O Pensamento Linear

Por Yaacov Hecht, educador israelense
Traduzido e adaptado por Alex Bretas

“Nós conhecemos uns judeus religiosos, e você não vai acreditar o quão burros eles são. Eles acreditam que Deus criou o mundo!”

Eu os perguntei como eles acreditavam que o mundo havia sido criado.

Eles me olharam boquiabertos e responderam: “Como assim, Yaacov, você tá de brincadeira, né? Você não sabia? Todo mundo sabe que o mundo foi criado pelo Big Bang!”

Eu disse a eles: “então como vocês se acham diferentes desses judeus ortodoxos? Assim como eles, vocês também SABEM como o mundo foi criado. Assim como eles, vocês também SABEM que qualquer outra resposta é errada. Vocês até mesmo sabem que pessoas que ousam dar uma resposta diferente são burros…”

Saberes incontestáveis existem em várias áreas, não apenas no terreno científico. “Não existe vida sem passar no vestibular”; “Ler e escrever são as bases de todo o conhecimento”; “Dinheiro é o meio para conseguir todas as coisas na vida”; e assim a lista segue.

Pra saber se você pertence à escola do pensamento linear, perceba o quão ameaçado você fica ao se deparar com visões opostas às suas. O que isso causa em você? Faz você se levantar e lutar contra os “traidores”, ou te impulsiona a iniciar uma nova jornada de aprendizagem?