Anos 20

Bruno Luís Pereira
Underground League
Published in
4 min readJan 24, 2020
Client do League of Legends em 2010 (Imagem: Lonergamer Blogspot)

Abril, 2010

“Fala galera, Bruno Pereira aqui, ou LeonButcher, meu nome dentro do jogo.

Devo confessar, não fui muito com a cara do League of Legends. Me falaram que era tipo DotA, mas sei lá, não parece o mesmo… Os gráficos são estranhos, eu não tenho ideia do que estou fazendo e tem muitos heróis pro meu gosto. Acabaram de lançar um chamado Xin Zhao e eu sempre morro pra ele.

Que? E-Sports? Não sei… Uns quatro anos atrás um time chamado mibr ganhou um mundial ou algo do tipo no Counter-Strike, saiu até no jornal.

Meus pais continuam brigando comigo pelo computador, mas já tô no colegial e só queria um novo jogo pra mudar um pouco, mas no final acho que devo acabar voltando pro Runescape ou algo do tipo, como sempre…”

Final do Mundial 2017, Ninho de Pássaro, China (Foto: Riot Games)

Março, 2030

“Faz um tempo que eu não escrevo, mas vamos lá.

Fala pessoal, Butcher por aqui, cheio das dúvidas. 2020, né?

Kami, brTT, Revolta, Ranger, Titan… Essa galera toda ainda tá jogando? Caracas, quanto tempo hahaha! Isso quer dizer também que as franquias ainda não entraram, e o Flamengo é a única equipe de futebol que está no CBLoL. Que nostalgia… Tempo que a gente cabia no máximo no anfiteatro do Allianz Parque. O rugido de 40 mil pessoas faz aqueles 15 mil parecerem um miado de gato hoje em dia, mas é sempre bom lembrar de onde viemos.

A única coisa que não sinto muita falta é do meme de ‘experiência internacional’. Era risada garantida, mas o choro vinha a galope logo na sequência. Fiquem tranquilos, a gente melhora e dá trabalho no Mundial. Se passamos da fase de grupos já? Acho que não vão me deixar colocar isso no texto.

Mas cá entre nós, já sim!

Ah, antes de ir, se vocês acham que o Aphelios e a Senna eram quebrados quando a Riot lançou eles, diria pra esperarem um pouco.

Achei partida aqui no Le… Project A? Nem lembrava dessa. Fui!

Imagem: Riot Games

Janeiro, 2020

Perdoem a divagação e as cartas.

Enquanto relembro a década de 10 e tento imaginar o começo da de 30, é difícil entender o momento que estamos hoje. Tudo o que tem para acontecer a partir de amanhã, o começo de uma nova década em esports e no nosso CBLoL. O quanto em alguns meses quase tudo mudou, do campeonato aos casters, dos times aos jogadores.

Meu hype para o campeonato não se resume às mudanças, e sim ao potencial que extrapola os três meses de duração dele, e sim ao caminho que temos pela frente.

É difícil saber aonde podemos chegar, sendo que desde 2015 não vi tanta evolução no CBLoL. Mesmo as maiores transferências, remontada do Exódia, vinda do Flamengo. Nada alcançou o ápice da paiN bater a INTZ no Allianz Parque e vencer duas partidas (que poderiam ser três ou quatro) no Mundial. Ver as outras regiões colocarem o Brasil como a próxima região major.

Foto: Riot Games

E ainda assim, aqui estamos. Prestes a entrar em uma década com um potencial ainda inexplorado como região, como comunidade.

Nós brasileiros nunca precisamos de muito para nos animar com o futuro. Dê uma bola — ou um computador, ou um celular — a uma criança e veja ela construir o seu futuro. Posso estar sendo muito brasileiro, mas algo me cheira diferente neste começo dos anos 20.

Seja a volta da parceria Kami e brTT (talvez em seu último ano profissional), ou os mais de 10 jogadores estrangeiros, ou até a entrada de organizações com oa Furia no LoL, algo parece diferente.

Talvez o mais sejam as possibilidades.

Amanhã é dia de torcer, de escrever e ler matérias, de treinar, jogar e de matar saudades de algo que ainda não vivemos, correndo atrás de algo que não sabemos direito o que é. Se é título do Mundial ou só chegar na Fase de Grupos. Melhorar a nossa Solo Queue ou parar de ter scrims cancelados.

Quantas vezes queremos dar nosso 110%, sem mesmo saber se estamos dando nosso 100%?

Chegamos aos anos 20 com tudo que construímos nos anos 10, esperando que aos 30 estejamos em um lugar melhor. E esse melhor é fazer o CBLoL parecer pequeno para tamanho talento, tamanha torcida, tamanho profissionalismo.

Não busquemos culpados,
Achemos soluções.
Apontemos falhas,
Trabalhando na resolução.
Torçamos cada um com sua fé,
Ansiosamente esperando o momento de ser campeão.

O CBLoL é a nossa casa.

Vamos fazer a nossa casa sentir como se ela fosse nossa casa,
Até o momento em que a ela seja pequena para nossa ambição.

Foto: Riot Games Brasil

--

--