Por que você deveria basear seu jogo no folclore de seu país

Gus Antoniassi
4 min readMar 31, 2015

O seguinte texto é a tradução livre de um artigo originalmente publicado por Pedro Furtado no Gamasutra.

Hoje em dia todo mundo conhece a história de pelo menos um conto mitológico. Os primeiros que vêm à mente são as histórias gregas e nórdicas. Mas eu não sou nenhum entendedor do assunto e nem é sobre isso que quero falar. Em vez disso, quero escrever sobre por que decidi incluir a mitologia brasileira em meu jogo, Daily Espada e por que você deveria pensar em basear seu projeto no folclore de seu país.

Como a série Shin Megami Tensei me influenciou

Shin Megami Tensei é uma série de jogos japonesa que usa personagens mitológicos de diversas culturas como seus personagens. Tipo um Pokémon, mas com Gabriel, Loki e Shiva como os “pokémons”. É uma série com bastante conteúdo derivado, e eu estou estou sempre lendo sobre as histórias do jogo e me imergindo em seu universo. Essa imersão se tornou tão prazerosa que eu até baseei um jogo curto que fiz, Bael’s Children (cuidado, é um jogo bem tosco, feito quando eu ainda era um iniciante), nos demônios de Goetia que eu conheci através dos jogos.
Um outro dia, eu estava jogando Persona 4, que é considerado um jogo derivado de Shin Megami Tensei, e a Persona do personagem principal é Izanagi, uma divindade japonesa. Eu nunca tinha ouvido falar de Izanagi antes, e após um tempo jogando eu senti a necessidade de ler sobre sua história. Acabei descobrindo que há uma simbologia entre a história do jogo e a história de Izanagi. Eu gostei muito disso, de descobrir a conexão entre os dois pesquisando por conta própria.
Então comecei a pensar: quantas pessoas sequer conhecem Izanagi? Quantas pessoas fora do Brasil conhecem sobre a mitologia brasileira? Como eu conheci Izanagi? Jogando Persona 4. E se eu pudesse fazer pelas outras pessoas o que Persona 4 fez por mim? Foi assim que decidi usar a cultura brasileira em meu jogo.

Pesquisar é fascinante

Você se surpreenderá quando pesquisar sobre a mitologia de seu país. Grande parte da origem dos mitos que eu encontrei é bem tenebrosa. Uma das criaturas mitológicas brasileiras é a Mula Sem Cabeça, que é uma mula que lança fogo pelo buraco de sua cabeça. Isso já é um conceito muito interessante, mas ainda tem mais coisa por trás.

A Mula Sem Cabeça é um chefão em Daily Espada

A lenda diz que a mula era uma mulher que cometeu adultério e foi amaldiçoada por Deus. Outras lendas dizem que ela era uma mulher que seduzia padres, e foi transformada na mula para pagar por seus pecados. Isso é tão interessante! Imagine só o tipo de coisa que está escondida na cultura de seu país.

Misturando realidade e mitos

Uma coisa sobre a série SMT é que ela geralmente se passa no nosso mundo, em um futuro bem próximo. Além disso, geralmente se situa no japão (o que daria um ótimo artigo sobre situar seu jogo em seu país, mas vamos deixar isso pra uma outra hora). Assim, o jogo está sempre misturando os mitos com o mundo real, o que é algo que eu admiro. Então sim, você poderia criar um mundo de fantasia para abrigar todas estas criaturas, mas isso não é realmente necessário, e você pode acabar com uma mistura interessante se elas estiverem no “nosso mundo”.
Como eu situei Daily Espada num futuro próximo, existem várias coisas nele que eu acho interessante, como receber e-mails de sua família ou como tudo parece acontecer em um reality show esquisito. As criaturas sombrias acabam contrastando melhor com o nosso mundo.

“Boss fight” com o Saci

Desconhecido mundialmente mas bem conhecido localmente

O folclore brasileiro é bem conhecido… no Brasil. E o desenvolvimento de jogos está apenas começando aqui, então não temos muitos jogos. O que significa uma chance maior de cobertura de imprensa, já que eles têm algo único para dizer sobre o seu jogo. Mas isto é mais uma teoria do que um fato, já que eu nunca apareci nas notícias locais especificamente por isso. O que nos leva a outro ponto interessante.

Não é um bilhete mágico… eu acho

Eu costumava pensar que usar o folclore brasileiro como tema seria um bilhete mágico para as vendas e a cobertura de imprensa, mas não foi. Provavelmente porque a primeira versão de Daily Espada era bem rudimentar (a nova versão é bem melhor, eu juro). Muitos poucos sites me cobriram durante meu lançamento no Desura. Usar o folclore local em seu jogo definitivamente vai te ajudar, mas não te livrará dos esforços com a divulgação.

É isso, se você pelo menos ficou um pouquinho curioso sobre sua própria cultura, então fico feliz em ter escrito esse artigo.

A nova versão do jogo Daily Espada, por Pedro Furtado, ainda está em desenvolvimento, mas já recebeu a aprovação do Greenlight. O lançamento está previsto para o segundo trimestre de 2015 (do começo de abril até o fim de junho). Acompanhe o desenvolvimento no Twitter do criador.

--

--

Gus Antoniassi

Desenvolvedor Web interessado em eletrônica e IoT, automação e produtividade.