição isso se torna mais notório.

Mas, afinal das contas, o que eu aproveitei do evento? Bem, muitas coisas. Pelo lado técnico participei da trilha de containers, e foi muito legal ver que ainda há muito público novo quando o assunto é containers. Tive a oportunidade de fazer uma apresentação falando um pouco sobre como é utilizar Docker Swarm em produção, e isso foi bem legal, depois da apresentação muitas pessoas me procuraram para conversar mais e trocar figurinhas.

Pude prestigiar ainda as apresentações dos nossos amigos @_silva, falando sobre como criar containers na unha, do @perylemke sobre como otimizar suas imagens docker utilizando o multi-stage build, o @jwendell explicando que o mundo de containers não é de apenas Docker :), o @fbcbarbosa mostrando os benefícios do drone.io, entre muitos outros que passaram pela trilha mas que infelizmente não consegui prestigiar :(.

Pelo lado profissional, este evento em especial me agregou de mais, já participei de alguns TDC, mas essa é a primeira vez que fiquei todos os dias no evento, com isso, tive tempo de aprender muitas outras coisas, conversar com muitos outros profissionais e entender as dores de cada um. Outro ponto importante foi perceber que dessa vez eu consegui ajudar mais pessoas, tirar dúvidas, e acrescentar um pouquinho mais na vida de alguém.

Quanto mais reflito sobre o evento (seja pelo lado técnico ou não) mas eu vejo oportunidades de crescimento, tanto pra mim, quanto para a Umbler e isso é muito empolgante :). Apesar de ter sido meu oitavo TDC, sempre há espaço para as primeiras vezes, para novos aprendizados, novas oportunidades e lembrete para não esquecer que no próximo, tenho que fazer melhor ;)

Bruna Grellt

A palestra:

Sempre busco participar de todas as edições do TDC mas este ano, na edição TDC SP foi mais especial, pela primeira vez subi ao palco do TDC para compartilhar as minhas experiências, sai de lá com uma bagagem pouco maior porque além de passar um pouquinho do meu conhecimento pra quem estava lá disposto a aprender, aprendi muito mais do que compartilhei.

O TDC:

O TDC é um dos maiores eventos de TI do país e, pessoalmente, é o evento no qual mais admiro porque o objetivo deste evento é COMPARTILHAR, compartilhar um pouquinho do que você sabe, um pouquinho da sua experiência. O TDC não busca cases de sucesso, o TDC simplesmente busca cases. A organização das trilhas, dos estandes, do evento em si, é perfeita.

O estande:

Além de ser palestrante, eu tive a oportunidade de ajudar meus colegas no estande da Umbler. Outra experiência inexplicável foi reunir profissionais de especialidades diferentes e reuni-los no estande, foi magnífico! Os atendimentos foram perfeitos, pois conseguimos, entre nós, agregar mais conhecimento e muito mais valor a quem nos procurava no estande, as pessoas que ali estavam conseguiam ter uma pequena visão de desenvolvimento front-end, customer success, infraestrutura, sales manager e claramente melhor entender o que é a Umbler.

A experiência de uma forma geral:

Participar do TDC é sempre algo muito positivo, pra mim um dos melhores lugares para fazer networking, recarregar as energias, se atualizar das tecnologias, ganhar muitos brindes (rsrsrs) e receber muito conhecimento, é uma reunião de pessoas que têm o mesmo propósito: agregar conhecimento. Então, a facilidade de se conectar com as pessoas é muito maior.

Raryson Rost

O TDC foi o meu primeiro grande evento como palestrante, foi insano palestrar para 150 pessoas, foi absurdo fazer o código funcionar ao vivo junto com meu parceiro Jorge Fernando Damasio Leite

Eu estava mega nervoso para conversar com a galera da trilha, mas quando vi um slide específico da palestra do @igorhalfeld tudo ficou bem, o slide basicamente era uma cerveja serramalte e ali eu entendi que eu estava em um local no qual as pessoas me entendiam.

O sentimento pós visão da serramalte foi +- isso:

A experiência de ser palestrante que eu posso passar para vocês é: faça, contribua e cresça.

Agora falando um pouco sobre o estande, que fantástico é poder conversar com as pessoas, entender o sentimento delas ao usar um produto que tu participa do desenvolvimento e compreender as dores delas, essa experiência somente tive trabalhando na Umbler, e agradeço do fundo do meu coração pela oportunidade de conhecer tantas pessoas assim. Pois, acredito que conhecendo pessoas eu acabo me conhecendo melhor.

E falando um pouco sobre o TDC e sobre as pessoas no geral, ainda bem que eu fui, esse foi meu primeiro como participante e que coisa fantástica. Nesse evento eu pude conhecer pessoas de negócios, de front, de back, de infra e de qualquer coisa que se imagine, que exista no TI. Como disse o Matofino, é uma reunião de todas as tribos.

Esse foi o primeiro de muitos TDC’s. E gostaria de agradecer publicamente aqui a @bayerndadepress por sempre encher meu saco pra começar a palestrar, realmente, comecei e é fantástico.

Jorge Fernando Damasio Leite

“Ah se meu avô estivesse aqui pra me ver!” Essa foi a minha sensação desde o primeiro contato com a Universidade Anhembi e o TDC SP, realizei um sonho antigo de ser relevante para uma causa maior que meus interesses pessoais, compartilhar com a comunidade e representar a minha empresa em um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Com certeza foi um grande desafio estar 5 dias a 220 por hora com um milhão de preocupações para que tudo fosse feito da melhor forma possível, tive a oportunidade de ver colegas de trabalho se desenvolvendo como pessoa e como profissional, tive oportunidade de mostrar a nossa verdade à todas as pessoas que passavam no nosso estande, tive a oportunidade de ter a confiança de pessoas que estavam em Porto Alegre de que fariamos nosso melhor para atingir nosso objetivo no evento que era levar a mensagem da Umbler às pessoas.

Fiquei muito orgulhoso de estar lá e poder contribuir, o meu coração se enchia de alegria toda vez que recebia um cliente nosso no estande falando: “cara a Umbler resolve todos os meus problemas”. Isso é música aos ouvidos. Você ver alguém falando que seu trabalho torna minha a vida de alguém melhor é muito gratificante. Eu não sei vocês, mas é isso que busco na tecnologia, fazer a diferença e a vida das pessoas um pouco melhor.

Falando um pouco de comunidade, foi incrível, tive a oportunidade de assistir uma palestra muito boa na trilha de node.js e também acessar a sala dos palestrantes, lá fiz amigos, ensaiamos palestra, trocamos muito conhecimento e isso é o que nos move. Na nossa palestra tivemos problemas técnicos e em nenhum momento as pessoas diminuiram ou caçoaram do fato, pelo contrário, nós conseguimos sentir o apoio e a vontade de que tudo desse certo no olhar das pessoas, isso foi louco demais, e no final tudo deu mais certo que imaginamos. Devo agradecer muito ao Raryson, por confiar na proposta de levar uma palestra em dupla ao TDC, e também à todos os meus colegas envolvidos com a operação TDC SP, que envolveu: colaboração, aprendizado, trabalho em equipe e muita, muita surpresa e novidade boa. Me senti honrado e grato por estar lá, e é por essas e outras que eu queria que meu avô estivesse aqui para me ver e se orgulhar, porque eu estava orgulhoso de viver tudo que vivi.

Gostou e quer saber mais sobre essas tecnologias todas? Então fique de olho no blog da Umbler.

--

--

Umbler
Umbler News

Oferecemos soluções de hospedagem de sites, e-mail profissional, registro de domínio e educação para agências digitais entregarem mais valor aos empreendedores!