O que você precisa saber sobre TNW

Marta Buyolo
Umbler News
Published in
6 min readMay 29, 2018

Os dois dias de imersão sobre as últimas tendências tecnológicas acabaram em Amsterdam, e não deixaram ninguém indiferente. Este ano, a nova edição do The Next Web surpreendeu com temas como segurança cibernética, inteligência artificial, blockchain, a Internet das Coisas, Design Thinking e o futuro dos negócios e das empresas.

Após esses dois dias intensos, reviramos a internet de cima para baixo a fim de apresentar aqui as últimas tendências do setor. Se liga só!

É disso que estamos falando!

Blockchain — Criptomoeda

O que é o Blockchain? Simples. É o futuro das transações monetárias online. A Blockchain substitui os bancos como intermediários de todas as transações monetárias, concedendo aos usuários toda a soberania e controle sobre seus movimentos financeiros.

O Blockchain descentraliza todo o processo, agindo como um banco de dados distribuído e seguro, graças a criptografia. Desta forma, qualquer pessoa pode ser “seu próprio banco”.

A corrente e o interesse da tecnologia Blockchain fez com que uma das palestras mais esperadas e bem sucedidas do TNW fosse a de David Schwartz, Criptógrafo Chefe da Ripple. Essa plataforma de criptomoedas criou um sistema de pagamentos globais, onde bancos como o Santander, BBVA, ou mesmo Mastercard, já começaram a usá-lo. Este sistema já é conhecido como a “criptomoeda dos bancos”.

Mas isso não é apenas atraente para as instituições financeiras, o usuário também pode adotar ela para gerenciar suas transações de capital de forma segura, econômica e veloz, com uma velocidade muito mais rápida do que o Bitcoin.

O Ripple é conhecido como um tipo de Paypal, mas sem um “nó” que tenha mais autoridade ou capacidade do que outro. É uma cadeia de nós com transações verificadas onde apenas as moedas XRP são existentes. O futuro do XRP e do Ripple ainda é incerto, mas o que é certo é o sucesso imparável da tecnologia Blockchain como uma nova maneira de conduzir transações financeiras no futuro.

Como Schwartz confirmou em seu discurso, há muitos desafios nos processos de interoperabilidade e descentralização das transações financeiras online, mas é para lá que estamos indo.

Machine-Learners — Huawei e a inteligência artificial

A conferência também teve espaço para falar sobre Inteligência Artificial. Sem dúvida, essa é uma questão controversa. Não podemos dizer se o futuro da inteligência artificial representa uma ameaça para a humanidade ou se é o futuro e a revolução que trarão benefícios para os seres humanos. O que é verdade, até agora, é que ela já está mudando nossas vidas e nossos negócios.

A questão é mais complexa do que parece, essa dualidade deixa uma importância ética por trás da Inteligência Artificial que preocupa futurologistas e sociólogos, bem como empreendedores. É o futuro, sem dúvida, mas também é verdade que substituirá a intervenção humana por robôs e máquinas pessoais. O que sabemos é que isso causará uma mudança radical nos empregos e nas indústrias.

Dentro deste setor, Huawei falou sobre seu recém-lançado smartphone de inteligência artificial P20. Este novo celular causou uma sensação de vendas global devido à tecnologia inteligente que incorpora, especialmente em relação à sua câmera de três gerações.

Tudo isso, permitiu a Huawei entrar pelo segundo ano consecutivo na lista Forbes das Marcas mais Valiosas de 2018.

Andrew Garrihy, CMO da Huawei, chamou a atenção do público para sua palestra em inovação e inteligência artificial, na qual teve a oportunidade de falar de sobre a sua experiência e carreira profissional.

Garrihy revelou que a empresa está colocando todos os seus esforços em fazer as pessoas entenderem os benefícios da inteligência artificial, e mostrar que ela já está incorporada nos dispositivos móveis que usamos todos os dias.

A realidade é que não há melhor companhia para ilustrar isso do que a chinesa Huawei, que assegurou um crescimento imparável graças ao investimento de 15% de sua receita anual em AI. Nada menos que 89.700 milhões de dólares destinados, entre outros, a avanços no que conhecemos como inteligência artificial. Uma marca inovadora que já está no patamar das gigantes Apple e Samsung, como a terceira marca mais vendida de telefones inteligentes do mundo e que em breve poderá ser colocada em primeiro lugar.

Smart cities - As cidades do futuro

Este ano, uma das poucas instituições públicas que participaram do TNW foi a Câmara Municipal de Valência (Espanha), para apresentar o seu projeto VIT Emprende, cujo principal objetivo é converter a cidade do Levante em um centro de referência em nível internacional. É por isso que eles participaram do evento, não apenas para divulgar a sua iniciativa inovadora, mas também para se tornarem uma cidade potencial para investidores, futuros empreendedores e grandes empresas, que poderiam ter Valência como sua próxima cidade de referência.

Valência mostrou que não é apenas os empresários ou empresas que têm um lugar nesse tipo de evento, onde acontecem as idéias mais inovadoras e revolucionárias do setor. As cidades, lado a lado com seus líderes, desempenham um papel fundamental em dar o salto e adotar a tecnologia como uma forma de aumentar sua competitividade. Esta delegação representativa do ecossistema valenciano, já percorreu toda a Europa participando dos mais avançados eventos de tecnologia, levando o seu projeto e a marca Valência para todo o cenário tecnológico.

O futuro das empresas — Como construir uma marca com propósito

As empresas estão mudando. O impacto que elas têm no meio ambiente é um dos fatores mais importantes a serem considerados pelos consumidores. A responsabilidade social das empresas e o propósito ou missão que elas têm são dois elementos encontrados no núcleo das empresas que querem ter sucesso.

Cinco CEOs de empresas líderes no mercado, deram suas opiniões sobre a regra básica de começar um negócio, e isso é criar uma marca com propósito. Nisso, é importante responder aos interesses e necessidades das partes interessadas, dos grupos de interesse e da própria comunidade. Agora, mais do que nunca, a sociedade exige empresas responsáveis ​​que tenham uma contribuição positiva para a sociedade. Cada organização deve ter uma marca com um propósito e isso deve ser altruísta. Essa mística das empresas que geram motivação entre os colaboradores e dão uma sensação de união. É, sem dúvida, o segredo das empresas para ter sucesso. A TNW, juntamente com o Chivas Venture, concede US $ 1 para as empresas que estão tendo um impacto positivo no mundo. No evento, muitas empresas tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias de negócios inovadoras e sustentáveis.

A diversidade também foi um tema de destaque ao longo do evento. Com o intuito de implantá-la no DNA das empresas, especialmente no Vale do Silício, o problema ganhou mais interesse e importância no mercado tecnológico.

Sabemos o quanto é importante apoiar a diversidade, especialmente entre as minorias. Em um setor como o da tecnologia, onde há uma imensa demanda por talentos qualificados, a experiência e o profissionalismo devem prevalecer sobre tudo.

Este foi o nosso resumo sobre o que rolou no TNW. Se você quer rever algumas das muitas palestras interessantes do evento, acesse o link:

https://thenextweb.com/conference/live

--

--

Marta Buyolo
Umbler News

I am a passionate traveller, an avid reader, and enthusiast marketer, who believes in a responsible and ethical way of doing business as a catalyser for success