Verdade ou mito: O frio e as dores musculares

Thais Rodella
Aug 24, 2017 · 2 min read
“Se você esperar condições perfeitas, nunca fará nada”. Desconhecido

Todo inverno, principalmente nos dias mais rigorosos, é possível escutar em diferentes rodas de conversas: No frio eu sinto mais dor muscular/ É só esfriar que as dores voltam. Isso é real? Sim, é real.

Porém antes de explicar o que acontece, vale ressaltar que as pessoas mais propensas a ter dores nesta época são os idosos e sedentários. Essas pessoas sofrem mais com o frio, pois têm os músculos mais enfraquecidos e encurtados e a necessidade de aquecimento da musculatura provoca contrações, deixando algumas partes do corpo mais doloridas*.

As dores musculares são causadas principalmente pelas contraturas, que acontecem quando o músculo ou grupo muscular se contrai de maneira, vamos dizer, “incorreta” e não volta ao seu estado normal de relaxamento.

A sensação de frio ocasiona tensões musculares justamente onde está localizada a contratura. Quando sentimos frio, é comum acontecer também contrações involuntárias, devido a vasoconstrição (diminuição da circulação sanguínea principalmente nas extremidades). Isso ocorre porque os vasos periféricos precisam se contrair para mandar sangue à região mais interna do corpo, mantendo a temperatura em equilíbrio.

De acordo com artigos sobre o tema, a intenção do nosso corpo até que é das melhores: os músculos se contraem involuntariamente para se manterem aquecidos, e o sangue sai das articulações em direção ao tronco para manter nossa temperatura constante. Uma hipótese é que, além disso, o frio tornaria mais sensíveis os receptores livres, os terminais nervosos que levam a sensação de dor para o cérebro. E segundo a psicologia evolutiva, a intenção é que doa mais mesmo. Parece contraintuitivo, mas a teoria da natureza é a seguinte: como no frio a prioridade é se aquecer, ao longo do tempo teriam sido selecionados os indivíduos que sentiam mais dor e, consequentemente, se arriscavam menos em baixas temperaturas.

Mas agora, evoluídos, qual o melhor jeito de estar preparado para esse cenário? Para prevenir e combater as dores? Realize a prática de exercícios regulares*** e não interrompa nessa fase do ano. Procure técnicas, vestimentas e locais adequados às suas necessidades e mantenha-se focado em seus objetivos.

Bom treino!

*As causas dessas dores podem ser diversas e nem sempre é simples saber o verdadeiro motivo;

** Mas ao menor sinal de dor freqüente, consulte seu médico;

***Pratique atividades físicas acompanhado de um profissional da área, registrado no CREF.

Unalome- Desenvolvimento e bem estar

Uma página sobre qualidade de vida, desenvolvimento, empoderamento e conexão entre corpo, mente e atitude.

)
Thais Rodella

Written by

Inspirada e encantada pelo corpo e relações humanas. Educadora Física, gestora e Coach, construindo e apoiando soluções para qualidade de vida e desenvolvimento

Unalome- Desenvolvimento e bem estar

Uma página sobre qualidade de vida, desenvolvimento, empoderamento e conexão entre corpo, mente e atitude.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade