Tchelinux — Edição Bento Gonçalves (RS)

E aí pessoal, tudo tranquilo? Nesse último sábado (23/9), rolou outro Tchelinux: desta vez em Bento Gonçalves! Vou contar um pouco mais pra vocês como foi o evento 😁

Nóis na Universidade de Caxias! ❤

O início sempre é meio default: credenciamento, apresentação do Tchelinux, os dados maravilhosos de pessoas que já passaram pelo evento e de doações de alimentos para famílias carentes, etc. Aí, começaram as apresentações!

A primeira que vi foi do DEUS TOP Cristiano dos Santos Diedrich (A.K.A. Mato Fino), que falou sobre a utilização de MongoDB com Docker. Ele ensinou como rodar uma aplicaçãozinha em MongoDB dentro de um container do Docker. A apresentação está abaixo para galera poder entender bem certinho:

O mais legal da apresentação é que aprendi que é possível subir e rodar containeres online, por meio do site Play with Docker. O seu container fica online por 4h e, depois de cair, é só subi-lo novamente e começar tudo do zero. Se for uma coisa fácil, nem é tão tenso começar de novo, né?

Depois, teve uma apresentação SENSACIONAL do Fernando da KingHost sobre segurança e hacking de containers no Docker! O pessoal adora sair tipo doido baixando imagens sem saber se elas são seguras e se não vão danificar algo no servidor ou na aplicação. Será que realmente o DevOps está preocupado com a segurança do Docker? O suficiente?

Para ter uma noção de como isso é importante, mas passa batido: o Fernando fez uma imagem para Docker cujo nome dizia conter um Cavalo de Troia. E, não é que mais de 600 pessoas baixaram a imagem? Isso que estava no nome do projeto! Agora, imagina se está mais escondido? Sua aplicação pode estar ameaçada e você nem se dá conta.

No slide abaixo, temos toda a apresentação do Fernando e ele também dá dicas das melhores ferramentas para se utilizar em segurança de Docker, desde oficiais até algumas customizadas (tanto free quanto pagas).

Depois, eu vi um pouquinho da apresentação do Ivan sobre podcasts, em que ele deu algumas dicas bem bacanas. Por exemplo, ele se importa muito mais com o conteúdo e pauta do podcast do que com questões técnicas (como microfone, mesa de som, etc). Todas essas coisas a gente dá um jeito. Já o conteúdo tem que ser bom, né? Ele comentou também como é engraçado a diferença de preparação de podcasts daqui para, por exemplo, nos EUA, onde é algo muito mais “deixa rolar” do que perfeccionista, como rola aqui. O Ivan está organizando o Tchelinux de Erechim, em que tô tentando ir (tomara que role hahahaha).

Isso tudo me lembrou de um projeto LINDO da Umbler (que, muito em breve, estará de volta): o Umblercast. Um podcast com temas variados sobre desenvolvimento, tecnologia, Marketing e por aí vai. Só ouvindo para entender (e se apaixonar!) ❤🎧

Como esta palestra começou um pouco atrasada, eu vi um pouco dela e um pouco da do Leonardo Vaz, em que ele deu algumas dicas de ferramentas Open Source para Cloud Computing, como: oVirt, OpenStack e OpenShift. Ele também falou bastante sobre como as grandes empresas de tecnologia adoram utilizar ferramentas open source em seus projetos, já que elas estão sempre sendo evoluídas pela própria comunidade.

Das palestras que eu vi, foi basicamente isso! Foi muito bacana ir pra outra cidade participar de um evento como esse. Vou tentar ir pra Erechim agora! Se não rolar, tem Meetup de Docker no dia 4/10 e Meetup de Node.js (com apresentação minha AEEEEEEEEEEEE) dia 10/10! Vai colar lá? Nos vemos, então 😝


Escrito por:

Camilla Martins, paulista de 20 anos que há dois está desbravando os pampas em busca de novos desafios. Começou com o Paint no Windows 98, foi parar no desenvolvimento front-end e agora está buscando maior maturidade em desenvolvimento back-end. Desenvolvedora júnior na Umbler, a fim de crescer cada vez mais para alimentar muito bem o Umblerito.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.